Para construir uma identidade profissional sólida, duradoura e diferente na internet é preciso gerar valor. E é isso que abordaremos no post de hoje.

Com as redes sociais, as vidas das empresas foram colocadas em uma vitrine. Não estar presente nesta vitrine é quase ser colocado na sombra, o que até pode ser bom no aspecto pessoal porque se mantém a privacidade, mas no profissional é um problema.

Já que é preciso se expor e saber vender a marca para abrir portas, é preciso criar uma identidade profissional, seja você um profissional querendo empreender no e-commerce ou aumentar sua vendas online.

Para ter uma identidade profissional é preciso… ser profissional!

Pode não parecer uma grande dica, mas muitas pessoas têm dificuldade para separar o pessoal do profissional e saber quais são os passos a serem dados para ser e parecer “sério”. 

Por exemplo, se você está oferecendo seus serviços profissionais e criou um perfil “empresarial”, que faz parte dessa identidade profissional, ele não irá falar apenas com amigos e familiares, como é o caso de um perfil pessoal em uma rede social. Então um desconhecido não vai entender sua intenção ao fazer uma piada, não irá saber de sua história e provavelmente nem te conhece. Se apresentar e oferecer um canal de contato além da rede – um e-mail, por exemplo – é algo necessário.

O Instagram hoje é muito usado por empresas para criar proximidade com potenciais clientes, criar uma identidade profissional que exponha a cultura da companhia e até vender de forma direta. Se você optar por essa rede social para chegar a mais pessoas com seu e-commerce não poderá postar uma foto de suas férias ou o que comeu ontem. Como falaremos abaixo, é possível ser descontraído sem ser desrespeitoso ou fazer piadas internas que ninguém irá entender.

Se você quer saber como criar uma identidade profissional, leia esse post até o final!

 

Crie uma marca

Coca-Cola, Brahma, Volkswagen, Apple. Conhecemos centenas de marcas e algumas delas são sinônimos dos produtos que vendem, como a Gilette e suas lâminas de barbear.

É possível tirar lições dessas marcas para inspirar na criação da sua marca, seja ela qual for, e montar sua identidade profissional.

 

 

Há poucos anos criar um logo, paleta de cores e um conceito visual era algo que exigia um investimento e a contratação de uma agência, mas agora é possível, por exemplo, fazer o download do Photoshop e começar a pensar em possibilidades ou até ter o suficiente para dar o pontapé inicial na sua atividade.

 

 

Atualmente, existem inúmeras ferramentas online para que qualquer pessoa faça suas artes de modo bem prático.

Você vende comidas congeladas? Que tal emoldurar as fotos dos pratos prontos com uma cor vibrante que você também usará no seu logo para gerar uma fácil identificação na sua loja virtual?

Por fim, seu e-commerce de produtos tecnológicos pode ter um logo moderno e usar uma paleta de cores que remetem à modernidade e à tecnologia, por exemplo. Seu site pode usar essas cores, assim como as redes sociais, uma newsletter, anúncios pagos no Google, enfim, toda sua exposição midiática.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Entregue valor a seus seguidores

A concorrência na internet é bem grande. Se uma loja física em 1995 tinha que concorrer com outras lojas, hoje um e-commerce concorre com lojas físicas e até lojas de outros países. Por isso, criar uma identidade profissional forte, buscar nichos e entregar valor a seus seguidores e possíveis clientes é uma obrigação para se destacar nesse mercado.

Usando ainda o exemplo de um e-commerce, bater na ideia que sua loja é a melhor e tem tudo não irá tocar o coração de muitos consumidores, afinal isso é implícito. Até martelar os preços baixos que você pratica pode ter um prazo de validade porque isso só irá chamar a atenção de clientes que estão à beira de uma compra.

Para construir uma identidade profissional sólida, duradoura e diferente na internet é preciso gerar valor.

Seus seguidores precisam sentir que ao seguir você eles têm informações válidas e estão aprendendo. Assim sua loja, seu serviço, sua ideia será uma referência no assunto, tendo um peso enorme para a identidade profissional. Você não será apenas um posto de venda de produtos.

Portanto, invista em tutoriais, ensine as pessoas a como usar os produtos, mostre casos de sucesso, leve conteúdo de qualidade para as pessoas, sejam elas clientes fiéis, compradoras em potencial ou só interessadas no assunto.

Seu e-commerce é de produtos para construção? Não fale só quanto custa o prego ou que você tem os melhores martelos. Crie um texto sobre reformas populares.

Invista em um vídeo que mostra um passo a passo de como criar uma mesa. Isso gera valor para as pessoas e ajuda a construir uma identidade profissional única para sua empresa. Quando alguém precisar fazer uma reforma, a empresa que ajudou a ter a ideia terá preferência.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

Não deixe de lado a interação

O que falamos acima sobre ser sério não significa que sua identidade profissional precisa ser sisuda. Empresas cada vez mais investem em uma comunicação mais desenvolta e próxima do que é usado no dia a dia. E você pode fazer o mesmo.

Invista nas redes sociais:

As redes sociais são um espaço para testes e maior despojamento, então ao apresentar seu e-commerce, que tal usar um meme? Ao responder dúvidas, que tal chamar pelo primeiro nome e oferecer um atendimento que não seja robótico?  Empresas que adotaram essa identidade profissional mais “jovial” em certos espaços se deram bem.

Sendo assim, tomando todos os cuidados para não parecer uma conversa de bar, é possível criar uma interação com seguidores, clientes e potenciais consumidores, sempre dando atenção ao que eles têm a falar e isso ser parte de sua identidade profissional.

Um erro comum de e-commerces, por exemplo, é deixar comentários e, pior ainda, reclamações sem resposta. Isso fará com que o cliente nunca mais volte e ainda possa fazer publicidade negativa, afastando outras pessoas.

Resumindo, atender as pessoas é a prioridade número 1 de toda loja e não é certo fugir da responsabilidade ou ignorar alguém que está descontente. Tente solucionar com boa comunicação, um pedido de desculpas e um desconto futuro.

Falando de forma geral, quando for para explicar a sua razão de existência, o que você faz e quer entregar para o mundo e quais são seus pontos fortes, pense em uma comunicação específica para cada “ambiente”, para ter o maior engajamento possível sem perder a essência, sua identidade profissional e o profissionalismo.

O seu site pode ser mais sério e direto ao ponto.Nas redes sociais o importante é engajar e criar valor.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Espero que as dicas desse post possam ter te ajudado a pensar mais na identidade profissional da sua empresa. Agora é só colocar a mão na massa!

Boa sorte e boas vendas!

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