Que estamos na era da internet todo mundo já sabe. Agora, se você deseja empreender com um e-commerce, e se aproveitar dessa época, é imprescindível que você contrate uma Agência de Marketing Digital.
De uma maneira geral, um projeto de e-commerce envolve o trabalho específico de diversas áreas. Seja da construção do site, plataforma de pagamento, indo até mesmo à logística de entrega de produtos.
Mas uma coisa que não pode ficar de fora e precisa ser pensada em primeiro lugar, é o marketing para esse negócio. E por se tratar de um e-commerce, é de Marketing Digital que estamos falando.
Dessa forma, para um trabalho bem feito, não adianta contratar apenas um profissional e jogar em cima dele todo o esforço de trabalho necessário e esperar resultados mirabolantes. A conta não irá fechar.
Você precisa, sim, de um profissional interno que irá conhecer a fundo o seu negócio, mas você também irá precisar de uma Agência de Marketing Digital para executar todo o restante, caso queira um negócio que cresça.
Assim, preparamos esse artigo para que você entenda a real necessidade e importância de uma Agência de Marketing Digital para um e-commerce, principalmente se o assunto for uma loja virtual.
Qual a vantagem de contratar uma agência digital?
A principal vantagem em ter uma Agência especializada em E-commerce, é que ela irá apoiar a gestão de marketing como um todo. Ou seja, fará parte no processo de construção e consolidação da marca, atuando para melhorar o posicionamento, ou seja o branding do negócio.
O ambiente online e a interface digital, diariamente, cria diversas oportunidades para quem tem um negócio.
E se você está lendo esse artigo, possui um negócio físico e ainda não está no mundo online, sinto em te dizer que você está perdendo tempo.
Mas, não vale a pena, entrar nesse mundo de qualquer jeito. É preciso ter todo um planejamento, um projeto realista e bem preparado.
É um alto investimento? Sim, mas o retorno de um projeto estratégico bem feito e executado é certo!
É nesse planejamento inicial que entra a Agência digital. Quando ela é incluída antes do site ser lançado, é muito mais fácil de começar a ver o e-commerce “andar com as próprias pernas”.
Como se destacar frente à concorrência do mundo digital?
Após elaborar o projeto e deixar tudo da parte offline esquematizada, a implementação do site não se torna uma dor de cabeça, visto que, já existem plataformas de e-commerce específicas para introduzir as formas de pagamento e meios de compra, por exemplo.
A partir disso, a principal questão e desafio, passa a ser a concorrência.
Quem é a minha concorrência? Como faço para me destacar? Como consigo gerar tráfego para o meu site e, consequentemente, para minha loja? Como conseguir vender em todos os períodos do ano?
Como você pode ver, as perguntas são muitas. E para respondê-las nada melhor do que ter alguém com experiência.
Provavelmente, você conhece muito bem o produto que irá vender e, se já possui uma loja física, certamente conhece sua concorrência e sabe responder esses questionamentos.
Mas esse é o ponto chave, você sabe responder para a loja física. Para o online, tudo muda totalmente.
A concorrência pode ser outra. Sem falar no processo de compra, que é totalmente diferenciado.
A agência especializada em Marketing digital para e-commerce irá agir justamente nesses passos: analisando a concorrência, verificando estratégias que gerem visibilidade maior perante o cliente e configurar o melhor processo de compra para o usuário. E indo mais além, auxiliando no processo pós venda, que é essencial.
A partir da escolha de uma boa agência, o apoio para as diversas estratégias de vendas, design e do marketing digital de fato, estará garantido.
Dessa forma, a agência estará realizando as seguintes atividades:
Planejamento estratégico
Como já falamos, é o mundo ideal quando a Agência participa desde o processo de criação e implementação da loja online. Dessa forma, ela poderá auxiliar no planejamento estratégico.
Como já terá feito uma análise da concorrência online, conseguirá verificar, até mesmo, diferenciais que podem ser implementados no site, e assim, já sair à frente deles.
De uma maneira geral, a agência conseguirá criar um processo que viabilize a melhor comunicação do site, da empresa, com o usuário, facilitando assim, todo o processo.
Por já possuir experiência com outros clientes, a agência sabe o que é necessário fazer para que esse fluxo aconteça de forma fácil e simples, melhorando assim, um dos pontos chaves de sucesso de um e-commerce: o relacionamento com o cliente.
Identidade visual e design
Não se engane, possuir identidade visual é de extrema necessidade.
Não adianta ter uma logomarca de um jeito no site, de outro no produto e de um terceiro modo em um busdoor, por exemplo.
Você precisa ter um Manual de Identidade Visual da marca. E, com certeza, se você não tiver, a agência irá te indicar isso para ontem.
Assim, da mesma forma, é preciso que essa construção seja levada para a WEB. O site precisa ter a cara da empresa, as cores, a tipografia. E, logicamente, precisa ter legibilidade.
É aí que a agência entra. Com toda sua experiência, ela irá indicar as fontes ideias para a leitura tanto no desktop como no mobile, irá indicar o que proporciona melhor aceitação em termos de cores e disposição de elementos.
Existem inúmeros estudos de neuromarketing, por exemplo, que avaliam justamente essas situações. E se você tiver uma agência especializada, o seu e-commerce terá grandes chances de ter sucesso.
Além disso, há também estudos que confirmam que o usuário vem relacionando a aparência do site com a credibilidade da loja. Portanto, você não pode ter algo amador, precisa de um site bem planejado e executado.
Execução do Marketing digital
Em termos de estratégias, ferramentas, usos e aplicativos, a agência é quem é, de fato, especializado nisso. Com a experiência que possui, saberá o que é melhor para o seu produto.
Quais são as melhores formas de capturar leads, criar email marketings, produzir o conteúdo certo e da maneira correta para posicionar tanto nos buscadores como para agradar e vender para o público?
Devo usar redes sociais? Quais redes sociais usar? Produzir vídeos para o Youtube e IGTV? Patrocinar posts? Investir em SEO? Criar um aplicativo para iOS e Android de loja online?
Todos esses questionamentos serão feitos e respondidos pela própria agência. Todo o trabalho será pensado e feito com base na jornada de compra do consumidor, que será analisada pela agência, para assim, produzir o conteúdo certo e entregar na hora certa para o usuário, através dos canais corretos.
Você precisa ter em mente, que é indispensável esse tipo de parceiro para o seu negócio funcionar e funcionar bem. As estratégias de marketing digital, serão pensadas e implementadas pela agência, já que ela conhece as melhores técnicas para lidar com o ambiente digital.
É claro, que você como gestor do negócio, junto com a sua equipe interna de marketing deverá avaliar questões orçamentárias com relação às ideias que serão propostas pela agência.
Enfim, é importante entender, que com essa parceria, você terá os insights mais atuais e modernos, não ficando obsoleto com relação à concorrência.
O que você acha sobre ter uma agência de Marketing digital como parceira para o seu E-commerce? Comente aqui!
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