O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, mais conhecido agora por Novo Marketing, é um conceito que vem mudando o mundo do marketing, onde as pessoas não são mais interrompidas e sim atraídas. Ficou interessado? Leia o post até o final!
Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital focadas na produção de conteúdo na web para o público-alvo de uma empresa com o objetivo de conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma mais natural , direta e amigável, criando um relacionamento mais próximo e duradouro.
Com o Inbound Marketing, os seus potenciais clientes vão até a sua empresa, atraídos pelos seus produtos e serviços, e podem ser transformados em clientes fiéis da sua marca.
As estratégias de marketing digital tem o objetivo de gerar conexões, oferecer conteúdos relevantes e de valor ao cliente em potencial de uma empresa, a fim de atraí-los de forma mais livre. Ou seja, a empresa conquista clientes com o que eles mesmos desejam absorver, não sendo obrigados a consumir nenhum tipo de conteúdo que não desejam.
Em vez de interromper as pessoas, a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas.
O Inbound marketing busca por uma comunicação mais aberta entre a marca e o cliente, isso gera um relacionamento de confiança criado pela constante geração de valor sem interrupções, assim o engajamento é maior.
Agora que você já sabe as maiores vantagens de usar estratégias de Inbound Marketing no seu negócio online, continue lendo o post para conferir as melhores dicas para usar o Inbound Marketing para começar bem o ano. Vamos lá!
Marketing de conteúdo
Produção de conteúdo é uma das partes mais importantes do Inbound Marketing, pois atua em todas as etapas do funil de vendas da loja virtual e em toda a jornada do cliente.
Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias de comunicação com seu público-alvo que tem como objetivo crescer a sua base de clientes e de potenciais clientes, os atraindo através da criação de conteúdo relevante, valioso e que o ajude a resolver algum problema pontual.
Por isso, comece aplicando o marketing de conteúdo no seu negócio online. Para saber mais sobre isso, leia o post: “Marketing de Conteúdo e e-commerce: um guia para usar a estratégia”.
Monte um blog
Se você ainda não tem um blog, está perdendo para os seus concorrentes vários potenciais clientes. Investindo em blog para e-commerce, você estará investindo em boa produção de conteúdo e isso chama a atenção das pessoas para a sua loja online.
Criar um blog e manter a frequência em suas publicações é uma excelente forma de estreitar laços com seus potenciais clientes e ainda aumentar o tráfego da sua loja virtual.
O blog também ajuda a destacar a sua loja em meio à concorrência, passando uma imagem de autoridade e credibilidade no seu segmento de mercado, sabia?
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Invista nas redes sociais
Ainda hoje muitas pessoas se sentem inseguras e não fazem compras em sites de vendas online. Por isso, a credibilidade de uma loja virtual é indispensável para o seu sucesso. E para ajudar você a melhorar a credibilidade de seu e-commerce, as redes sociais se tornam ótimas aliadas!
Faça vídeos e stories em vários formatos para cada rede social em que seu público está presente, mostre sua empresa, seus produtos e até você mesmo! Tudo isso torna a sua marca mais humana e as pessoas amam isso!
Também use as mídias sociais para divulgar depoimentos de clientes, ter depoimentos de seus clientes aumenta a confiança para que outras pessoas comprem de você.
Invista em SEO
SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca. Muito mais do que um conjunto de normas e técnicas, o SEO é uma forte área do Inbound Marketing.
Estratégias de SEO tem como objetivo aumentar os números de vezes em que sua loja é encontrada em motores de busca, como o Google. Desse modo, para trabalhar com SEO, você deve oferecer conteúdos de qualidade, um layout agradável, uma navegação eficiente, entre outras ações são estratégias que fazem o SEO de uma loja virtual melhorar.
Para adaptar seu site de vendas, procure usar palavras-chaves em todos os conteúdos, como títulos, descrições de produtos e outros textos. Também use apenas URLs amigáveis e, como estamos falando de Inbound Marketing, invista muito na produção de conteúdo de qualidade.
Utilize diversos formatos de conteúdos nas suas páginas, como imagens, vídeos, sugestões de uso, avaliações, perguntas e respostas, infográficos e simuladores. Quanto mais informações, mais tempo o usuário fica na página, e isso ajuda o Google a entender que a sua loja é relevante. Lembre-se sempre de investir na qualidade dos conteúdos.
Crie landing pages
O principal ponto de uma estratégia de Inbound Marketing é conseguir atrair as pessoas certas por meio de seus canais digitais como sites e blogs.
As landing pages, ou também chamadas de páginas de conversão, são páginas feitas para convencer os visitantes a praticar alguma ação, como aceitar uma oferta ou baixar um ebook em troca de informações pessoais.
Usando LPs no seu site ou blog, você consegue converter seus visitantes em potenciais clientes, conseguindo informações valiosas para as suas estratégias de marketing digital, incluindo o Inbound Marketing.
Use CTAs
O call-to-action (CTA) é qualquer chamada (visual ou textual) que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação, sendo outro recurso essencial nas estratégias de Inbound Marketing e para gerar leads.
A CTA, assim como as LPs (landing pages), facilita o trabalho do seu time de vendas, otimiza a sua conversão aproveitando as melhores oportunidades e ainda constrói um bom histórico dos seus contatos munindo tanto os seus vendedores quanto o seu marketing de informações valiosas.
Contrate um CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management. No Português, em tradução livre, significa “gerenciamento das relações com o cliente”. O CRM é perfeito para gerar e nutrir leads, o que é essencial para o Inbound Marketing e produção de conteúdo.
Confira aqui 5 motivos para você investir hoje mesmo em um CRM
Aplique o e-mail marketing
O e-mail marketing é a melhor estratégia de Marketing Digital para manter a comunicação com os seus clientes ativa. Além de também ajudar – e muito – a manter o interesse.
Isso porque, como dito anteriormente, você poderá enviar através do e-mail marketing uma série de informações relevantes para seu cliente, mantendo a comunicação entre si.
Apesar de frequentemente ser considerada uma estratégia de Marketing Digital muito invasiva e pouco eficaz, quando realizada da maneira correta, pode sim dar muitos resultados!
Invista no Customer Success
O conceito de Customer Success, traduzido livremente como sucesso do cliente, é uma estratégia que visa ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos com um produto ou serviço para mantê-los como clientes por mais tempo e gerar mais renda.
Se o seu cliente obtiver resultados reais com o produto que acabou de comprar ou o serviço que contratou, com certeza fará isso de novo ou continuará com o serviço por muito mais tempo. Além disso, ele também irá recomendar para seus conhecidos.
Por isso, investir no sucesso do cliente é tão importante. Então, para se aprofundar nesta área, recomendo que você leia este post sobre: “Saiba tudo o que você precisa sobre Customer Success”.
Além disso, manter o relacionamento com os seus clientes ativo também é fundamental para alcançar todos os benefícios do Inbound Marketing. Não se esqueça dos seus clientes, nem deixe que esqueçam da sua empresa. Por isso, envie mensagens e conteúdos relevantes com regularidade para manter o relacionamento ativo. Isso pode ser feito por meio de redes sociais e newsletter, por exemplo.
Chegamos ao final do post e essas foram as melhores dicas para você usar o Inbound Marketing para começar bem o ano no seu negócio online lucrando bastante!
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