O layout deve ser levado em consideração na hora de criar uma loja virtual, pois a aparência da loja pode afetar sua credibilidade, tanto positiva quanto negativamente, além da desconfiança dos compradores em relação à confiabilidade que sua loja está passando, justamente por não possuir um design profissional.
Os usuários não leem o que está escrito, eles apenas absorvem superficialmente os pontos mais importantes da página, como o layout, imagens, banners, botões ou outros chamativos.
São estes diferenciais que vão ajuda-los a navegar com mais facilidade em sua loja e é seu trabalho deixar a loja virtual bem clara e autoexplicativa, o que aumentará suas vendas consideravelmente.
Se você quer saber como criar uma loja virtual pensando no layout, continue lendo este post para conferir as dicas que separei!
Escolha uma paleta de cores adequada
As cores afetam o psicológico de quem as olha, principalmente no design para e-commerce. Isso faz com a escolha da paleta de cores do layout da sua loja virtual seja muito importante.
Quando o site é composto por cores erradas — inquietantes, por exemplo —, isso atrapalha o design para e-commerce e a taxa de conversão.
Para obter melhores resultados com o layout da sua loja virtual, o melhor a ser feito é testar diversas cores buscando encontrar uma paleta adequada para criar uma loja virtual.
Lembrando que as cores usadas no layout do seu e-commerce devem ter relação com as cores institucionais da sua marca para fugir da identidade visual da empresa.
Tenha design responsivo
Boa parte do seu tráfego pode vir de acessos mobile. Por isso, é importante ter um design para e-commerce responsivo que se ajuste a todos os tipos de telas e dispositivos!
Além disso, seu design para e-commerce deve ser compatível com todos os modelos de navegadores e sistemas operacionais do mercado. Caso contrário, ele não carregará ou não funcionará corretamente, prejudicando a experiência do usuário e, provavelmente, não irá aumentar conversões.
Organize as informações
Muitos usuários entram nos sites só para dar uma olhadinha e outros já sabem o que querem comprar. Em ambos os casos, se a sua loja virtual estiver confusa, os internautas sairão rapidamente da página e procurarão os sites concorrentes.
Os produtos devem estar separados por categorias como marcas, gêneros, idades e características de produto, para facilitar a procura e oferecer formas simples de filtrar as informações.
Descrição dos produtos
A descrição dos produtos também é importante para mostrar a usabilidade, diferenciais, especificações técnicas, preços, formas de pagamento, entre outras informações. Ao criar sua loja virtual e suas próprias descrições dos produtos, você gera conteúdo relevante e ainda se beneficia nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
Para criar uma descrição de produto eficiente para o seu e-commerce, adote um tom de voz que conquiste o público durante a leitura da descrição dos produtos, escreva o que o cliente realmente que saber e tente tirar todas as possíveis dúvidas.
Fontes
A escolha da fonte é algo com um enorme impacto visual no seu layout, pois consegue transmitir bem o conceito do todo, enfatizando um tema retrô, moderno, divertido, elegante, casual, esportivo, dentre outros.
Use boas imagens
Para criar a loja virtual pensando no layout é essencial usar as imagens certas.
Uma figura positiva, como a de uma pessoa sorrindo ou uma criança brincando, é capaz de trazer à tona no cliente bons sentimentos, como felicidade e alegria, e fazer com que ele crie laços com a marca.
No momento em que for criar sua loja virtual e definir quais imagens e também a descrição dos produtos serão utilizadas, tenha em mente que é altamente recomendado que você siga um padrão para toda a sua loja – e para todos os produtos.
As fotos dos produtos possuem alto poder de decisão de compra, além de aumentar a segurança do seu cliente. Por isso, escolha sempre fotos de produtos com qualidade altíssima, boa iluminação, em diferentes ângulos e que despertam a confiança do seu consumidor.
Testes A/B
O teste A/B consiste em comparar duas versões (A e B) de uma web page a fim de descobrir qual delas apresenta melhor performance. No caso, são mostradas as duas páginas, simultaneamente, a dois grupos semelhantes de visitantes; vence a versão do design para e-commerce que apresentar a maior taxa de conversão.
Fazer um teste A/B do layout da loja virtual é ótimo para saber o que está e o que não está funcionando no seu site. Você pode testar basicamente todos os elementos que compõem a página e que podem afetar o comportamento e as ações do cliente.
Saiba aqui como testes A/B vão te ajudar a avaliar melhor os resultados da sua loja virtual!
Ele é perfeito na hora de criar sua loja virtual pensando no layout, você pode testar cor e posicionamento dos botões call to action, imagens, banners, textos, links e muito mais!
Fazendo diferentes comparações entre esses elementos de layout, você descobrirá qual ou quais tipos de design para e-commerce agradam mais ao potencial consumidor!
Mantenha constante a inovação do design para seu e-commerce
Mesmo após terminar de criar sua loja virtual, é sempre necessário ficar de olho nas atualizações e tendências do mercado. Só assim você terá certeza que o layout da sua loja virtual está de acordo com o design para e-commerce ideal.
Além disso, é sempre de bom investir em inovação e na busca de novos recursos e funcionalidades que ajudarão a tornar a experiência de compra do seu cliente mais completa, aumentando a satisfação e provavelmente o tornando um cliente fidelizado.
É preciso sempre observar as métricas da sua loja virtual a fim de identificar melhorias no design para e-commerce que devem ser tomadas. Além do mais, apenas assim você terá conhecimento de como o seu mercado anda atuando e como você poderá estar sempre um passo a frente dos seus concorrentes em relação ao layout.
Chegamos ao fim do post, tenho certeza de com todas essas dicas, você conseguirá criar sua loja virtual de sucesso pensando no layout.
Quer mais dicas de design para e-commerce? Confira este post sobre: “Design para e-commerce: 6 dicas para aumentar suas vendas!”.
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