Sazonalidade é um termo que se refere aos períodos de variação na demanda (procura) por um determinado produto ou serviço. Todos os negócios estão sujeitos a essa variação, uns mais e outros menos. O que faz a diferença é saber aproveitar esses períodos para garantir maior lucratividade e ganhar um fôlego extra para auxiliar a sustentar o negócio em períodos de baixa. Descubra o que você pode fazer para garantir um alto aproveitamento nessas épocas com promoções sazonais, seja qual for o seu ramo de negócio.
Mapeie seu e-commerce
É comum, quando começamos um negócio, e ele ainda é pequeno, sabermos de cor cada código, produto ou serviço oferecido e em detalhes suas vantagens em relação à concorrência. Mas com o tempo essa intimidade vai diminuindo. A variedade aumenta, as vendas aceleram, mais coisas a fazer, etc. Isso realmente acontece, mas o comerciante não pode perder o controle. Por isso, mapear é importante para identificar novas oportunidades.
Fazer um levantamento detalhado de todos os produtos da loja e estudar suas características pode ajudar a descobrir como aproveitar cada item em datas comemorativas, por exemplo. Às vezes, um empresário do ramo de doces finos pode considerar que não tem nada pra oferecer no dia das crianças…. Será que isso é verdade? Uma análise profunda pode te ajudar a descobrir. Essa estratégia aliada à inovação pode resultar em ações criativas, combinações de produtos que não existiam, novas promoções e aumento dos lucros.
Planejamento estratégico
A sazonalidade pode ser um fator complicador se você não estiver atento às necessidades básicas da empresa. Em épocas de aumento de demanda é preciso um melhor planejamento do estoque, para não faltar produto e nem ter demais daquilo que vende pouco. Já em épocas de baixa, é preciso estar atento ao fluxo de caixa para bancar os custos fixos e operacionais sem perder de vista as oportunidades de crescimento que podem surgir.
As duas dicas anteriores deixam você em situação confortável e segura para ousar em períodos sazonais. Veja o que você pode fazer se estiver bem estruturado:
Buscar novos mercados
Tente descobrir oportunidades de expansão da empresa. Novos produtos podem ser desenvolvidos ou inseridos no catálogo se você souber identificar um novo nicho consumidor. Por isso, a observação atenta do comportamento do seu público-alvo em datas comemorativas é muito importante.
Comunicação visual
Acertar na elaboração do texto e layout dos anúncios ou promoções é um fator que pode aumentar o seu sucesso. Em determinadas épocas do ano, os consumidores ficam mais atentos e receptivos às promoções e, por isso, desenvolver ações visuais de qualidade pode aumentar as vendas. É recomendável escolher um bom profissional para te ajudar nessa função.
Fique atento às tendências
O que uma tendência de moda teria a ver com minha loja de acabamentos para construção? A resposta é: tudo! Já está na hora de entender que as tendências funcionam de forma global. Guardadas as devidas proporções, aquilo que vai ser hit na moda de vestuário (roupas e acessórios) reflete-se de alguma maneira nos hábitos mais genéricos como: decoração de ambientes, culinária entre outros.
Estratégias elaboradas, é hora de agir para garantir um real aumento nas vendas. Estamos quase no fim do ano e logo, logo, datas como Natal e Réveillon vão chegar com força total, então prepare-se! Depois não esqueça de passar por aqui e deixar seus comentários sobre o assunto, sua participação é fundamental. Sucesso!
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