Um plano de negócios para agência de publicidade deve ser feito detalhadamente. É fundamental estruturar as ações, os setores e como a empresa vai atuar diante dos seus clientes e do mercado do segmento.
Definir previamente as principais questões é imprescindível para que a agência entre no mercado pronta para exercer seu papel, atuando no seu nicho pré-definido e com eficiência, desenvolvendo campanhas e oferecendo a ele o que de fato se dispõe.
Este post vai mostrar os principais detalhes que devem ser definidos durante um planejamento de negócios de uma agência de publicidade. Acompanhe!
Estrutura física e organizacional
Ao falar de estrutura, a primeira coisa que vem à cabeça é o espaço físico, não é mesmo? De fato, ele é importante, mas junto a ele é necessário pensar na questão organizacional, ou seja, os setores que irão compor a agência.
Durante a elaboração do plano de negócios, é preciso pensar em um local que abrigue as equipes de criação, atendimento, recursos humanos e mídia. Esses são os setores básicos e que precisam ser alocados na agência.
Pessoal qualificado
Para compor as equipes, é importante contar com funcionários prontos para atender às demandas do dia a dia de uma agência. A qualificação é imprescindível e isso deve ser levado em conta no planejamento.
O cotidiano desse tipo de negócio é corrido e se faz necessário que as equipes sejam bem preparadas, prontas para corresponder às exigências. Por isso, faça uma seleção de profissionais experientes e talentosos.
Mercado e segmento de atuação
Com as demandas cada vez mais distintas e amplas, novos segmentos têm surgido dentro do mercado das agências de publicidade, especialmente com o avanço do digital, que hoje é a maior área de atuação.
É importante pensar previamente como a empresa vai funcionar. Há agências que atuam em todos os campos, outras que focam no digital. É comum, também, algumas que atuam em segmentos específicos, como gastronomia ou outro tipo de negócios. Tudo isso deve ser pensado no plano de negócios.
Clientes em potencial
Ao definir um segmento de atuação, automaticamente já se tem uma ideia de quais serão os possíveis clientes da agência, não é mesmo? É necessário identificá-los, já que isso servirá para guiar o trabalho dali em diante.
Sendo assim, durante o planejamento, é preciso identificar esses clientes que correspondem ao segmento, para, em seguida, tentar captá-los para o seu negócio.
Captação de clientes
Após identificar clientes em potencial, é necessário planejar um trabalho para que eles comecem a ser captados para a agência. O negócio só começa após o primeiro cliente, já que há o investimento e fica inviável abrir a empresa sem que dinheiro esteja entrando.
Por isso, é fundamental estudar as melhores estratégias de promoção dos seus negócios, para atingir os clientes em potencial de forma eficiente, de modo que eles passem a trabalhar com a sua agência.
Planejamento financeiro
É importante pensar na questão financeira durante a elaboração de um plano de negócios para agência de publicidade. O primeiro ponto é o investimento que será feito inicialmente: salários, estrutura de equipamentos e móveis e aluguel do espaço físico.
Além disso, é importante realizar um planejamento do custo de manutenção da agência, identificando quanto será gasto para que ela se mantenha funcionando. Planejar o faturamento também é importante, para estudar o risco de abrir a agência, verificando se realmente será um negócio rentável.
Pensar em um plano de negócios para agência de publicidade é fundamental antes de abrir a empresa. Ele dá o direcionamento necessário e capta as informações que fazem com que os próximos passos sejam seguros, dentro do que é esperado e foi pré-definido.
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