Você sabia que as pessoas passam mais de 4h por dia lendo e-mails no trabalho? Pois é, esse é um dado da Adobe email survey e é a realidade de muitos brasileiros atualmente.
Além disso, 84% dos pesquisados utilizam o celular para checar a caixa de entrada diariamente.
Esses dados tão positivos mostram que investir no e-mail marketing pode ser uma ótima estratégia!
Mas como qualquer outra estratégia a ser aplicada, é preciso conhecimento e planejamento.
Pensando nisso, criamos esse post especial para você saber como o e-mail marketing pode trazer mais oportunidades para a sua loja virtual! Tudo pronto? Vamos lá!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia que, quando feita da maneira correta, pode ser muito efetiva e pode dar muitos resultados!
Essa ação consiste em criar fluxo de e-mails bonitos e bem planejados para enviar para as pessoas que são interessadas na sua marca e disponibilizaram seus e-mails para receber informações da sua empresa.
Quais as vantagens de usar o e-mail marketing?
Agora que você já sabe o que é e-mail marketing, confira abaixo as maiores vantagens de usar o e-mail marketing para ter mais oportunidades na sua loja virtual.
Grande alcance
Atualmente, mais da metade da população mundial usa e-mail. Por isso, quando você investe no e-mail marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas.
Muitas vezes você pode ter clientes que estão em um canal, outros clientes que estão em um outro canal e assim por diante… mas pode ter certeza que de todos eles tem e-mail!
Alcance previsível
Quando uma empresa faz um post em uma rede social, nem todos os seguidores vão receber sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário.
Assim, o alcance de posts em redes sociais não é previsível.
Agora, no e-mail marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 10 endereços de e-mail para enviar seu e-mail marketing, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada.
Claro que isso acontece apenas com as estratégias de e-mail marketing corretas!
Formato flexível
O e-mail é totalmente livre para ser personalizado e criado do zero da forma como você quiser!
Não há limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter a identidade visual da sua marca.
Um e-mail pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.
Portanto, o e-mail marketing é muito flexível!
Alto retorno financeiro
De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 (um dólar) investido em e-mail marketing, as empresas obtêm $42 (quarenta e dois dólares) de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior!
Dois fatores ajudam a explicar por que os resultados financeiros do e-mail marketing são significativos: o investimento necessário é bem baixo e as taxas de conversão são altas.
Além disso, você pode gerar um grande volume de receita, seja por meio da nutrição dos leads, que têm mais chances de fechar negócio com esse relacionamento próximo, seja por meio de emails promocionais, que levam diretamente para a venda.
É um canal próprio
Por último, o principal motivo para usar o e-mail marketing, ele é um canal próprio. A sua lista de contatos é sua e a construção de uma lista de e-mails robusta ainda valoriza a sua marca.
Portanto, o e-mail marketing dá mais segurança para a sua empresa.
Como usar o e-mail marketing para trazer mais oportunidades para a loja virtual?
Com todas essas vantagens incríveis do e-mail marketing, você com certeza quer aplicar essa estratégia no seu negócio, certo?
Para isso, é importante seguir algumas dicas importantes para que a estratégia tenha sucesso! Continue lendo.
Conteúdo do e-mail marketing
É preciso ficar atento sobre o conteúdo dentro do e-mail marketing.
Por isso, fizemos uma listinha de coisas que você deve fazer ao criar um e-mail marketing de qualidade, confira abaixo:
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1- Envie conteúdos realmente interessantes e relevantes para seu cliente
Sempre escreva conteúdos relevantes, interessantes e que irão, com toda certeza, engajar seu público-alvo. Desta forma, tem menos chance dele perder o interesse em seu negócio e mais chance de converter em venda e ser fidelizado.
Você pode disponibilizar cupons de desconto especiais e ofertas especiais, por exemplo! Além disso, também é legal mandar manuais ou outras informações sobre seus produtos e serviços.
2- Atente-se a sua forma de se comunicar com seu público-alvo
A maneira como você escreve o seu conteúdo também faz diferença. Antes de escrever o conteúdo se faça a seguinte pergunta: “Qual a dor que o meu público está sentindo que este e-mail marketing poderia resolver?”. Feito isso, você saberá exatamente como realizar a abordagem, visando aumentar a sua taxa de conversão.
3- Crie assuntos interessantes e atrativos
Pense em criar um e-mail marketing com um assunto que realmente faça as pessoas desejarem abrí-lo! Para isso, separei uma listinha para você ter umas ideias, veja:
- Vai deixar passar o que temos aqui?
- Você tem (1) e-mail cheio de surpresas.
