A análise SWOT é uma das ferramentas mais usadas no marketing. É uma maneira eficiente e inteligente de entender o cenário do seu negócio pontuando seus pontos fracos, fortes, ameaças externas e oportunidades de mercado. Cruzando estes quatro quesitos, você vai ter uma visão mais clara e nítida do que melhorar na sua empresa, o que fazer para evitar fracassos e como se posicionar da melhor maneira, ressaltando todas as qualidades que te destaca.
A seguir vamos apresentar um passo a passo para você fazer uma análise SWOT do seu e-commerce, como preencher o quadro, o que colocar em cada item e, finalmente, como interpretar os dados e ter uma noção exata sobre os desafios e oportunidades que sua loja virtual vai enfrentar. Vamos começar?
Preenchendo o quadro SWOT
SWOT é um termo em inglês que reúne a primeira letra de três palavras: strenghts, weakness, opportunities e threats. Em português, SWOT seria: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A ideia, então, é você listar em cada um destes quatro aspectos tudo sobre seu e-commerce. Por exemplo, em forças e fraquezas, você vai listar todos os pontos fracos e fortes da sua loja virtual. Já em oportunidades e ameaças, você vai listar tudo que o mercado pode representar para o seu sucesso.
Repare que o SWOT também pode ser divido em dois: aspectos internos e aspectos externos. As ameaças e forças, são aspectos internos. Ou seja, são dados que se referem apenas a características do seu e-commerce. Por exemplo, preço competitivo (força) e tempo de entrega maior que o concorrente (fraqueza). Já oportunidades e ameaças são aspectos que levam em consideração aspectos externos do seu negócio. Por exemplo, leis que podem influenciar seu negócio (ameaça) ou o crescimento do número de pessoas que compram online (oportunidade).
O primeiro passo é listar tudo de acordo com o quadro a seguir:
FORÇAS E OPORTUNIDADES – Aspectos que ajudam seu negócio.
FRAQUEZAS E AMEAÇAS – Aspectos que atrapalham seu negócio.
Cruze todos os pontos
Depois de preencher o quadro, é hora de cruzar todos os pontos e gerar uma análise do cenário completo do seu e-commerce. É nesta hora que você pode visualizar melhor as ameaças e imaginar como neutralizá-las. Pode ser até que você já tenha um ponto forte capaz de tornar uma ameaça em uma oportunidade.
Por exemplo, se em ameaças você listar uma regra do correio que permite entregar rápidas apenas para pacotes com menos de 4 kg, e você tiver um ponto forte que diz que seus produtos são mais leves que o do concorrente. Então você neutralizou uma ameaça.
Os benefícios do SWOT para seu e-commerce
Como você viu acima, fazer uma análise SWOT vai te ajudar a enxergar melhor o que você precisa fazer para evitar ameaças ou fortalecer oportunidades. Mas, mais importante do que preencher o SWOT, é mantê-lo sempre atualizado. Afinal, os aspectos externos estão em constante mudança, assim como os processos internos da sua empresa.
E sempre que você atualizar o SWOT, faça uma nova análise. Assim seu e-commerce vai se beneficiar em muitos aspectos, pois conseguirá desenvolver soluções para potenciais problemas, antes que eles realmente aconteçam e atrapalhem seu negócio; elaborar soluções para minimizar as fraquezas da sua loja virtual e identificar o que você precisa fazer para aproveitar todas as oportunidades.
Viu com uma simples ferramenta pode fazer muito pelo seu negócio? Depois de aplicá-la, conte para gente como foram os resultados em seu e-commerce.
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