O Instagram já é uma poderosa ferramenta para as lojas virtuais. A rede social oferece a possibilidade de criar uma loja na plataforma, que funciona como uma vitrine para os produtos.
Combinado ao poder de relacionamento, ao visual atrativo e à variedade de ferramentas que o Instagram oferece, esse recurso de vendas certamente vai potencializar os resultados da sua marca!
Então, se você ainda não vende pelo Instagram, chegou a hora de entender como usar a rede social para esse fim!
1. Faça uma conta comercial para vender no Instagram
O primeiro passo para vender pelo Instagram é ter uma conta comercial na rede social e uma página no Facebook.
Somente perfis de negócios comerciais podem ter uma loja do Instagram Shopping, além de usar outros recursos como a criação de anúncios pagos e a visualização de métricas.
Então, se você ainda usa uma conta pessoal para divulgar a sua loja, está na hora de se profissionalizar! Basta entrar com login no perfil pessoal, acessar as configurações da conta e clicar em “Alternar para perfil comercial”.
Depois disso, integre com a página da loja no Facebook.
2. Crie uma loja no Instagram Shopping
Depois de configurar o perfil comercial, você já pode criar uma loja no Instagram Shopping e utilizar as funcionalidades para contas comerciais.
A loja funciona como uma vitrine, que exibe os produtos que foram marcados nos posts do feed e dos stories. Eles incluem links que direcionam os interessados até o seu e-commerce para fechar a compra.
Para acessar os produtos, os usuários podem ver as marcações nos posts, clicar na aba no menu principal da rede social — com ícone de uma sacola — ou selecionar o botão “Ver loja” no seu perfil.
No catálogo, eles podem ver mais fotos, salvar ou compartilhar os produtos e ir até o e-commerce para fazer uma compra.
Para habilitar a loja, você precisa carregar o catálogo de produtos no Instagram. Para isso, utilize o Gerenciador de Comércio do Facebook e acesse a opção de criar um catálogo.
Depois de criar o catálogo, cadastrar os produtos e vincular ao seu perfil no Instagram, é preciso enviar a conta para análise.
Vá até as configurações da conta, cadastre-se para o recurso “Compras” e siga os passos para enviar à análise.
Depois que for aprovada, é só ativar o recurso no mesmo local e começar a marcar os produtos nas suas publicações. Pronto, agora você já está preparado para iniciar suas vendas!
3. Faça publicações e stories sobre os seus produtos
Para fazer os produtos aparecerem para seus seguidores é preciso divulgá-los em nas suas postagens, tanto no feed como nos stories.
A qualidade dessas publicações é essencial para potencializar as vendas e mostrar o profissionalismo da sua marca.
No Instagram, o visual das publicações é uma das chaves para o sucesso. As pessoas querem ver imagens e vídeos encantadores!
Então, capriche no layout, fotos e vídeos e explore os recursos da rede social como os stickers, filtros e efeitos. Utilize uma linguagem visual que se comunique com a sua persona.
Compradores também querem saber mais detalhes das características do produto, como ele pode ser útil para a sua vida e por que deve comprá-lo.
Explore os textos e as legendas para comunicar sobre o produto e persuadir para a compra.
Você não precisa oferecer todos os detalhes do produto no Instagram, se eles já estão no seu e-commerce. Mas aproveite para destacar o que é mais interessante e atrativo para o público.
4. Interaja com os clientes e seguidores
Redes sociais foram feitas para interagir! E uma loja virtual que quer vender pelo Instagram não pode ignorar seus seguidores.
Para criar um relacionamento e conexão com os usuários e possíveis clientes, é preciso falar com eles. Não deixe usuários no vácuo: responda comentários e mensagens, curta e comente os posts dos usuários, reposte publicações que marcaram o perfil da marca.
Ah! Mais importante ainda é interagir com os seus seguidores quando eles têm dúvidas sobre produtos. Nesse caso, você tem um potencial cliente prestes a fazer uma compra! Então, responda com agilidade e não perca a venda.
Esteja disponível também para resolver problemas de clientes com as compras. Oferecer um bom atendimento faz as chances de fidelização aumentarem.
E para que esse atendimento seja o mais adequado possível, é importante definir protocolos que padronizem e agilizem as respostas. No Instagram, você pode configurar mensagens padronizadas para dúvidas comuns, que ajudam a ganhar tempo no atendimento e aumentar a satisfação do cliente.
5. Mantenha a frequência das suas postagens
É importante manter uma frequência de postagens para estabelecer constância e aparecer mais vezes no feed e nos stories do seu público.
Você já deve saber que o Instagram não consegue exibir todos os posts da sua marca para todos os usuários, não é?
Eles só aparecem se forem relevantes para a pessoa. A frequência de publicação é uma forma de mostrar que o seu perfil está ativo e receber interações para aparecer cada vez mais para os usuários.
Segundo uma pesquisa do Facebook, frequências mais altas de exposição aos conteúdos de marcas têm mais potencial de aumentar a lembrança e a intenção de compra do consumidor.
Porém, não existe uma frequência ideal para todas as marcas. Tudo vai depender do comportamento do seu público, da sua área de atuação e até da capacidade de produção da sua equipe.
O importante é se fazer presente nos momentos da vida do seu consumidor.
Ao pensar no calendário de publicações, preste atenção se você está incluindo os posts de produtos que levam à loja.
Você não precisa marcar produtos em todas as postagens — é interessante combinar com posts institucionais ou educativos, por exemplo, para não insistir na venda o tempo todo. Mas é importante incluí-los com frequência para lembrar que a sua loja está lá e estimular o interesse de potenciais clientes.
Administrar a presença da sua marca no Instagram e em outras redes sociais não é tarefa fácil, por isso tenha uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais para te dar uma mãozinha.
A plataforma de gestão de redes sociais da mLabs permite gerenciar diversos perfis em um só lugar, com recursos para criar fluxos de produção para uma equipe, criar e agendar posts, responder mensagens e comentários, gerar relatórios e muito mais.
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