- Parece mentira, mas não é…
- Não tem mais desculpa!
Agora é só usar a criatividade para criar os assuntos dos seus e-mails de acordo com a sua persona, a sua marca e o conteúdo do e-mail marketing.
4- Crie um design bonito e chamativo
Agora, na parte interna do e-mail marketing, se preocupe em fazer um e-mail bonito mas simples e funcional. Não há necessidade de escrever textos enormes e cheios de imagens quando você apenas quer mostrar alguns poucos produtos em promoção ou disponibilizar um cupom de desconto.
E-mails muito grandes também podem não ser carregados corretamente no navegador das pessoas ou cortados pelo aplicativo que elas usam, então nunca exagere!
Além disso, hoje em dia já existem diversas ferramentas online para usar templates de e-mails gratuitos ou pagos para diversos modelos de negócio ou objetivos de estratégia de e-mail marketing.
Uma delas é o BeePro, por exemplo, que tem sua versão gratuita de criação e utilização de templates de e-mail marketing.
Dicas estratégicas
Além do conteúdo do e-mail marketing, parte essencial para o seu sucesso nessa estratégia, você também irá se atender a mais alguns detalhes…
Faça seu e-mail chegar na hora certa
Hoje é possível planejar o envio de um e-mail marketing assim que um cliente faz uma determinada ação no seu e-commerce. Este tipo de estratégia faz com que o e-mail marketing seja ainda mais eficaz e com altas chances de conversão.
Isso se dá pelo fato de que, uma vez que aquele possível consumidor é um lead quente, falta apenas um empurrãozinho para ele realizar uma compra na sua loja virtual.
Por exemplo, você pode automatizar um e-mail marketing com cupom de desconto para sapatos quando seu possível cliente acessar a área de sapatos em seu e-commerce. Entendeu?
Atualmente, existem várias ferramentas no mercado capazes de facilitar isso para você e seu negócio!
Analise as métricas do seu e-mail marketing
Seguir todas as dicas que demos até aqui é essencial para trazer mais oportunidades para a sua loja virtual com o e-mail marketing. Porém, também é fundamental analisar as suas métricas obtidas para saber se a sua estratégia de e-mail marketing está realmente funcionando e dando certo.
Por isso, fique de olho na taxa de clique do seu e-mail marketing!
Além disso, é sempre importante fazer testes como: quais assuntos chamam mais atenção, quais estilos de template, estilo de escrita, estilo de conteúdo, horário e frequência de envio, quem são as pessoas que não abrem os e-mails e buscar saber o porquê disso.
Não torne sua estratégia de Marketing Digital em SPAM!
Não é legal ficar recebendo um milhão de e-mails por dia, do mesmo assunto e do mesmo negócio. Isso só vai lhe ajudar a irritar o seu cliente e perder este lead.
Para saber mais sobre esse assunto, recomendamos que você leia este nosso post sobre “Boas práticas para evitar o SPAM no e-mail marketing”.
Envie e-mails apenas para quem pediu
Um dos erros mais comuns (e também um dos mais graves) ao começar uma estratégia de comunicação por e-mail marketing é comprar de listas de e-mails.
Comprar uma quantidade considerável de endereços de e-mail para sair enviando mensagens sem nenhum tipo de critério e, principalmente, sem autorização prévia, pode ser um problema para sua empresa (em diversos aspectos).
Para ter um bom retorno sobre os envios realizados, dedique um tempo para criar ações que tragam pessoas até a sua marca de forma orgânica.
Conteúdo em blogs, um site otimizado nos mecanismos de busca (SEO) e publicações nas redes sociais são apenas alguns exemplos do que pode ser feito para atrair novos leads para o seu negócio.
Independente do canal utilizado, destine um espaço com um formulário de cadastro, para os visitantes informarem e-mail e outras informações que sejam relevantes. Se você oferece mais de um tipo de produto, por exemplo, pode aproveitar para solicitar a esses visitantes que eles informem quais são os produtos que interessam.
Pronto! Chegamos ao final do nosso post e você pôde conferir:
- O que é o e-mail marketing
- Quais as vantagens do e-mail marketing
- Dicas para criar um e-mail
- Dicas sobre estratégia de e-mail marketing
Esperamos que você siga nossas dicas para realmente trazer oportunidades para a sua loja virtual com uma boa estratégia de e-mail marketing no seu e-commerce!
E, para saber mais sobre e-mail marketing, leia este post sobre “O sucesso que o e-mail marketing pode trazer para a sua loja virtual”.
Ficou com alguma dúvida ou gostou muito do post? Deixe seu comentário!
Boa sorte e boas vendas!
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