A otimização das taxas de conversão, ou CRO, visa o aumento dos resultados positivos a partir das estratégias de marketing digital. De nada adianta ter um ambiente favorável, atingir o público-alvo da melhor forma se isso não tem um resultado final.
Trabalhar em cima da melhora dessas taxas é fundamental para o crescimento econômico de um negócio, assim como é importante também para o seu desenvolvimento como referência no mercado. Para conseguir praticar o CRO é importante conhecer melhor o assunto e se inteirar sobre boas práticas.
O post a seguir é voltado para quem busca ter melhores taxas de conversão! Continue a leitura e saiba qual a importância de transformar visitantes em compradores:
Entenda melhor o que é a conversão
A conversão se desenvolve em vários níveis, tendo a venda de um produto ou serviço como o último e mais importante, já que todo negócio visa o lucro. Em estágios iniciais, a conversão pode acontecer quando um usuário visita seu site e cadastra o e-mail para receber sua newsletter. Nesse caso ele se torna um lead.
Em outro estágio, após estar na sua base de dados e conhecer seus serviços ou produtos, esse lead pode vir a se tornar um cliente, quando efetua a compra. Nesse caso houve mais uma conversão, com o propósito final, que é o lucro.
O alcance de objetivos
É importante destacar que a conversão está diretamente ligada ao alcance de objetivos, que pode ser receber curtidas em uma fanpage no Facebook, conseguir captar leads por endereços de e-mails e, por fim, conseguir fechar negócios, especialmente no segmento de e-commerce.
A taxa de conversão está diretamente ligada a frequência em que esses objetivos, sejam ele menores ou maiores, são atingidos no dia a dia.
Veja porque investir na otimização das taxas de conversão
As conversões que citamos acima são ações rotineiras que ocorrem naturalmente dentro dos sites, sendo de extrema importância na conquista de objetivos. O número de vezes em que elas acontecem em relação a quantidade de visitas é o que origina os dados das taxas de conversão.
Em um exemplo básico, um site que recebe mensalmente 5 mil visitantes e, dentre esses, 500 fecham negócio ou agem dentro de outro comportamento que se configura em uma conversão, essa taxa é de 5%.
Investir na otimização é conseguir fazer com que esses números subam cada vez mais, resultando em mais objetivos alcançados e, naturalmente, mais vendas.
Aprenda como fazer a otimização
As taxas podem ser otimizadas por meio de estratégias básicas que são feitas em cima do comportamento do visitante. Estudos prévios mostraram que elas são eficientes no que diz respeito a aumentar a conversão.
Basicamente há 3 maneiras de fazer isso: testes A/B, landing pages e aplicação do conceito de user experience. Que tal conhecermos cada um?
Testes A/B
Esse teste é muito simples e consiste em testar dois layouts de uma página do seu website, com disposições diferentes de informações. A página “A” é a sua principal e a “B” é aquela com alterações que podem melhorar o desempenho.
O teste trabalha em cima de uma randomização de direcionamento para essas páginas, ou seja, o usuário será direcionado aleatoriamente para “A” ou “B”. Após isso, é necessário analisar as métricas e, caso “B” obtenha melhor conversão, essa é a página ideal e o desempenho pode ser associado à mudança.
Landing pages
Landing pages são páginas totalmente focadas em realizar a conversão. Elas são destinos de direcionamento de links e botões de uma página prévia. Quando há esse encaminhamento, o usuário é exposto a um ambiente objetivo, que deixa exposta a ação de conversão de maneira mais clara e incisiva, com maior poder de persuasão.
User experience
O conceito de user experience (UX) visa a otimização da experiência de navegação em uma página. Para isso, uma série de detalhes são testados e observados, até que seja encontrado um resultado final em que o uso da página é satisfatório e resulte em mais conversões.
A otimização das taxas de conversão traz resultados ainda melhores para sites e e-commerces, então é fundamental trabalhar com essas estratégias.
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