O abandono de carrinho acontece quando um usuário navega no seu site, seleciona alguns produtos e, no momento de finalizar a compra, ele desiste. Você sabe por que isso acontece?
De acordo com a Forrester Research, metade dos varejistas digitais lidam com uma taxa de abandono de carrinho superior a 50%. Mas no Brasil esse número é ainda mais impressionante: fica em torno de 80%.
Isso significa que a cada 100 pessoas que selecionam produtos para comprar no e-commerce, 80 desistem e apenas 20 finalizam a compra. Mas existem boas práticas e estratégias para evitar o abandono de carrinho ou recuperar vendas perdidas. Veja só!
Ofereça uma experiência simples e amigável
Quais são os passos que seu cliente precisa percorrer para finalizar uma compra? Um cadastro longo que pede informações demais é muitas vezes a razão do abandono de carrinho.
Evite fazer perguntas desnecessárias no momento do cadastro. Solicite apenas informações imprescindíveis para garantir uma venda segura. Além de ser mais rápido, é mais amigável e não causa desconfiança no seu cliente.
Toda a experiência de navegação e compra precisa ser simplificada.
Seja transparente
Outro fator que causa desistências é a surpresa. Normalmente, os valores não são os culpados pela desistência do usuário, mas sim, a sensação de ter sido enganado. Apresentar os valores com mais transparência é melhor do que tentar fisgar um cliente por um preço menor, mas irreal.
Vamos ver alguns exemplos: ao descobrir o valor do frete só no momento de efetuar a compra, o usuário pode desistir, não porque achou caro, mas porque não contava com esse custo quando escolheu o produto.
Pior do que ser surpreendido pelo valor do frete, é chegar no checkout e descobrir que o valor apresentado na vitrine se refere ao produto de uma cor ou tamanho específicos, por exemplo. E que, na verdade, ao escolher outra cor ou tamanho, o preço aumenta.
Para não perder vendas, seja transparente! Mostre que o valor do produto pode variar de acordo com algumas especificidades, informe o valor do frete na etapa anterior à compra e faça o possível para não surpreender seu cliente com gastos extras.
Tudo isso garante uma experiência melhor e evita o abandono de carrinho. Pare de redirecionar seu cliente
Seu cliente é redirecionado para outro site quando clica para fazer uma compra? Se sim, vai ser difícil diminuir sua taxa de abandono de carrinho.
O redirecionamento gera desconfiança e desconforto na maioria dos consumidores, que preferem desistir da compra, já que ela não é finalizada no site do produto. Além disso, esse processo pode ser demorado e, mesmo o cliente que não se importa com o redirecionamento, se cansa de esperar e abandona o carrinho.
Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce com checkout ágil, com poucas etapas para a conclusão da compra. E escolha um um meio de pagamento que oferece a tecnologia de checkout transparente.
Assim, todo o processo de transação financeira e finalização da compra acontece dentro do seu site. Por trás, ficam sua plataforma de e-commerce e a tecnologia do meio de pagamento, mas seu cliente não precisa ser redirecionado.
Ofereça mais de uma forma de pagamento
De acordo com uma pesquisa do Moosend, 8% dos carrinhos abandonados acontecem porque alguma opção de pagamento não foi oferecida pela loja.
É preciso entender a necessidade do seu público para vender mais. Se muitos dos seus clientes não costumam usar cartão de crédito, não deixe de oferecer boleto e débito online.
Se os seus produtos têm uma média de preço elevado, pode ser que a maioria dos clientes deseje parcelar em várias vezes. Então garanta essa possibilidade!
Quanto mais opções de pagamento você oferecer, mais chances tem de atender a todos os clientes da sua loja.
Faça campanhas de remarketing
Mas e quando o abandono de carrinho já aconteceu? Bom, neste caso você precisa investir em campanhas para trazer o cliente de volta!
O remarketing é aquele anúncio sobre um produto que você quase comprou. Depois que o usuário navegou no seu site e selecionou produtos, a inteligência artificial do seu site passa a conhecê-lo e é possível abordá-lo oferecendo produtos e/ou conteúdo que ele já buscou anteriormente.
As plataformas de anúncios online oferecem total suporte para que você coloque uma campanha de remarketing no ar.
O Google Ads e o Facebook Ads oferecem a criação de campanhas com esse objetivo e ajudam você a segmentar os usuários que já tiveram contato com a sua loja.
Outra alternativa para tentar reconquistar a atenção do desistente é estruturar campanhas por email ou SMS.
Segundo a Business Insider, e-mails enviados em até 3h após o abandono do carrinho têm 40% de taxa de abertura e 20% de cliques.
Seja qual for sua estratégia preferida, faça referências claras aos itens abandonados. Use imagens dos produtos descartados e, quando for o caso, fale a respeito da escassez do produto, exibindo quantos itens restam no estoque.
Ao seguir essas dicas e estratégias, você vai evitar o abandono de carrinho e recuperar usuários desistentes!
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