Não é novidade que a Black Friday é uma das maiores campanhas de vendas pela internet.
É o momento onde as lojas virtuais e marketplaces oferecem ofertas exclusivas para os consumidores de e-commerce.
Nesses meses que antecedem o evento, que neste ano vai acontecer no dia 26 de novembro, é o momento de os lojistas ficarem atentos à sua organização interna para que as vendas ocorram de forma fluida e sem maiores complicações.
O empreendedor de e-commerce do nosso tempo tem por característica e até estratégia de vendas, optar por múltiplos canais de venda, mas para isso ocorrer tranquilamente durante a Black Friday é preciso organização interna e controle das compras, estoque, vendas e entregas, para que o resultado final seja positivo tanto para o lojista quanto para a experiência de consumo do cliente.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o gerenciamento de múltiplos canais de venda. Confira!
O caminho das vendas:
A organização do negócio para a Black Friday começa muito antes da chamada Black Week.
É preciso pensar nas etapas que envolvem o processo de vendas, desde os anúncios e estratégias para se diferenciar dos concorrentes, fazer boas negociações com fornecedores para garantir bons descontos, até controlar a gestão de estoque, a emissão de notas fiscais, e gerar uma boa experiência de compra e entrega ao cliente.
Tecnologia como aliada
O sistema de gestão ERP online auxilia na integração dos processos e estabelece organização e cuidados internos, fazendo com que o empreendedor possa ter tempo para pensar no negócio de forma criativa, não somente cumprir tarefas automáticas.
No e-commerce, em campanhas como a Black Friday, é preciso estar preparado, com uma gestão organizada para que as vendas e as entregas ocorram de forma natural e positiva.
Imagine gerenciar manualmente canais de venda como loja virtual, redes sociais e marketplaces ao mesmo tempo? O controle dos processos fica difícil se a tecnologia não for uma aliada ao negócio para integrar os setores e fazer uma gestão sincronizada e assertiva.
Processos como gestão de estoque, emissão de notas fiscais, separação dos produtos e integração aos parceiros de logística são fundamentais para que o negócio também possa ser escalonado e as vendas aumentem cada vez mais, sem perder a organização da gestão.
Todo o fluxo operacional fica organizado, agilizando os processos e ganhando tempo e eficiência na rotina diária.
Outras vantagens em utilizar o ERP no e-commerce:
Além da integração entre os setores e processos, o ERP também é uma ferramenta que integra o negócio aos canais de venda, tanto redes sociais quanto marketplaces.
É importante também registrar tudo o que entra e sai da empresa para ter diagnósticos com relação às campanhas de venda, sucesso ou pouco giro do produto, manter prazos de validade em dia, entre outros cuidados.
Além de controlar o estoque, o ERP também permite a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais.
O ERP também é fundamental para fazer integrações logísticas.
Em uma campanha de vendas como a Black Friday, é importante a transportadora oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas, já que é um fator importante para que o produto chegue até o consumidor com segurança, evitando problemas.
Através do sistema de gestão é possível gerenciar os seus envios e enviar link de rastreio ao cliente.
Com a Frenet, é possível fazer cotações de serviços de transporte, definir qual transportadora irá realizar a entrega e acompanhar todo o processo com maior praticidade.
Presença digital como estratégia de venda
Mais do que nunca estar presente nos canais acessados pelo consumidor é muito importante para vender na Black Friday.
Estar em canais variados, em marketplaces e redes sociais é importante para que o consumidor possa ver a sua marca como multiplataforma, além disso, também é preciso entregar uma boa experiência de venda em todos esses canais.
Por isso, um ERP online e em nuvem é um grande aliado para quem deseja a multicanalidade no e-commerce.
Também é importante que o lojista conheça o perfil do seu cliente para engajar ele nas melhores estratégias de venda e conectar desejo de compra e os produtos à venda.
O sistema de gestão ERP online auxilia na integração dos processos e estabelece organização e cuidados internos, fazendo com que o empreendedor possa ter tempo para pensar no negócio de forma criativa, não somente cumprir tarefas automáticas.
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