Ter uma loja virtual hoje é sem dúvida um ótimo negócio, afinal, segundo economistas a previsão é de que os e-commerces no Brasil continuem em crescimento nos próximos anos. No entanto, não adianta ter um negócio com grande poder de atuação no mercado e não conseguir atingir um volume de vendas esperado.
Para que o seu e-commerce tenha sucesso é preciso investir em sua visibilidade, ou seja, em estratégias de marketing e acompanhar métricas para alcançar os melhores resultados. Veja a seguir como você pode fazer isso e gerar mais vendas para o seu e-commerce:
Deixe sua loja virtual navegável
Certifique-se de que o seu site é “navegável”, ou seja, se ele é de fácil acesso: se as pessoas não têm dificuldade na localização de produtos, preços, informações sobre o serviço, prazos de entrega e realização de pagamento. Aposte em uma aparência mais limpa e defina categorias para os seus produtos. Um site com layout muito rebuscado pode dificultar a venda dos produtos.
Invista em campanhas de marketing digital
O investimento em campanhas para divulgação da sua loja e produtos deve ser constante, entretanto, antes de colocar dinheiro nas ações, é necessário traçar um planejamento detalhado dos processos, delimitando com exatidão o público-alvo e definindo os canais de comunicação mais indicados.
Como falamos, é essencial definir métricas e fazer a mensuração destes investimentos. Para isso, temos o ROI — uma das mais importantes taxas para se medir o resultado dos investimentos realizados.
O cálculo do ROI é bem simples: é o lucro do investimento menos o lucro do investimento divido pelo custo do investimento. É importante também mensurar o retorno da visibilidade do e-commerce.
Para obter resultados pontuais e coerentes adote alguns indicadores, como acesso, RTs, curtidas, seguidores, amigos, comentários entre outros. Geralmente, nestes casos, a equação adotada é a seguinte: ROI = (3x + y) ÷ z
X = valor de indicadores mais importante (acesso ao site, seguidores, ente outros);
Y= valor dos indicadores menos relevantes (curtidas, RTs, comentários, entre outros);
Z= investimento.
[rock-convert-cta id=”46695″]
Programe publicações diárias de acordo com seu público-alvo
Não adianta sair publicando qualquer conteúdo a qualquer hora. Crie uma programação para as suas publicações. A equipe de comunicação deve avaliar o que mais funciona, seja promoções, notícias, imagens, dados ou alguma informação sobre os produtos, e qual o melhor canal e horário para divulgar essas informações.
O importante é chamar atenção do público que você deseja atingir. Lembre-se: empresas que não se mostram, não conseguem vender. Crie publicações que incentive o engajamento e que sejam relevantes para o seu consumidor.
[rock-convert-cta id=”46656″]
Anuncie em canais de grande visibilidade e conheça os seus correntes
Para converter, é preciso publicar na hora, no lugar e no momento certo. Com um estudo mais aprofundando sobre o seu publico-alvo, certamente você conseguirá identificar por onde ele transita mais na web.
Além de estudar a fundo sobre as características e necessidade dos seus clientes, uma dica valiosa é conhecer também sobre os seus concorrentes. Fique atento às publicações e estratégias de marketing que estão desenvolvendo. Não é regra adotar as mesmas táticas de conversão, pois o que funciona para um pode não funcionar para você, no entanto, conhecer mais sobre os seus concorrentes, pode te dar mais artifícios para desenvolver campanhas mais eficientes.
E você, quais estratégias utiliza para ganhar mais visibilidade em seu e-commerce? Compartilhe com a gente e fique ligado em mais dicas no blog!
[rock-convert-cta id=”46725″]
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.