A CPI (conversão por impressão), é que uma métrica que nos mostra a proporção entre impressões e conversões.
Não é tão simples definir os objetivos de mensuração, porque há várias situações nas quais você pode ter uma CTR alta e uma taxa de conversão baixa, mostrando que os usuários estão clicando em seus anúncios, mas sem resultar na conversão que você espera; ou que você em uma baixa taxa de cliques em seus anúncios, mas tem uma alta taxa de conversão.
De fato, não é possível escolher apenas uma ou outra.
Voltando ao CPI (Conversão Por Impressão), ela acaba com suas dúvidas e combina a Taxa de Conversão com o CTR, apontando qual anúncio receberá mais conversão quando aparecer.
Agora você deve estar se perguntando “Porque medir a bendita impressão?”
Pense comigo: Toda vez que seu anúncio aparece em determinado canal, automaticamente ele gera uma chance de conversão, correto?
Alguém pode clicar no anúncio, visitar seu site e comprar algo.
Como o CPI é calculado
A CPI é calculada dividindo o total de impressões pelo total de conversões.
CPI = conversões / impressões
A vantagem de usar o CPI como sua métrica de teste
Essa métrica é importante quando você deseja o máximo possível de conversões.
Por conta dessa métrica levar em consideração a CTR e a taxa de conversão, é uma métrica simples que mostrará qual anúncio levará ao maior número de conversões possível.
Porque usar o CPI?
Há momentos em que, ao analisar as métricas completas, em conjunto com vários anúncios, é comum acabar não escolhendo os de melhor desempenho.
Para você entender com funciona na prática, vamos a um exemplo final simulando uma campanha com vários anúncios e métricas disponíveis!
Se tivéssemos apenas querendo o máximo de conversão, o Anúncio 03 seria nosso vencedor! A cada 10.000 impressões, ele recebe 15 conversões. Veja como o CPI é uma métrica fundamental. Repare que nosso anúncio vencedor, não ganha em CTR, quem vence esse duelo é o anúncio 04, enquanto na taxa de conversão quem ganha é o 06.
Repare também que, em comparação aos outros anúncios, o Anúncio 03 tem uma boa CTR e também boa taxa de conversão, além disso, ele não é o principal ganhador ou perdedor nessas duas métricas.
Quando aplicamos a conversão por impressão, ele se tornou o vencedor!
Se estivéssemos analisando a CTR para medir a taxa de qualidade do anúncio, o vencedor seria o Anúncio 04, que tem uma CTR alta e, consequentemente, seu custo por clique é de R$ 1,00 apenas.
Supondo que nossos objetivos comerciais fossem gerar leads e pagar menos que R$ 30,00 cada um, ao analisar os dados, pausaríamos todos os anúncios com Custo de Aquisição maiores que R$ 30!
Depois, analisando a coluna de Conversões por Impressão, o anúncio campeão seria o de número 05, pois ele tem custo de aquisição de R$ 29,62, mas CPI de 0,13%.
Em outra simulação, temos como meta gerar apenas 10 vendas ou clientes e devemos pagar o mínimo possível por eles, então nosso anuncio número 06 seria o campeão, uma vez que gerou a quantidade de leads desejado e está com o menor custo de aquisição.
Viu como é importante saber o que analisar?
Agora que você já sabe como analisar e definir quais dos seus anúncios têm melhor chance de conversão, você vai parar por aí? Jamais!
Você ainda tem bons insights para usar!
Em sua campanha, você tem um anúncio com um CTR (taxa de cliques) campeão, o anúncio de número 04. Mas porque?
Cabe a você, agora, ver se ele tem um design atraente, se o texto do anúncio está mais persuasivo, se o título chama mais a atenção.
Lembre-se que ele foi o campeão de cliques, ele tem algo especial!
Você pode duplicar esse anúncio e criar um novo teste com ele, afinal, ele é bom e o que é bom deve ser usado!
Seu anúncio de número 06 teve mais conversões, porém um CTR (taxa de cliques) muito baixo perante os outros anúncios. É possível que os usuários desse anúncio são mais qualificados para seu negócio, ou até mesmo o texto desse anúncio, ter filtrado potenciais compradores.
Bom você já deve ter em mente o que fazer agora, não é? Não?
Poxa, você tem um anúncio que é campeão de cliques, com outro anúncio que é campeão de conversões.
Vamos criar um super anúncio! Isso! Já pensou num anúncio com os padrões de design e texto que geram muitos cliques combinado ao direcionamento e público que mais converteu anteriormente?
É um potencial muito grande para uso!
São várias possibilidades que você pode pensar e colocar em prática, mas o principal é manter o foco em suas análises, pois como você percebeu no exemplo acima, cada métrica corresponde a um indicador e se você não tem em mente qual deles é essencial para determinada análise, você tomará decisões equivocadas!
Até a próxima!
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