Já não é segredo para ninguém que os marketplaces representam grande parte das vendas realizadas no varejo digital.
Tanto que, de acordo com um 42ª edição do Webshoppers, um dos relatórios mais amplos sobre os dados do e-commerce brasileiro realizado pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, 78% do faturamento do setor vem desses canais.
Apesar do alto nível de competitividade dentro dessas plataformas, saiba que o sucesso e conversão nas vendas pode depender especificamente de você.
É muito simples de entender, os varejistas que estão atentos a todas as etapas que compõem o processo da compra e são bem avaliados pelos clientes conquistam reputação dentro do canal.
Consequentemente, isso acarreta em mais visibilidade e notoriedade na hora de anunciar seus produtos. Ou seja, a reputação em si está diretamente relacionada com a confiança que seu negócio inspira para os seus compradores em potencial.
O que é a reputação nos marketplaces?
De modo geral, ela pode ser vista como a avaliação que a sua loja tem dentro do marketplace. Logo, ela pode ser positiva ou negativa, podendo ser quantitativa ou até indicada de modo mais visual como é o exemplo do Mercado Livre, que funciona por cores.
Caso você queira saber mais sobre o método de qualificação Meli, recomendo que dê olhada no artigo que explicamos de forma mais detalhada: O que é a reputação no Mercado Livre e como manter
Provavelmente agora você deve estar se perguntando agora o que é avaliado para classificar a reputação. Como foi dito acima, cada marketplace tem seu próprio jeito de classificar se uma loja oferece um serviço bom ou não.
Entretanto, existem alguns pontos que entram no consenso geral na hora de identificar a qualidade da loja, confira quais são eles:
- Qualidade do produto;
- Agilidade na entrega;
- Resolução e quantidade das reclamações;
- Taxa de cancelamento dos produtos;
- Pós-venda;
- Avaliação do cliente ao final da jornada de compra.
Qual é a importância da reputação para o seu negócio?
Como falamos acima, ela nada mais é do que o fator determinante para o rankeamento do seu negócio, afinal de contas, o marketplace tende a não colocar em evidência aquelas lojas que não possuem uma boa notoriedade.
Da mesma forma que você deve cuidar da sua reputação, os canais de vendas também cuidam das suas próprias por meio de uma seleção.
Eles tendem a colocar em sua vitrine aqueles produtos que pertencem aos melhores e mais bem avaliados lojistas.
Entre os benefícios de ter uma boa reputação podemos listar os seguintes pontos:
Aumento no ticket médio do seu negócio
Parece óbvio, mas é importante enfatizar que o ganho de notoriedade acarreta, acima de tudo, a maior quantidade de vendas e lucratividade.
Quanto mais confiança você passar para os consumidores, maior a chance de conversão.
Atrair fidelização
Quanto melhor for a sua reputação e o seu serviço, a chance dos clientes voltarem para efetuar mais compras em sua loja virtual é muito alta. Hoje em dia, a fidelização é algo muito disputado no e-commerce por conta da alta competitividade.
[rock-convert-cta id=”52993″]
Maior probabilidade de entrar no buy box
É aquele lugar de maior destaque de um anúncio dentro do marketplace. É uma caixa de compra que fica localizada em lugares estratégicos da página.
Para conquistá-lo, é preciso ter uma ótima reputação, oferecer por um preço e valor de frete competitivo, além de possuir um vasto estoque do item.
Para conhecer melhor essa ferramenta acesse: Buy Box nos marketplaces
4 dicas de como construir uma boa reputação
Venda produtos de qualidade
Atender a expectativa do consumidor em relação ao que está sendo oferecido é a melhor forma de deixá-lo satisfeito. Nesse sentido, a transparência é tudo, pois ninguém gosta de se sentir lesado ou enganado.
Faça um atendimento perfeito
O online não tem a mesma proximidade que o presencial tem, logo dar atenção às dúvidas do cliente se tornou um diferencial nesse modelo de negócio.
O erro de muitos lojistas é se atentar apenas em fazer um bom atendimento para que o consumidor adquira logo o produto.
Muitos esquecem que após isso vem algo super relevante: o pós-venda, que é basicamente o suporte para o cliente depois que ele comprou o item e surgiu alguma questão ou reclamação.
A comunicação humanizada e direta, realizada não apenas via SAC, mas por WhatsApp ou telefone, é algo que vai facilitar todo o processo.
Entrega rápida e dentro do prazo
De acordo com pesquisa realizada pela UPS Pulse of the Online Shopper, que tinha como intuito avaliar os hábitos de compra do consumidor desde a pré-compra até a pós-entrega, dos compradores que já fizeram pedidos de produtos em marketplace, 90,7% deles alega que a experiência de compra nestes canais foi entre “boa” ou “ótima”.
No entanto, saiba que o fator mais ressaltado como positivo foi a precisão do produto recebido e o prazo de entrega super rápido.
Logo, acho que ficou muito claro o quanto esse ponto é relevante para todos os seus consumidores, né?
Não se esqueça de procurar por serviços logísticos como o Mercado Envios e Full do Mercado Livre, eles podem definitivamente mudar o seu negócio de patamar.
Se atente ao feedback
De um modo geral estamos falando sobre escutar a opinião do cliente sobre a sua loja, fique atento aos elogios e às críticas, pois você não apenas pode, como deve usá-los como uma forma de métrica.
Buscar evoluir e melhorar sempre é o básico para que um empreendimento no mundo digital cresça e se torne lucrativo.
Conclusão
Agora que você já sabe o quão importante é a reputação e como construí-la, é preciso saber que se trata de um processo de constância, ou seja, você precisa manter essas práticas positivas para mandar o seu negócio no topo.
Porém, existe uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo, é o hub de integração. Essa ferramenta poderosa pode ser o diferencial que sua loja sempre precisou para deslanchar nas vendas e vamos te mostrar o porquê.
Confira imediatamente esse conteúdo: Hub de integração ajuda a preservar a reputação nos marketplaces?
Leia também: