Um dos desafios dos empreendedores é oferecer um mix de produtos e serviços que atenda às demandas dos consumidores e permita aumentar o ticket médio. Essa atitude é fundamental para as agências acompanharem as novidades do mercado e ganharem vantagem competitiva.

 

Por outro lado, nem sempre é possível colocar isso em prática porque há custos elevados de produção e contratação de colaboradores. Afinal de contas, é necessário ter mão de obra suficiente para garantir a capacidade produtiva necessária.

 

O que fazer nesse cenário? Existem algumas dicas que ajudam a aprimorar suas ofertas sem extrapolar seu orçamento. Quer saber quais são elas? Confira a seguir:

Atente-se ao tamanho do leque de serviços

A regra é: quanto maior for o leque de serviços e produtos oferecidos, melhor para seu negócio. Analise o que sua empresa dispõe e verifique aqueles itens que não são populares, porque podem prejudicar as vendas.

 

O ideal é determinar a quantidade de produtos e serviços conforme o nicho de mercado. Por exemplo: se há mais demanda para a criação de sites, aposte nessa ideia. Assim, você garante o funcionamento mais adequado do mix de serviços e produtos.

Tenha cuidado com os equívocos

Um leque de produtos e serviços muito grande pode ser desnecessário e representar uma despesa significante para o seu negócio. Verifique os itens que possuem mais saída e aqueles cujo lucro apresentado nas vendas é mais baixo do que os custos produtivos.

 

De modo geral recomenda-se focar os itens com mais giro, porque eles podem trazer lucro mais alto devido ao número maior de vendas. Aqueles com custos mais elevados devem ser retirados de circulação ou reformulados.

Conte com a ajuda de um Whitelabel

Esse é um tipo de negócio no qual uma plataforma de e-commerce é disponibilizada para que outras empresas explorem a tecnologia comercialmente e ofertem serviços com sua própria marca por meio da terceirização da infraestrutura de TI.

 

Entre as vantagens desse modelo estão:

 

  • facilidade e rapidez para o negócio;
  • integração completa;
  • economia de dinheiro para fazer o branding;
  • economia de tempo;
  • elevação da retenção e satisfação dos clientes;
  • aumento da interatividade com o consumidor.

Flexibilize o mix de produtos e serviços

Os itens ofertados devem surtir efeito no público-alvo. Caso contrário, os clientes não vão escolher o seu negócio. Pense sobre as demandas e avalie se os consumidores precisam de novas opções, um preço mais em conta etc.

 

Uma opção, por exemplo, é oferecer uma versão customizável que tenha um valor diferenciado. Desse modo, você evita a ida do cliente para a concorrência.

Aposte nos treinamentos e capacitações

Os treinamentos constantes com vendedores são essenciais para fornecer um bom atendimento e garantir a qualidade de produtos e serviços. Lembre-se também de garantir os sistemas adequados, que facilitam a gestão do negócio e permitem melhorar o mix de serviços oferecidos aos clientes.

Redefina o segmento de negócios

O mix de serviços e produtos é um dos fatores que ajuda a definir as ações no mercado. Ele também apresenta a identidade organizacional e consolida o negócio em determinado nicho de atuação.

 

Por isso, é necessário observar a estratégia de atuação do seu negócio no segmento em que atua. Por exemplo: se sua empresa pretende alcançar parte dos consumidores utilizando os serviços que oferece, verifique se eles “conversam” com o público.

 

É assim que os seus clientes entenderão o posicionamento e a atuação do seu negócio no mercado.

 

Entendeu de que forma pode melhorar o mix de produtos e serviços para o seu cliente? Aproveite para deixar seu comentário, caso tenha ficado com alguma dúvida ou possua uma experiência a compartilhar.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: TwitterFacebookInstagram  e  YouTube.