No mercado competitivo de hoje, é muito importante manter seus clientes próximos e, principalmente, satisfeitos. A cada dia surgem novas ameaças aos seus negócios: produtos e serviços mais alinhados às necessidades dos consumidores, novos entrantes, preços mais baixos, dentre tantas outras. E tudo isso pode fazer com que você perca sua clientela.
As empresas gastam muito com publicidade e outras estratégias na tentativa de atrair novos clientes para seu empreendimento, sem nenhuma garantia de eficácia, sendo que, muitas vezes, a melhor propaganda é aquela feita pelos próprios clientes. Portanto, considerando-se a grande concorrência do mercado, a necessidade de manter seus clientes satisfeitos, e os altos gastos na captação de novos consumidores, a melhor alternativa é fidelizá-los.
Por onde começar?
Calcula-se que clientes fidelizados gastam, em média, 40% a mais em suas compras. Mas essa não é uma tarefa simples. Para começar, é preciso que sua empresa tenha um bom produto, um atendimento de qualidade, que zele por uma boa imagem e reputação perante o mercado, que prometa somente aquilo que pode cumprir, e que mantenha um bom relacionamento com seus consumidores ao longo do tempo. Faça com que seu cliente confie em sua marca. Mostre cortesia ao preocupar-se com suas necessidades e procure atendê-las da melhor maneira possível.
Programas de fidelidade
Para tornar seu negócio ainda mais atrativo a seus clientes, podem ser criados programas de fidelidade, que incentivam a frequência da compra, além de aumentar seu valor médio. A lógica destes programas é uma troca simples: você oferece benefícios à medida que seus consumidores compram os seus produtos. É uma relação simbiótica, vantajosa para os dois lados. Existem diversos programas de fidelidade, mas os programas de pontos são os mais utilizados graças à sua flexibilidade e simplicidade.
O mais interessante desse programa, são as inúmeras possibilidades de vantagens que podem ser oferecidas aos clientes. Antes de implementar o programa, pode-se escolher, por exemplo, se os pontos serão convertidos em bônus em dinheiro, que poderão ser utilizados na aquisição de novos produtos, ou se eles se transformarão em descontos, culminando em um abatimento do valor final do item desejado. Outro item que deve ser definido é quanto vale cada ponto: quanto menos valer um ponto, mais o cliente terá que comprar para obter vantagens consideráveis, e vice-versa.
Pode-se também adotar prêmios e promoções diferenciadas, como dar um número predefinido de pontos aos clientes em seus aniversários, definir níveis de prêmios, incentivando um alto acúmulo de pontos, e até mesmo promoções relâmpago, que farão que os consumidores fiquem sempre atentos ao site e aos informativos de sua empresa.
Qualquer que seja a estratégia adotada em seu programa de pontos, o cliente terá mais um motivo para se manter fiel à sua empresa. Todo consumidor busca facilidades, vantagens e até mesmo comodidade, características que o programa engloba e entrega com excelência. E, como já se sabe, um cliente fiel, além de gerar lucro, faz uma boa propaganda, veste a camisa e até defende a empresa quando necessário.
Pensando em tudo isso, desenvolvemos o Programa de Pontos, que possibilitará a implantação de um programa de fidelidade em seu site, de um modo simples e eficaz. Clicando aqui, você terá mais informações sobre como contratar o Programa.
Sua loja já possui um programa de fidelização? Como está sendo a sua experiência? Compartilhe conosco, nos comentários!
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