Estabelecer um branding forte para o seu e-commerce é mais importante do que nunca em um ambiente virtual tão concorrido como o que temos hoje. Embora o posicionamento seja uma das decisões mais importantes que você toma antes de lançar seu negócio, a identidade da sua marca certamente não está escrita em pedra.
Então se você ainda não fez um esforço concentrado para apresentar o seu e-commerce para o mundo, é tempo de consertar isso e fazer um trabalho de rebranding.
E mesmo que a sua empresa já tenha um branding forte, pode haver casos ao longo do caminho em que você percebe que precisa mudar a identidade da sua marca. Isso pode ser devido a vários fatores, desde uma fusão e mudança na direção dos negócios até permanecer relevante e acompanhar as mudanças no mercado e na cultura.
Se você está pensando em mudar o seu branding, aqui estão cinco etapas essenciais para ter sucesso no processo de rebranding para e-commerce.
Tenha um plano
Antes de começar o processo de rebranding é fundamental ter um plano de gestão de projetos para definir o cronograma, o orçamento, as metas e ações necessárias para completar a tarefa.
Os recursos visuais são ótimos para tornar mais simples essa tarefa complexa. Por exemplo, para definir o cronograma de ações e os profissionais envolvidos em cada atividade, experimente usar um gráfico de Gannt, um tipo de gráfico facilmente editável para acompanhar a evolução e as mudanças de um projeto.
O plano de gestão de projetos é um documento formal que apresenta como um projeto deve ser executado e deve apresentar as equipes envolvidas em cada atividade, como pesquisa, desenvolvimento e análise dos resultados.
Considere incluir no seu planejamento uma checklist visual apresentando a todos os envolvidos as etapas e ações que o projeto deve concluir em determinado período. Infográficos de checklist são ótimas ferramentas para comunicar tarefas de forma amigável e memorável, fornecendo às equipes um material fácil de consultar e que pode ser editado à medida que as atividades forem concluídas.
Além disso, nos infográficos de checklist, os elementos de design ajudam a separar as atividades por departamento, usando cores ou formas diferentes para cada setor envolvido. Veja um exemplo:
Desde pesquisa e brainstorming até a implementação e lançamento, o rebranding para e-commerce é um processo demorado.
Para gerenciar toda a atividade sem descuidar de nenhum aspecto, é importante formar uma equipe dedicada e estabelecer um cronograma.
Use um infográfico de cronograma para dividir o processo em fases menores enquanto relaciona as pessoas responsáveis e os prazos atribuídos. Você pode criar fases, como projetar o novo logotipo, definir novos conteúdos e comunicar a reformulação da marca, por exemplo.
Considerando o número de etapas e partes interessadas envolvidas, você também pode usar um software de gerenciamento de tarefas para abordar o processo de forma organizada e acompanhar o andamento.
Realize pesquisas
Mesmo que a reformulação da marca não seja um processo irreversível, você não pode mudar a imagem de sua empresa a cada dois anos. Portanto, antes de embarcar na jornada, é importante realizar pesquisas abrangentes para acertar o alvo.
O objetivo do rebranding é criar uma identidade de marca mais forte e memorável com a qual seu público-alvo possa se relacionar melhor. Portanto, comece fazendo uma pesquisa com os seus clientes – entenda como eles percebem sua marca e se isso está alinhado a como você quer ser visto.
Isso o ajudará a identificar lacunas em sua marca atual e obter ideias para a estratégia de rebranding. Você também deve avaliar seus concorrentes e decidir como gostaria de diferenciar sua marca e reposicioná-la.
Outro ponto fundamental é fazer uma análise SWOT, ou matriz FOFA, em português. Esse tipo de diagrama ajuda a visualizar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças e compará-las com as dos concorrentes.
Veja um exemplo de diagrama de análise SWOT:
Redefina missão e posicionamento
Rebranding vai muito além de mudar o logotipo. Trata-se de uma transformação estrutural de missão, valores e posicionamento que vai se refletir na identidade visual e no conteúdo que você vai criar.
Com base nos insights que você obteve com a pesquisa, é importante identificar áreas problemáticas, medir a satisfação do cliente e fornecer melhorias na nova marca para atender aos objetivos de negócios.
Um exemplo disso é a Domino’s Pizza, que após ter recebido má fama por vender pizzas com pouca cobertura, decidiu se reinventar.
Desde a introdução de novas receitas e melhoria do serviço até a atualização de seu logotipo e táticas de comunicação – a Domino’s conseguiu se reposicionar e mudar percepções.
Portanto, identifique as lacunas e estabeleça a missão da sua marca, reposicionando-a para atender melhor às necessidades dos clientes.
A melhor forma de conectar os insights que você obteve com as pesquisas e a redefinição de posicionamento é através de mapas conceituais. Ao usar esse tipo de recurso visual você torna mais fácil e rápido apresentar as suas ideias às equipes envolvidas e estimular a colaboração de brainstorming.
Veja como um mapa conceitual conecta conceitos e ações partindo de uma ideia central, como estratégia de marketing, que vai sendo ramificada em pontos secundários, as táticas para atingir determinado objetivo, e pontos para definir as ações necessárias:
Redefina o marketing de conteúdo
Depois de estabelecer o novo posicionamento, é hora de implementá-lo em seus materiais de marketing e canais de comunicação.
É uma boa ideia fazer uma lista extensa de tudo que precisa ser atualizado como parte do exercício de rebranding. Aqui estão alguns itens para começar:
- Redesenhe o site para refletir a nova marca;
- Otimize o conteúdo do site e as metatags para classificar novas palavras-chave;
- Atualize perfis de mídia social com novas fotos de perfil e imagens de cabeçalho;
- Atualizar assinaturas de e-mail.
Pense em todos os pontos de contato com o público interno e externo e certifique-se de fazer a mudança para garantir a consistência.
Comunique as mudanças
Depois de todo o trabalho que você colocou na estratégia, projeto e implementação de rebranding, é essencial comunicar as mudanças e manter os clientes, funcionários e parceiros informados.
Comece informando seus funcionários, principalmente as equipes de suporte ao cliente. Diga a eles o que levou à mudança e redefina o caminho a seguir. Essa mudança precisa refletir o seu plano de negócios e isso só pode acontecer se você envolver seus funcionários e ser transparente.
A comunicação com o cliente é outro aspecto importante. Você não quer que seus clientes se deparem com uma identidade de marca totalmente nova e estranhem o seu site de e-commerce.
Você pode enviar um comunicado à imprensa, publicar uma postagem no blog da empresa ou até mesmo enviar um e-mail para seus clientes, anunciando o rebranding para construir o conhecimento da marca.
Conclusão
Fazer um bom trabalho de rebranding tem forte impacto em como o seu público vai perceber a sua loja de e-commerce. Seja antes de criar uma loja virtual, seja ao reformular a sua imagem, o branding não deve ser modificado com frequência.
Então, ao tomar a decisão de remodelar a identidade da sua marca, faça um plano detalhado, pesquise a fundo a imagem que os seus clientes têm do seu e-commerce, analise e a concorrência e estabeleça um cronograma e objetivos claros.
Lembre-se de comunicar abertamente ao seu público através de newsletters, blog, redes sociais e mesmo imprensa que você reposicionou a sua marca para evitar estranhamento e gerar curiosidades a respeito da sua nova imagem.
Leia também:
- Na Black Friday e depois: como gerar vendas recorrentes?
- Experiência de compra do consumidor: o que mudou? Quais as novidades?
- Analise SWOT pessoal: o que é e como fazer?
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook,