O novo ano está apenas começando e já podemos ver como as estratégias de marketing digital precisarão ser atualizadas em 2020.
Grandes mudanças já estão ocorrendo na esfera do marketing digital e nós analisaremos como os profissionais de marketing podem atualizar seus relatórios mensais para refletir essas transformações.
Aqui estão as áreas do marketing digital que mudarão em 2020 e as principais conclusões para você se adaptar.
Marketing de conteúdo
Os boatos sobre o fim do marketing de conteúdo são exatamente isso — apenas boatos. O marketing de conteúdo não irá a lugar algum. De fato, em 2020, o conteúdo se tornará ainda mais importante.
Existem várias razões para isso. Por um lado, o conteúdo baseado em texto continua na liderança em demonstrar as ideias das marcas.
Os usuários da internet — apesar da diminuição da capacidade de atenção — preferem ler artigos longos e completos. Os textos com mais de 1.500 palavras, detalhados e bem documentados, tendem a obter mais tração do que os curtos, embora os artigos que contêm de 300 a 500 palavras também tenham seu lugar.
Obviamente, o aspecto mais importante do marketing de conteúdo é o quão intrinsecamente ele está ligado aos resultados dos motores de busca — o conteúdo ainda é a melhor maneira de melhorar o seu ranking no Google.
Mas o tipo de conteúdo terá que mudar um pouco em 2020. Embora sua estratégia de marketing digital deva, sem dúvidas, continuar focada no texto, é fundamental que os profissionais de marketing encontrem uma maneira de tornar o conteúdo mais interativo.
Vídeos de 360 graus, jogos, pesquisas, questionários interativos e RV/RA (Realidades Virtual e Aumentada) se tornarão novas maneiras de usar o conteúdo para envolver o público.
Há outra maneira através da qual o marketing de conteúdo passará para o primeiro plano em 2020 —”chatbot marketing”.
Os “chatbots” estão sendo usados em mídias sociais e sites e, para serem aproveitados ao máximo, exigem um ótimo conteúdo.
Principais conclusões
- Não pare de escrever blogs, artigos e textos longos;
- Pesquise e invista em tecnologia que tornará seu conteúdo mais interativo;
- Crie “chatbots” sofisticados, alimentando-os com conteúdo de alta qualidade.
Design gráfico no marketing digital
Veremos uma grande novidade nas tendências de design gráfico em 2020. As tendências de design dos últimos anos estiveram focadas em cores e gradientes vivos, mas as coisas mudaram.
Embora as paletas cromáticas de 2020 continuem sendo diversas, as cores usadas deverão ser atenuadas — a adição de uma base branca ou preta o ajudará a alcançar esse efeito.
E haverá um impacto nas imagens de arquivo que são usadas na esfera do marketing digital — a paleta de cores suaves se estenderá a todas as outras imagens.
Os gradientes continuarão a ser usados, mas de uma maneira um pouco diferente — em vez de serem incorporados aos fundos, eles serão usados para destacar elementos gráficos e como filtros de cores.
As fontes pesadas serão as preferidas dos designers, ligando-se à nova tendência das landing pages (páginas de destino) minimalistas.
Por outro lado, as ilustrações se tornarão mais complexas e abstratas — elas precisarão de uma textura mais onírica, com linhas mais fluidas baseadas em texturas naturais.
Principais conclusões
- Adapte sua paleta de cores atual para um esquema mais suave;
- Recrute designers que possam criar ilustrações abstratas;
- Pesquise fontes pesadas e como incorporá-las em seus designs.
Marketing de mídia social
A personalização se tornará um fator-chave na maneira como as marcas alcançam seus públicos-alvo através do marketing digital.
O tipo de dados que os profissionais de marketing examinam nas mídias sociais mudará — em vez de focar na demografia, a ênfase deverá ser a maneira como as pessoas se envolvem com seus interesses.
O monitoramento de redes sociais precisará ser reforçado para que haja uma melhor compreensão de como os seguidores interagem com uma marca além das plataformas de mídia social.
O tipo de conteúdo que as marcas publicam nas mídias sociais também será afetado — enquanto o marketing de vídeo vem ganhando popularidade, é o vídeo ao vivo que tem demonstrado maior envolvimento com o usuário.
Até o marketing dos influenciadores deve mudar em 2020 — ainda que continuem a desempenhar um papel no marketing de mídia social, os tipos de influenciadores com os quais as marcas colaboram serão diferentes.
Em vez de focar todos os recursos nos maiores influenciadores, esperamos ver um aumento no investimentos em microinfluenciadores — aqueles com 10 mil seguidores ou menos.
Esses microinfluenciadores podem não ter um público muito grande, mas as colaborações com eles aumentarão o impacto e os lucros.
Principais conclusões
- Concentre-se em dados mais relevantes em vez de métricas fúteis;
- O marketing de vídeo está mudando, então crie uma estratégia de vídeo ao vivo;
- Invista em microinfluenciadores, não em megainfluenciadores.
Tecnologia de marketing
A tecnologia está sendo constantemente adaptada e inventada. Na esfera do marketing digital em 2020, ela impactará o tipo de conteúdo que os profissionais de marketing criam.
As tecnologias imersivas, como a RA e a RV, tornaram-se extremamente populares nas mídias sociais e no marketing em aplicativos.
Em outras palavras, a tecnologia está aumentando o engajamento e fazendo a diferença no resultado final.
Juntamente com a RA e RV, os “chatbots” e os softwares alimentados por IA (Inteligência Artificial) — para coletar e classificar dados e criar conexões entre vários sistemas — se tornarão lugar-comum.
Esse é o tipo de tecnologia que permitirá que os profissionais de marketing criem conteúdo interativo (como mencionamos anteriormente).
Principais conclusões
- Encontre maneiras de incorporar a RA e RV ao marketing de mídia social;
- Conecte RA e aplicativos da marca para aumentar o envolvimento;
- Invista em IA para impulsionar “chatbots” e a coleta de dados.
Marketing de pesquisa
Os mecanismos de pesquisa são extremamente importantes no marketing digital — principalmente porque eles são o principal método de divulgação para o público.
Com o uso das palavras-chave e estratégias de “link building” certas, as marcas garantem que seu conteúdo seja visto na primeira página de uma pesquisa no Google.
Mas acredita-se que esta técnica ficará mais difícil em 2020. Por um lado, o Google atualizou seus algoritmos para promover apenas uma postagem de uma mesma marca em cada página.
Além disso, há o recurso de pesquisa zero do Google — no qual a própria ferramenta responde à pergunta de quem pesquisa antes que a pessoa possa acessar os anúncios ou postagens.
A ascensão de dispositivos como o Alexa e o Amazon Echo levou a pesquisa por voz ao primeiro plano — isto terá um impacto no tipo de palavras-chave e frases que os profissionais de marketing usarão.
Principais conclusões
- Continue trabalhando nas palavras-chave e no “link building“;
- Reestruture títulos e texto da página para classificar no topo do ranking;
- Use frases mais longas para se adaptar à pesquisa por voz.
Adapte hoje a sua estratégia de marketing digital
O marketing digital passará por grandes transformações em 2020, mas existem maneiras de adaptar sua estratégia.
As áreas do marketing digital mencionadas acima sofrerão as maiores atualizações, mas as conclusões oferecidas ajudarão sua equipe de marketing a se adaptar às mudanças.
Guest post escrito pela Venngage.