O setor de loja virtual de roupa e moda online representa hoje 13,6% do total de pedidos do e-commerce.
Se você tem uma loja física de moda e pretende expandir suas vendas (e faturamento), pode ser uma ótima ideia entrar no mundo virtual!
Hoje você aprenderá tudo o que você precisa para criar uma loja virtual de roupa e um passo a passo completo para criar sua loja virtual neste segmento e não ficar para trás no segmento de vendas que mais cresce no mundo!
Primeiro Passo: escolha seu nicho
O crescimento em ritmo acelerado do e-commerce no Brasil mostra além de qualquer dúvida: é um excelente negócio vender online.
Se você está considerando criar sua loja virtual, seu primeiro questionamento provavelmente será sobre o quê, exatamente, você deve comercializar. Mas, neste post, já estamos falando sobre loja virtual de roupa, então já vamos pular para a etapa de escolha do segmento do negócio.
Segmentação é fundamental. Mesmo dentro da loja virtual de roupa, você ainda pode escolher nichos. De nada adianta possuir um largo catálogo de mercadorias que ninguém tem interesse!
O recomendado é sempre procurar por segmentos específicos dentro deste mercado para se especializar e vender mais. Por exemplo: roupa de crianças, roupas veganas, roupas praianas e assim vai…
Uma vez definida seu nicho de e-commerce, você deve começar a estudar qual será a aceitação do público para os itens.
Portanto, estude o seu público-alvo, isso é uma tarefa que pode te ajudar também na decisão de estratégias de marketing, que falarei mais para frente neste post. Entenda quais são os seus interesses e necessidades e foque nos itens relacionados a isto.
Outro assunto importante nesta etapa da criação da loja virtual de roupa é sobre o lucro.
Com uma seleção de mercadorias já definida, levante com alguns fornecedores qual seria o custo de aquisição para cada um deles. Some a isto os seus custos com a loja e compare com o preço que você pretende oferecer na loja.
A diferença entre o preço de venda e o seu gasto com cada item é a sua margem de lucro. Se a margem for muito pequena fica complicado lucrar com eles, a não ser que sejam itens com um volume muito grande de vendas.
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Quando você opta por vender um determinado produto, é importante levar a reputação da sua loja virtual de roupa em conta. Se o produto é de má qualidade, certamente isto tem implicações negativas para o fabricante, mas a impressão ruim também afeta a sua loja. Afinal, foi uma decisão sua vender aquele produto.
Por isso, leve a etapa de escolha dos produtos muito à sério.
Saiba aqui como escolher os produtos da sua loja virtual de roupa aqui!
Segundo Passo: escolha os fornecedores
No primeiro passo, você viu escolheu seu nicho lucrativo para criar sua loja virtual de roupa. Agora que você já decidiu exatamente o que irá vender em sua loja virtual de roupa, é hora de escolher os seus fornecedores.
A escolha do fornecedor é importante para que seu negócio consiga manter a competitividade, tanto em seus preços como prazos. Deve ser um parceiro, que mantenha boas relações e tenha interesse em ver sua loja online crescer. Afinal, seu lucro é dele também.
Seu primeiro passo será levantar uma lista com o máximo de fornecedores na sua área de atuação. É importante ter o máximo de opções para comparar antes de fazer uma escolha.
Não ter uma alternativa para determinado produto significa ficar na mão daquela empresa. Se os preços sobem, por exemplo, você não tem alternativa além de aceitar, sacrificando sua margem de lucro ou o preço dos produtos.
Também frequente feiras e eventos relacionados ao seu negócio. Faça visitas à fábricas, associações comerciais e centros de produção da sua região. Converse com as pessoas que trabalham na sua área, inclusive com os seus concorrentes quando possível. Uma rede de contatos pode lhe fazer indicações e recomendações valiosas.
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Desconfie de quem oferece preços muito abaixo do mercado. Muitas vezes são mercadorias negociadas sem nota fiscal, de qualidade inferior ou mesmo fruto de roubo e descaminho. Além dos problemas legais, lidar com este tipo de produto mancha a reputação do seu negócio.
Também se informe sobre o histórico do fornecedor. Peça ao representante de vendas que indique clientes mais antigos para que você entre em contato.
Pergunte sobre a regularidade nas entregas, cumprimento de prazos e como eles se comportaram em casos onde houveram problemas.
Terceiro Passo: escolha seu domínio
As estratégias e ações digitais que você desenvolve têm o objetivo de gerar tráfego para o seu site estimulando as vendas. O domínio da sua loja online é o endereço dela e para realizar compras o consumidor precisará acessá-la da forma mais simples possível.
Se o domínio registrado for complexo, não tiver semelhança com sua marca ou associação ao segmento, suas chances de ser encontrado podem ser prejudicadas. Por isso, a escolha deste endereço requer muita atenção na hora de criar sua loja virtual de roupa!
O melhor domínio para a sua loja é o nome dela. Caso isto não seja possível ou não seja a melhor estratégia para o seu negócio, você deve pensar neste endereço como uma identidade digital da sua marca. Por isto ele deve ser simples, curto e de fácil compreensão para ser gravado.
Prefira escrita igual a pronúncia, algo sucinto, curto, sem acento e um nome que lembre o nome da marca, produto ou segmento.
Como registrar um domínio no Brasil
Após a escolha do endereço o próximo passo é validar se ele está disponível. Para fazer esta verificação separe os domínios de interesse e acesse http://www.registro.br/.
Caso o endereço esteja livre basta dar continuidade aos passos da ferramenta para adquiri-lo.
Considere a compra e redirecionamento de domínios que possam causar dúvidas ao cliente como nomes similares em extensões diferentes ou endereços com termos mais genéricos que remetam ao seu segmento e tenham alto volume de buscas.
Quarto Passo: escolha a plataforma de e-commerce
Nos passos anteriores, você já escolheu o que vai vender, definiu seus fornecedores e até escolheu e registrou seu domínio. Agora, daremos dicas para a escolha plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual de roupa.
Hoje em dia, com as plataformas de e-commerce que oferecem toda esta infraestrutura pronta ao lojista, é possível criar uma loja virtual de roupa de modo fácil e prático.
É a plataforma de e-commerce que desempenha funções como cadastro de clientes, cadastro e exibição de produtos e pedidos, controle de estoque, carrinho de compras, integração com meios de pagamento e frete, dentre outros recursos.
Com uma plataforma de e-commerce de qualidade e livre da preocupação em desenvolver e manter estas funções, que são cruciais à qualquer loja virtual em qualquer nicho e tamanho, o empreendedor pode focar seus esforços nas suas estratégias de divulgação e venda!
Normalmente existe uma assinatura mensal pelo uso do serviço, que é ajustada de acordo com o volume de acessos e movimentação financeira total da loja virtual.
Uma grande vantagem deste modelo é que, com a infraestrutura preparada da plataforma de e-commerce, é possível colocar a loja em funcionamento muito rápido e com um investimento muito baixo.
Existem alguma funções que são as mais importantes e que você deve se atentar na hora da escolha da plataforma de e-commerce. Você deve procurar algum que possua todas as funcionalidades necessárias ao bom funcionamento da sua loja.
Verifique se a plataforma que você quer contratar oferece:
- Cadastro de número ilimitado de produtos e clientes;
- Funcionalidade B2C e B2B;
- Suporte técnico de qualidade e humanizado;
- Cálculo automático de frete;
- Painel de controle personalizável e intuitivo;
- Templates personalizavéis e gratuitos;
- Possibilidade de uso de designs customizados nas lojas;
- Checkout transparente e one page checkout;
- Certificados SSL gratuitos;
- Relatórios de desempenho completos;
- Integração com várias formas de pagamento e meios de entrega;
- Integração com chat online.
Lembre-se também de comparar os preços e funcionalidades das diversas plataformas de e-commerce para determinar qual é o melhor custo/benefício para o seu negócio!
Uma boa plataforma de e-commerce é importante para dar robustez e apoiar o crescimento do seu negócio em todas as etapas. Com os cuidados citados, você poderá lançar a sua loja com o pé-direito, começar a vender rapidamente e com um investimento baixo.
Quinto passo: defina a identidade da marca
Antes de escolher cores, fotos e formas, pense na funcionalidade da loja virtual de roupa.
Se coloque no lugar do seu consumidor. Imagine o que ele terá que fazer para localizar um produto, ler uma descrição, ampliar uma foto e, principalmente, fechar a compra! Estas questões são relacionadas à usabilidade da sua loja virtual de roupa.
Se seus textos são confusos, as imagens não traduzem o produto e as categorias não fazem sentido, você pode acabar perdendo clientes depois de criar a loja virtual de roupas. Uma pessoa que não consegue usar um site não persiste por muito tempo, ela simplesmente procura um outro que seja mais fácil.
Depois de pensar na sua loja virtual intuitiva. Pense nas informações, como descrições e títulos de produtos. Esses dados devem manter um padrão e devem ser claros!
Sobre o visual da loja, é preciso pensar no template ideal para transmitir a identidade da sua marca.
Determinados layouts e cores passam mensagens diferentes ao consumidor, então também é essencial definir corretamente qual usar na loja virtual. Por isso, pesquise antes e se inspire com outros e-commes com o contexto do seu negócio.
Escolha as cores e banners que mais combinam com a identidade visual da sua marca!
