O pai do marketing, Philip Kotler, disse que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter o antigo. Essa frase justifica bem a importância da fidelização. Ainda assim, muitas empresas têm dificuldade de atingir esse patamar. Para reverter o cenário, é preciso contar com a ferramenta certa — e uma delas é o Close Friends.

 

A estratégia de Melhores Amigos do Instagram é uma das mais eficientes quando o propósito é manter um relacionamento com os consumidores. Com a ajuda dele, é possível encaminhar conteúdos exclusivos, que vão trazer a sensação de que esse cliente é especial.

 

É justamente isso que você quer, certo? Afinal, quando uma pessoa se sente assim, tende a se sentir mais satisfeita com o estabelecimento e compra mais. Por isso, a fidelização tem tudo a ver com o aumento das vendas.

 

A questão é: como fazer isso com a ajuda do Instagram? Entenda como o Close Friends ajuda a alcançar seu objetivo.

Por que se relacionar com o seu cliente pelas redes sociais?

Consumidor e empresa precisam ter certa proximidade. Caso contrário, ele pode simplesmente optar por outro lugar na hora de comprar. Assim, o principal objetivo desse relacionamento é aumentar a confiança e a lembrança do seu negócio para elevar o faturamento.

 

Nesse cenário, existem diferentes maneiras de entrar em contato com o cliente. Uma das melhores são as redes sociais. Elas facilitam a comunicação e tornam a sua marca mais visível para o público.

 

Também aumentam o potencial de identificação e a lembrança do cliente. Assim, ao ter um perfil, você tem a chance de mostrar seus bastidores, apresentar seus produtos e serviços, fazer piadas e o que mais for condizente com a sua estratégia e o tipo de público que deseja atingir.

 

Nesse período de pandemia, esse relacionamento entre empresa e cliente se torna ainda mais relevante. Para os e-commerces, essa é a chance de vender mais. Afinal, 71% dos brasileiros aumentaram as compras pela internet devido ao isolamento social.

 

Isso levou a um aumento de 28% nas compras online, sendo que 37% da população pesquisa os produtos pela internet. Portanto, quem investir na internet e nas redes sociais nesse momento tem uma chance maior de sair mais fortalecido do pós-pandemia.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

Mais do que esses fatores, é importante saber que as redes sociais trazem vários benefícios, como:

 

  • aumento da identificação com a marca;
  • proximidade no posicionamento perante o público;
  • conquista de feedback dos clientes;
  • crescimento da lucratividade;
  • rapidez no atendimento.

Quais são as vantagens de ter comunidades virtuais?

O Close Friends tem a proposta de ser uma comunidade virtual. Ele consiste em uma lista específica de consumidores, que recebem conteúdo exclusivo. É como um espaço VIP virtual, no qual os clientes recebem informações em primeira mão e tem acesso a condições especiais.

 

No entanto, como apenas consumidores qualificados pela sua empresa estão na lista de Melhores Amigos, essa é uma forma de fazer uma segmentação. Dessa forma, você aumenta a chance de fidelização por investir no reconhecimento e no relacionamento próximo com os clientes.

 

Ao utilizar esse recurso, também são alcançadas vantagens. Entre elas estão:

 

 

  • captação de leads, porque você pode criar conteúdos exclusivos e auxiliar na tomada de decisão de potenciais compradores;
  • oferta de recompensas, para satisfazer o público e aumentar sua fidelização;
  • segmentação, com o objetivo de reunir pessoas com interesses comuns e otimizar a entrega de valor;
  • promoção da marca, já que você pode criar conteúdos institucionais e mostrar como seus produtos e serviços são relevantes.

 

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Como criar uma estratégia de fidelização de clientes com o Close Friends? Veja 3 dicas

Para usar o Melhores Amigos a favor do seu negócio, é necessário ter uma estratégia adequada para fidelizar os clientes. Existem várias práticas que ajudam a alcançar esse objetivo. A seguir, listamos 3 delas. Confira!

1- Poste com frequência

O ideal é que os conteúdos do Close Friends sejam publicados com frequência. Por isso, vale a pena fazer um calendário editorial. Nele, são definidos os temas a serem abordados, além dos horários e das datas de publicação.

 

Os materiais devem ser totalmente diferentes daqueles que você entrega no seu perfil do Instagram. Além disso, devem agregar valor aos consumidores. Por exemplo, se você tem um e-commerce de produtos naturais, pode publicar no seu Close Friends:

 

  • lançamento de produtos;
  • ofertas especiais para a compra de itens;
  • dicas mais aprofundadas referente à alimentação saudável;
  • formato de montagem dos pedidos;
  • produtos que só existem no exterior e fazem bem para a saúde;

 

Para definir o que postar, execute um processo de identificação dos assuntos de maior interesse para o público. Isso pode ser feito por meio de pesquisas.

 

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2- Anuncie sua lista exclusiva

O Melhores Amigos é interessante, mas ele precisa ser anunciado para aumentar seu valor. A ideia é fazer com que as pessoas desejem estar nessa lista exclusiva. Por isso, você precisa traçar uma estratégia que mostre como os conteúdos são relevantes.

 

Para isso, você pode criar posts orgânicos e pagos que instiguem a curiosidade e façam as pessoas quererem saber mais. Se você vende dispositivos tecnológicos, por exemplo, pode ter ideias que foquem a importância de conhecer as últimas tendências. Se trabalha com a Apple, vale a pena criar um anúncio específico para os fãs dessa marca. E por aí vai.

3- Utilize um software para gerenciar as ações

Mais do que usar o Close Friends, você deve gerenciá-lo com eficiência. Aqui, é importante ter acesso a uma plataforma completa de gestão das redes sociais. Por meio dela, você produzirá conteúdo exclusivo para a lista de Melhores Amigos.

 

Ainda poderá gerenciar os assinantes de forma prática e qualificar os leads do seu negócio. É o caso de oferecer um valor acessível de assinatura com a contrapartida de vender produtos com benefícios diferenciados. 

 

Como resultado, você terá privacidade e segurança para o conteúdo, além de aumentar o potencial de vendas do seu negócio. 

 

Então, que tal colocar em prática essas dicas de fidelização de clientes pelo Close Friends do Instagram? Aproveite e conheça o recurso de Melhores Amigos do Bume, um software de gestão de redes sociais completo e que ajudará seu e-commerce a alavancar suas vendas.

 

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