Vivemos um excelente momento para o e-commerce no Brasil e no mundo. No passado, esse modelo era usado por um número limitado de pessoas, mas devido à democratização da internet, ele se popularizou e, hoje, é possível até mesmo alavancar uma loja virtual no Instagram.
Por mês, essa rede social tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, o que representa ótimas oportunidades de negócio. Com os seus recursos de anúncios, além das possibilidades como os Stories e o recente o IGTV (Instagram TV), a plataforma é ainda mais convidativa!
Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram e como crescer sua loja no Instagram? Confira nossas dicas a seguir!
Use as melhores hashtags
No Instagram, as hashtags são uma febre, então você pode usar isso a seu favor e fazer crescer sua loja no Instagram. Vale lembrar que toda hashtag transforma a palavra taggeada em um link indexável pelos mecanismos de busca. Para começar a crescer a loja no Instagram, você precisa de um hashtagging excelente. Isso permite que as pessoas encontrem você com mais facilidade quando buscarem termos específicos.
Seu objetivo nessa rede social é envolver o seu público atual e, ao mesmo tempo, promover e atrair uma audiência futura, para que o número de seguidores não pare de aumentar. É evidente que publicar fotos interessantes e envolventes é fundamental para cativar os seus seguidores, mas fique de olho: os usuários de Instagram têm suas hashtags preferidas.
Entre as mais comuns estão #amor, #instagood, #me e #followme. Pesquise! Observe como as fotos que você mais gosta são taggeadas. Alguma delas é interessante para sua empresa? Dê uma espiada na concorrência!
Se usar as hashtags mais populares dentro de suas fotos, você aumentará muito a probabilidade de conquistar novos usuários e de sua marca ser descoberta. Analise bem e veja quais palavras combinam com sua empresa e suas imagens. Isso trará o engajamento e o retorno que você está buscando.
Acerte em cheio na escolha do filtro
Hashtags são importantes, mas você ainda deve prestar atenção a várias outras coisas. A comunidade do Instagram também responde melhor a certos filtros de fotos. E eles podem trazer um impacto muito positivo para seu perfil.
Entre os mais populares estão o Valencia, Earlybird, X-Pro II, Amaro e Rise. A escolha certa melhora a interação dos usuários perante o seu perfil. Mãos à obra! Utilize testes e descubra quais filtros são os favoritos de sua audiência. Também existe a possibilidade de seu público gostar de fotos #nofilter.
Concluiu qual é a preferência a respeito da apresentação das fotos? Invista na opinião de seus seguidores! Isso contribui muito para o engajamento da sua marca.
Agora o Instagram tem mais uma novidades que são os filtros criados para stories, que são muito divertidos e interessantes de serem usados neste formato!
Publique na hora certa
Se você quer saber como crescer sua loja no Instagram, essa dica é essencial!
O Instagram — assim como todas as redes sociais — tem horas com mais movimento e outras com poucos acessos. Além disso, seu público-alvo pode ter também momentos preferenciais de login ao longo do dia, algo que você só vai descobrir testando.
O próprio Instagram e alguns programas permitem uma análise detalhada do quanto seus posts estão produzindo engajamento e em que medida estão sendo observados. É possível, com base nos dados, analisar os melhores momentos do dia e quais dias da semana são ideais para postar.
Ao trabalhar dessa maneira, você evita que boas publicações sejam pouco visualizadas. Promova encontros entre seu conteúdo e os horários em que seu público está mais exposto a ele — e mais propenso a se engajar!
Estimule a interação social
Incentive seus seguidores a marcar os amigos em uma publicação. Isso favorece seus negócios! Por exemplo, se você tem um e-commerce de surf, pode postar a promoção de uma prancha com a seguinte descrição: “Marque seu amigo surfista que gostaria de ter essa prancha…”.
Ações assim ajudam a fortalecer a indicação do negócio por meio de outros usuários. Cada vez mais pessoas vão conhecê-lo e seguir o seu perfil!
As marcações são ótimas para aumentar a visibilidade da sua loja virtual no Instagram. Essa pode ser uma maneira simples de um amigo apresentar seu negócio a outro. Assim, as oportunidades de vendas crescem consideravelmente, assim como crescer a loja no Instagram.
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Recomendações significam credibilidade
Quando seu e-commerce é capaz de gerar interação, isso é um bom sinal para outras pessoas que visitam a página pela primeira vez. De cara, a sensação é de que há um relacionamento próximo entre público e marca, algo muito buscado pelo consumidor da era digital.
Interações melhoram a frequência no feed
O engajamento também é um dos fatores mais considerados pelo algoritmo do Instagram na hora de mostrar seus conteúdos nos feeds dos usuários. Uma boa ideia é fazer sempre posts com questionamentos e brincadeiras que estimulem respostas nos comentários, além de curtidas.
Atraia os seguidores da concorrência
Uma das melhores maneiras de como crescer a loja no Instagram é atrair o público que está seguindo seus concorrentes. O motivo é simples: essas pessoas já têm interesse pelos produtos e serviços que você oferece, agora só é preciso convencê-las de que você tem um diferencial em relação ao que elas estão acostumadas.
