A Black Friday é o termo americano usado para identificar as vendas realizadas na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, a data se tornou uma das mais importantes para o comércio online. Se você tem um e-commerce, é provável que já esteja habituado com a data, mas, você realmente sabe como preparar loja virtual para a Black Friday?

A ideia principal da ação é oferecer produtos com preços bem abaixo da média, com descontos em quase todos os setores nas lojas físicas ou virtuais.

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas não só pelo consumidor, mas, também, pelos lojistas, afinal, esse período movimenta bilhões no comércio brasileiro todos os anos.

No Brasil, o evento dura 24 horas e acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Se você ainda não começou, ou não sabe como preparar loja virtual para a Black Friday, não se preocupe! Preparamos cinco dicas valiosas para te ajudar. Confira!

 

1. Comece com a divulgação

Se você está começando sua loja virtual, competir por melhores preços não deve ser seu objetivo. Não vale a pena lutar por preços e acabar com sua margem de lucro logo no começo. Sendo assim, prefira usar outras armas que você já tem, como a criatividade, por exemplo.

Planeje as promoções que serão ofertadas na Black Friday e defina quais produtos estarão em promoção.

Você pode escolher uma determinada categoria ou linha de produtos para oferecer 50% de desconto, por exemplo. Outra dica é dar 20% off em todos os produtos do tamanho P ou ainda frete grátis para determinadas regiões.

Sejam as ofertas segmentadas ou não, o que importa é planejar e definir todas as regras com antecedência.

 

2. Prepare seu estoque para atender as demandas

Se você está procurando dicas sobre como preparar loja virtual para a Black Friday, não se esqueça do estoque. Nada pior do que o cliente comprar um produto que não esteja disponível na loja, isso será frustrante para ele e poderá impactar sua imagem no mercado.

Faça um levantamento com antecedência, separe os produtos que estarão em promoção e faça uma previsão das vendas.

O ideal é contar com um serviço de gerenciamento de estoque para acompanhar em tempo real. Desta forma, o cliente já é avisado quando o produto estiver sem estoque.

 

3. Reforce a infraestrutura e verifique a plataforma

Lembre-se que a Black Friday é sinônimo de muitos acessos na web. Por isso, reforce sua infraestrutura digital para que a loja permaneça no ar durante os picos de vendas.

Além disso, a escolha da plataforma também é fundamental. Verifique se a sua será capaz de atender todas as necessidades no grande dia e esteja preparado.

 

4. Treine sua equipe de atendimento

Uma das dicas mais importantes sobre como preparar loja virtual para a Black Friday é sobre o atendimento. Lembre-se que, com as vendas, também surgirão clientes com dúvidas. Contar com uma equipe preparada para atendê-los é peça chave para o sucesso.

Além disso, depois da venda o lojista deverá entregar o produto adequadamente. Por isso, planeje sua logística e execute seus processos de pós-venda da melhor forma possível.

 

5. Cuidado com as más práticas

Muitos varejistas acabam utilizando a Black Friday de forma negativa. Em alguns casos, em vez de ser uma data onde o empreendedor oferece descontos e consegue um alto volume de vendas, ela se torna uma fraude.

Em alguns e-commerces e lojas físicas, os comerciantes aumentam os preços alguns dias antes para dar “descontos” na Black Friday. Portanto, cuidado com as más práticas.

Se bem planejada, a data é uma excelente oportunidade de negócio e, com as dicas que apresentamos, você já sabe como preparar loja virtual para a Black Friday. Agora é só colocar as ações em prática! E se você ficou com dúvidas sobre a gestão de estoque, confira nosso post com os erros que você não pode cometer!

 

Confira nosso Webinar sobre como planejar uma Black Friday!