E por último mas não menos importante, é sempre necessário ficar de olho nas atualizações e tendências do mercado. Só assim você terá certeza que a sua loja virtual de roupa está de acordo com o design para e-commerce ideal.
Sexto Passo: logística para o frete, envio e entrega dos produtos
Você já sabe o que vender e já escolheu seus fornecedores. Sua loja virtual já tem uma identidade visual. O domínio do site está registrado e sua empresa já contratou uma boa plataforma de e-commerce e serviço de hospedagem. Sua loja virtual de roupa está quase pronta para ser lançada!
Agora vamos pensar em logística para o frete, envio e entrega dos produtos. A primeira coisa que se deve ter em mente em termos das formas de envio e frete de mercadorias é que este passo representa o momento em que o cliente vai de fato completar a compra feita na sua loja virtual de roupa.
Por isso é muito importante que o consumidor continue tendo uma boa experiência até o momento da entrega.
Seja impecável com a forma de embalagem dos produtos. Sobretudo não prometa prazos que não pode cumprir. É mais indicado estender o número de dias úteis da entrega por um preço final mais barato para o cliente do que cobrar caro e atrasar na entrega da encomenda. Lembrando-se de que quanto mais opções de frete disponíveis ao cliente, mais consumidores em potencial irão comprar na sua loja virtual de roupa.
Sétimo Passo: formas de pagamento
Oferecer diversas formas de pagamento pode ser um diferencial de sua loja virtual roupa. Os clientes gostam de ter várias opções como cartão, débito em conta, boletos bancários, entre outras possibilidades. Quanto mais alternativas você oferecer, maiores serão as chances de que o cliente irá de fato efetuar a compra.
Certifique-se de que as opções que você irá fornecer na loja virtual de roupa sejam seguras e que tenham checkout transparente.
Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja este post sobre: “Meios de pagamento para e-commerce: como escolher o melhor“!
Oitavo Passo: otimize o SEO da loja
O topo da página dos mecanismos de busca, principalmente do Google, é um dos principais objetivos de muitos e-commerces. É a partir desses sites é que muitos usuários descobrem novos serviços, produtos e empresas, se transformando em clientes em potencial.
Manter suas páginas otimizadas para os algoritmos de busca pode funcionar tão bem quanto comprar anúncios, sem a desvantagem do alto custo. Para isso, crie títulos únicos e precisos. O recomendado é que cada página tenha um título único no seu site.
Os buscadores sugerem que o título descreva com clareza e precisão o conteúdo das páginas e que se evite títulos padrão ou genéricos como “Sem título” ou “Nova página 01”. Também deve-se evitar utilizar os mesmos títulos para todas as páginas do site, esse tipo de prática prejudica o rankeamento diante dos algoritmos de busca.
Também faça uso da meta tag de descrição, ela dá aos mecanismos de busca um resumo do assunto da página. Por possuir mais espaço para o conteúdo maior do que a tag title, indica-se usar duas ou três frases, até um pequeno parágrafo, para descrever o conteúdo da sua página.
Essa mesma descrição talvez seja usada para aparecer no resultado da busca, porém, é comum que os buscadores utilizem o texto de dentro da página quando a busca do usuário for mais específica. Ela também deve ser escrita com precisão e utilizando informações que despertem o interesse do usuário.
As URLs também são parte importante para cuidar para otimizar o SEO da sua loja virtual de roupa. Um dos maiores problemas em lojas virtuais são as URLs pouco amigáveis tanto para os usuários quanto para os buscadores.
URLs confusas, que contém muitos parâmetros irreconhecíveis despertam certa desconfiança. Além disso, é preciso lembrar que a URL será exibida junto com o resultado da busca e que pode ser usada por usuários para referenciar sua loja.
É recomendado que suas URLs contenham apenas palavras e que essas sejam relevantes e legíveis para os usuários. Ter seu diretório de conteúdo bem organizado também facilita que os motores dos sites de busca indexem todas as suas páginas, melhorando o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
Quer saber mais sobre como otimizar sua loja virtual de roupa para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca? Então leia este post sobre: “Top 10 principais fatores de rankeamento do Google”!
Nono Passo: crie redes sociais e um blog
Atualmente, a presença nas redes sociais é essencial. É preciso “frequentar” os mesmos lugares que seus consumidores. As redes sociais são espaços importantes para estar presente e veicular a marca da sua loja virtual.
Ao criar suas contas nas redes sociais, você pode fazer sua marca se tornar mais conhecida, ganhando mais credibilidade e potenciais clientes!
Além de se mostrarem como um importante canal de comunicação com os clientes, as redes sociais possibilitam também interação entre os consumidores, como por exemplo a indicação de sua loja ou produto. Muitas vezes elas são uma forma de marketing praticamente gratuito.