Publique material relevante, invista em conteúdo e siga os perfis do seu público. As chances de essas pessoas integrarem a sua audiência são muito grandes, o que vai impulsionar a sua loja virtual no Instagram!
Aproveite o poder do Instagram Stories
Para quem ainda não conhece, o Instagram Stories é uma ferramenta, que permite criar posts rápidos que permanecerão ativos apenas durante 24 horas na rede social. A estatística indica que esse recurso tem alto engajamento: 70% dos usuários seguem contas empresariais e mais de 33% dos Stories mais vistos são de empresas.
A grande novidade é que será possível fazer anúncios em tela cheia — mais uma maneira de alcançar o consumidor, se usada com inteligência. Além disso, o Instagram Stories passará a contar com ferramentas de mensuração do engajamento dos usuários com as publicações.
Ou seja, será possível visualizar o alcance, impressões e respostas geradas por cada uma das histórias do seu negócio. Os recursos de segmentação são capazes de tornar os anúncios mais atraentes para um público-alvo específico.
Links possibilitam anúncios diretos
Os Stories também têm a funcionalidade de inserir links nas postagens, o que é uma grande oportunidade de fazer anúncios práticos e diretos. Você pode usar fotos e vídeos para descrever, com o link diretamente nessa publicação.
Apesar de poder ser usado em qualquer momento, esse link tem uma ótima adequação a casos como promoções, lançamentos ou indicações diretas de produtos — como sugestões relacionadas a algum fato ou uma data comemorativa. Entretanto, você só poderá usar essa função para a sua loja virtual no Instagram se ela já tiver mais de 10 mil seguidores, de acordo com as restrições da plataforma.
Faça anúncios com o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é um dos recursos mais simples e diretos na hora de fazer anúncios na plataforma. Com ele é possível direcionar seu público a um produto de um jeito prático, em um post comum do seu feed. Ele funciona da seguinte forma: você pode taggear qualquer imagem com uma espécie de etiqueta de preço, com a informação do valor e com um link direto para o seu e-commerce.
Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, uma sugestão é postar um modelo usando suas peças e fazer essa marcação em cima de cada uma delas. Esse recurso permite que você poste conteúdos diversos — inclusive, pode aproveitar qualquer tipo de foto. Além de você conseguir desenvolver bons anúncios de modo muito natural, também dá paraaumentar o volume de vendas, já que os links vão direto ao produto.
Gere conteúdos em vídeo para o InstagramTV
O InstagramTV, (ou IGVT), veio para trazer uma possibilidade a mais ao Instagram. Ele surgiu para tornar essa rede mais competitiva em conteúdos de vídeo de maior duração, com a promessa de bater de frente com o YouTube.
A proposta é que os usuários, especialmente as marcas, postem vídeos de maior duração, de até uma hora, e também de qualidade superior. No IGTV só são aceitos conteúdos filmados na vertical e ele abre espaço para formatos mais pesados, naturalmente com qualidades muito superiores.
Para quem já inseriu sua loja virtual no Instagram, o IGTV é uma ótima oportunidade de gerar conteúdo atrativo, que engaje o consumidor e proporcione a ele uma experiência diferenciada. Nesse espaço, a marca pode postar vídeos dos ensaios de suas coleções, de dicas sobre como usar seus produtos ou de assuntos variados, desde que tenham relação com seu segmento. Estimule o interesse pelo que você vende!
Invista nas transmissões ao vivo
A nossa última dica para que você posicione bem a sua loja virtual no Instagram é utilizar o Instagram Live — que são transmissões ao vivo — outro recurso do Stories. Para quem ainda não conhece essa ferramenta, ela possibilita fazer transmissões em tempo real pela rede social e os vídeos desaparecem assim que a transmissão é encerrada!
Aproveite e mostre pitadas da rotina do seu negócio de maneira mais descontraída. Pode não parecer, mas as pessoas gostam de saber como é o dia a dia das empresas que elas admiram!
Em dúvida sobre qual tipo de vídeo exibir? O Instagram tem uma seção chamada Top Live, que reúne os vídeos mais populares que estão sendo transmitidos naquele momento. Inspire-se!
Por fim, preste atenção ao seguinte: a dica sobre horários de posts também vale para as transmissões ao vivo!
Explore o Reels
O Reels convida o usuário a criar diversos vídeos divertidos para compartilhar no Instagram. Com essa nova funcionalidade do aplicativo, batendo de frente com o TikTok, você pode criar e editar vídeos com vários clipes de 15 segundos com áudio, efeitos e novas ferramentas de criação. Bem completo não é?
Você pode compartilhar vídeos do Reels com seus seguidores no Feed e, se tem uma conta pública, disponibilizá-los para a grande comunidade do Instagram por meio de um novo espaço no Explorar, podendo atingir muitas pessoas no mundo todo!
E como esse é um recurso novo e bem recente, vale muito a pena começar já a usá-lo e explorar as melhores possibilidades de formatos de conteúdo para a sua marca dentro do Instagram!
Para saber como funciona e como usar, recomendo que você leia este post do próprio Instagram!
Hoje em dia, é fundamental inserir a loja virtual no Instagram, bem como em outras plataformas com potencial para fazer o negócio bombar. Aplique as nossas dicas adequadamente e trabalhe com dedicação para colher ótimos resultados!
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