Impulsionar as vendas das lojas virtuais é o sonho comum de qualquer profissional do segmento. Dentro desse contexto, o inbound marketing vem sendo cada vez mais utilizado na área, pois se trata de um método eficaz, totalmente mensurável e que pode ter o seu funcionamento focado nos ambientes digitais — locais onde se encontram os clientes desse tipo de empresa.
Para colocar as ações de inbound marketing em prática em um e-commerce é importante ter estratégias muito bem estruturadas, saber como fazer o acompanhamento correto das métricas e ficar de olho em fatores externos. A alta concorrência e a falta de confiança do consumidor tradicional nessa modalidade de comércio são exemplos de itens que merecem atenção.
Quer saber mais sobre o como o inbound marketing pode ser útil para a sua loja virtual? Então, siga a leitura e entenda tudo sobre o assunto.
O que é o inbound marketing?
De modo geral, podemos definir o inbound marketing como um conjunto de estratégias, cujo foco é atrair consumidores para uma empresa de maneira voluntária.
Nesse contexto, entende-se que o cliente em potencial é trazido para os materiais da sua loja por sua vontade e não porque algo lhe foi imposto, como acontece quando estamos assistindo a um programa de televisão e somos interrompidos por um intervalo comercial, por exemplo.
A atração e o relacionamento com o consumidor são peças-chave do método inbound, o que possibilita um trabalho totalmente orientado a resultados. Mas, para isso, algumas etapas precisam ser seguidas.
Quais são as cinco etapas do inbound marketing para ecommerces?
Quem deseja conquistar mais vendas para um e-commerce por meio do inbound marketing precisa seguir cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Etapa 1: atrair
A primeira fase do inbound requer ações para que os visitantes sejam atraídos até os canais de comunicação do seu e-commerce, como páginas de produtos e blog. Para isso, é preciso que seja produzido conteúdo relevante para as personas que o seu negócio pretende atingir.
O objetivo é que, por meio dos materiais desenvolvidos, você consiga educar a sua audiência sobre os produtos que estão à venda em sua loja virtual, de modo que o negócio seja visto como uma autoridade no assunto e que isso influencie o consumidor a fazer uma compra.
Etapa 2: converter
A fase da conversão tem início quando o visitante de seu blog ou site disponibiliza seus dados em troca de algum material que você oferece gratuitamente, tais como eBooks, cupons de desconto e informações mais completas sobre algum produto. A partir do momento que essa pessoa e via as informações pessoais, ela se converte naquilo que chamamos de lead.
A ideia é que, com informações relevantes do lead em mãos, você consiga entender mais sobre os potenciais consumidores do seu e-commerce e, assim, possa produzir ofertas que realmente lhe interessem, atendendo às suas demandas. É possível que você saiba, por exemplo, o Estado em que essa pessoa more e avalie a condição de lhe oferecer frete grátis ou não.
Chet Holmes, autor do livro “The ultimate sales”, comenta que apenas 3% do público-alvo de uma empresa busca por uma solução imediata, mas que 7% está disposto a ouvir o que a marca tem a dizer. A ideia é que o inbound commerce convença essas pessoas a comprar no seu negócio.
Etapa 3: relacionar
Não basta gerar leads, é preciso se relacionar com eles até o momento da compra. Campanhas de email marketing para leads, publicações e interação nas redes sociais, além da produção de anúncios em canais diversos são exemplos de formas de relacionamento que podem ser adotadas.
Em todas essas ações de relacionamento, no entanto, a peça-chave é o conteúdo autoral, ou seja, sempre deve ser oferecido, nos mais diversos canais que o e-commerce tiver para se comunicar, materiais originais e relevantes para o público.
Etapa 4: vender
Após um relacionamento constante e personalizado, é bem provável que o consumidor já esteja apto a adquirir um produto. É nesse momento que pode ser feita uma abordagem já citando a decisão final que você pretenda que ele tenha.
Na fase da venda, você pode enviar email com ofertas da sua loja virtual, destacando as vantagens que o lead terá ao efetuar uma compra, por exemplo.
Etapa 5: analisar
O inbound marketing tem a vantagem de que tudo pode ser mensurado e analisado. Então, todas as ações anteriormente citadas precisam ser quantificadas por meio de ferramentas de web analytics.
Você precisa buscar saber quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo, quantos visitantes foram convertidos em leads e quantos deles se tornaram consumidores, finalizando as compras em sua loja virtual.
A partir de métricas, como o retorno sobre o investimento (ROI), é possível analisar se as estratégias de inbound estão trazendo resultados positivos ou não. Em caso negativo, deve ser pesquisado o que foi feito errado, de modo que as falhas sejam corrigidas no próximo ciclo.
Ao aplicar uma estratégia de inbound marketing em um e-commerce, você terá uma loja virtual que se destacará da grande concorrência e da disputa por clientes. Além disso, o negócio se tornará uma referência no segmento dos produtos que comercializa, ganhando a confiança dos consumidores e, consequentemente, aumentando as vendas.
Que tal começar agora mesmo a aplicar esse método? Para isso, recomendamos que você acesse a nossa ferramenta benchmarking do funil de vendas e compare as suas métricas de marketing e de vendas com outras empresas do seu segmento. Assim, você poderá ter dados concisos para seguir a sua estratégia de inbound.
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Este conteúdo foi escrito pela Resultados Digitais. A Resultados Digitais oferece todos os recursos para que você e sua empresa explorem ao máximo o potencial do Marketing Digital e consigam alcançar resultados extraordinários em vendas.