Quem trabalha com artesanato sabe que além de ter criatividade e habilidades manuais, é preciso atenção aos detalhes. O mesmo vale para quem quer viabilizar a venda de seus produtos pela internet. Contar com uma plataforma de e-commerce eficiente, ter espaço para o armazenamento das peças, saber precificar cada produto e ter muita disposição são apenas os primeiros passos. Para que o seu negócio se profissionalize, fique atento a algumas dicas que separamos para você.
Imagem é tudo.
Muitas vezes, o diferencial das suas peças está no cuidado do acabamento aplicado em cada uma delas. Da mesma forma, dê atenção às imagens dos produtos que serão publicadas em seu site. Invista em uma máquina fotográfica de qualidade para que as imagens tenham nitidez, foco e boa resolução. Faça as fotos em um fundo branco e abuse de ângulos diferentes.
Dessa forma você mostra detalhes importantes da peça, como texturas e cores. Lembre-se que o internauta não terá como manusear o produto para analisá-lo. Portanto, quanto mais detalhes você mostrar, mais condições ele terá de conhecer a mercadoria, aumentando ainda mais vontade de comprar sua peça.
Muitos detalhes na descrição dos produtos.
O produto artesanal que você oferece é único. Seja ele uma peça decorativa, um acessório feminino ou um objeto de utilidade doméstica. Por isso, seu site precisa contar com uma descrição completa das mercadorias. Na hora de descrever as peças, informe o tamanho, cores e estampas disponíveis. Diga também qual material foi utilizado, quanto elas pesam e para quê elas servem.
Caso seu produto tenha uma funcionalidade mais complexa, você pode fazer um manual dele e colocar o link do arquivo em PDF na descrição. Ao encontrar esse material, o consumidor se sentirá mais seguro para comprar o artesanato. Aproveite o espaço na página do produto para detalhar as formas de envio da mercadoria, como será feito o cálculo do frete, além de informar o valor da peça e as opções de pagamento.
Conquiste seus clientes.
O artesanato é um produto autoral e, por isso, tem relação com a pessoa que o produziu. Ao conhecer a história por trás de cada peça, o consumidor pode se identificar com ela e, dessa forma, ser estimulado a comprá-la. Então, que tal contar como surgiram suas ideias e o desenvolvimento dos seus produtos em um blog? Assim você constrói uma relação com o cliente e também agrega valor à sua marca. Afinal, você poderá utilizar este espaço para detalhar as mercadorias e dar dicas de como usá-las.
Quer ver um exemplo? Ao falar de uma nova coleção de peças decorativas que você produziu, mostre também como harmonizá-las em vários ambientes da casa. Aproveite para explicar o conceito por trás da coleção e a motivação que você teve para criá-la. Se a peça precisar ser instalada, faça um passo a passo mostrando de forma prática como a instalação deve ser feita.
Presença nas redes sociais.
Além do blog, sua loja virtual precisa estar nas principais redes sociais como o Facebook e o Twitter. No ramo do artesanato, que possui produtos que enchem os nossos olhos, uma das redes mais indicadas é o Pinterest. Essa rede social trabalha com o compartilhamento de imagens agrupadas em panéis, chamados de ‘boards’. Crie boards específicos para cada tipo ou coleção de peças.
Para utilizar as redes sociais de forma efetiva, trace uma estratégia alinhada ao posicionamento da sua loja. Depois é só compartilhar as informações dos seus produtos, convidar seus clientes para curtir os canais e fomentar a interação.
Cuidados ao embalar a mercadoria.
Peças artesanais costumam ser produzidas com materiais delicados. Por isso, é imprescindível que você tenha cuidado redobrado com o transporte. Procure embalagens que não danifiquem seus produtos durante o trajeto. Outra dica é trabalhar com caixas de tamanhos variados, considerando o peso, as dimensões e a quantidade dos objetos que serão enviados. Também tenha à disposição plástico bolha, fita adesiva resistente, sacos de ar, isopor e espuma.
Para quem já tem um cuidado todo especial com o artesanato, pôr essas dicas em prática não será difícil. Agora é só colocar a mão na massa! Boas vendas!
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