Ao trabalhar com marketing e divulgação de um e-commerce, chegamos a questionar sobre quem é o público da nossa marca para podermos entender melhor quem comprar nossos produtos, certo? Isso é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa e para a produção de conteúdo.
Para saber mais sobre as pessoas que nos acompanham, podemos criar uma persona, que é a de um cliente típico, com todas as principais características dos compradores.
Uma boa estratégia de Marketing Digital precisa ser baseada no público que você deseja atingir. Além disso, o mundo do marketing se preocupa cada vez mais com o consumidor e o coloca no centro.
Pensando nisso, Alan Cooper, considerado o pai das buyer personas, estendeu o conceito de público-alvo e criou uma forma de otimizar, segmentar e definir quem é esse cliente ideal, o que ele faz e do que ele gosta. Assim foi a criada a ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de sucesso.
Por isso, neste post, vamos falar sobre este conceito, detalhando e explicando como criar uma persona para a sua empresa e por que fazer isso. Confira!
O que é persona
Criar uma persona é fazer a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes. A persona representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
Se você possui uma base de clientes, essa será a fonte perfeita para começar suas pesquisas para fazer a persona da sua loja virtual. Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Esse é um bom modo de saber o que melhorar em seu e-commerce.
Portanto, criar uma persona é, como o nome sugere, criar uma personagem para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
Para quem trabalha com marketing de conteúdo, os modos de usar a persona se aplicam perfeitamente em marketing de conteúdo. É mais fácil criar estratégias com maior potencial quando sabe-se exatamente quem deseja atingir.
Afinal, como dito anteriormente, uma boa persona descreve com detalhes o seu comprador ideal.
Por que criar uma persona
A criação de personas é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de uma loja virtual. Elas servem para que as estratégias de Marketing façam a divulgação correta para as pessoas corretas.
Além disso, elas determinam o tipo de conteúdo que você precisa criar e fazer para atingir seus objetivos e o tom e o estilo de seu conteúdo. A persona ajuda a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado e a definir os tópicos sobre os quais você deve escrever.
Como criar uma persona
Agora que você já sabe o que é persona e qual a sua importância, vou listar um passo a passo para você poder criar a persona da sua marca. Fique atento!
Primeiramente, unifique as informações dos seus clientes e elabore um personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.
Algumas características são essenciais, como: idade, cargo, hábito, desafio, frustrações, hobbie, crenças, estilo de vida, mídias, dentre outras.
Criar uma persona não pode ser algo feito por meio de palpites ou suposições. Portanto, para alcançar os resultados desejados, realize uma pesquisa ou entrevistas para coletar os dados necessários. E a melhor forma de fazer isso é pergunta para os seus clientes!
Além disso, para ter sucesso ao criar uma persona, é preciso fazer as perguntas certas que vão orientar a sua estratégia de marketing.
Essas perguntas vão ajudá-lo a montar um personagem que não é somente fruto da sua imaginação e sim alguém real.
Você pode dividir as perguntas da seguinte forma:
Demográficas
- Gênero;
- Idade;
- Cidade;
- Escolaridad;
- Cargo;
- Empresa.
Pessoal
- Rotina;
- Responsabilidades;
- Objetivos pessoais e profissionais;
- Aspirações;
- Trajetória profissional.
Conteúdo
- Em quais redes sociais está presente;
- Meios de aprendizado;
- Quais formatos de conteúdo gosta.
Visão da empresa
- O que levou a procurar as soluções da empresa;
- Como a empresa pode ajudar a solucionar os desafios;
- Qual a maior qualidade da empresa.
Agora que você já sabe as informações importantes sobre os seus clientes, encontre características comuns entre eles. Quais são os problemas, as reclamações mais comuns e as soluções mais citadas, por exemplo.
Depois disso, defina quais são as personas mais importantes e trabalhe suas estratégias focando nelas.
Uma parte realmente importante é a organização e estrutura da sua persona, coloque no papel tudo que você sabe sobre a sua persona. O segredo é personificá-la.
Crie um nome, idade, profissão e descreva o dia a dia dela. Crie uma historinha se for necessário, com hábitos diários, profissionais e pessoais. Interessante, não é?
Depois de todo o trabalho, lembre-se de fazer com que toda a sua equipe conheça a persona que está sendo trabalhada e a valide também. Todas as áreas da empresa podem se beneficiar com isso.
Espero ter te ajudado com essas dicas e passos para criar a persona da sua empresa. Siga tudo que deixei no post e tenho certeza de que esta estratégia será muito vantajosa para o seu negócio. Boa sorte e boas vendas!
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