Claro que não basta simplesmente criar um perfil de sua loja virtual de roupa nas principais redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Pinterest… É interessante delegar a função a alguém de sua equipe, preferencialmente da área de comunicação e marketing para https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar as mídias sociais da empresa.
Esta pessoa criará uma campanha, estabelecerá a frequência e os temas das publicações, gerando relatórios de acesso e outras informações para medir a eficácia da sua atuação nas redes sociais. É possível traçar uma estratégia de fidelização de clientes e promoção de sua marca para aumentar as vendas por meio das redes sociais!
Além de veicular conteúdo, estas mídias são uma forma de comunicação com e entre os consumidores como dito anteriormente. Por isso, inclua os botões das suas redes sociais no seu e-commerce para que os clientes possam compartilhar e recomendar seu conteúdo.
Também inclua um blog à sua loja virtual. Afinal, se você vai investir em recursos humanos para manter o perfil de seu e-commerce ativo nas redes sociais é possível ampliar essa atuação com o blog também.
Esta ferramenta de conteúdo é ideal para veicular informações relevantes sobre produtos ou temas relacionados a seu e-commerce. Além disso, o blog é outra forma de ter contato direto com os clientes, saber sobre suas opiniões e preferências.
Décimo Passo: use estratégias de marketing digital
Agora, você está enfim diante de uma etapa fundamental para a conquista de novos clientes, a promoção da imagem da sua loja virtual de roupa e a divulgação de seus produtos: a criação de uma estratégia de marketing digital!
O sucesso de uma empresa, de fato, está cada vez mais dependente de um bom planejamento que vise sua projeção e sua popularidade no mercado, ou seja, estratégias de marketing digital.
Pensando nisso, separei algumas dicas básicas para você fazer suas estratégias de marketing digital quando criar sua loja virtual de roupa, vamos lá!
Estabeleça objetivos e metas
Estabelecer os objetivos a serem alcançados com as estratégias de marketing digital para e-commerce é crucial para os próximos procedimentos a seguir. Determine objetivos coerentes com o tipo do seu negócio, leve em conta a precisão das metas, elas precisam ser compreensíveis.
Além disso, os objetivos deverão ser avaliáveis, permitindo saber qual é seu nível de cumprimento e também o grau de desenvolvimento das pessoas que estão trabalhando para alcançá-los.
Defina as estratégias para atingir as metas
Depois de definir objetivos, é preciso colocá-los em prática. Para isso, é preciso que você determine seu alvo, suas fontes de mercado e seu posicionamento.
Tenha em sua mente, de forma definitiva e clara, qual o público que você deseja alcançar com a implantação das técnicas de marketing. Ao estabelecer as fontes de mercado, você estará definindo quais são as marcas ou produtos concorrentes do seu negócio.
Revise suas ações
Em meio ao processo de montar uma estratégia de marketing digital para sua loja virtual de roupa, é essencial constantemente controlar a situação e reajusta do que já foi realizado.
Portanto, faça uma avaliação periódica do quadro geral, verificando suas principais métricas e em quais níveis ideais elas deverão estar para alcançar os objetivos traçados com as estratégias de marketing digital da loja virtual de roupa.
Revise a evolução das vendas, o desempenho da empresa e, é claro, o cumprimento do seu plano de marketing digital. Através de uma avaliação cuidadosa, você conseguirá corrigir e evitar falhas no percurso.
Tudo o que você precisa saber sobre estratégias de Inbound Marketing!
Estratégias de marketing digital de conteúdo geram resultados diretos para seu e-commerce. Além de aumentar o número de visitantes, esta exposição se converte em vendas. Para comprovar esta eficácia, faça o acompanhamento dos relatórios sociais, verifique quais promoções geraram mais visualizações e invista nessas formas de comunicação para garantir o sucesso de sua loja online.
Temas para sua loja virtual
Utilizar um tema compatível com seus produto é fundamental para proporcionar ao visitante uma experiência completa em sua loja virtual. Pensando nisso, nós da iSET desenvolvemos temas que se encaixam perfeitamente em certos nichos de mercado.
Para você lojista que já vende ou quer vender no mercado de moda, o tema ideal para sua loja é o Griff.
O tema possui todo glamour e elegância que sua loja virtual de moda precisa, sem dúvidas é a opção certa para você que vende peças de vestuário em geral, calçados e acessórios.
Veja todos os temas disponíveis na plataforma iSET.
Agora, você já sabe os passos essenciais para criar uma loja virtual de roupa e ter muito sucesso com isso, então mãos à obra! Neste post, você pôde entender um pouco sobre cada etapa da criação da loja virtual de roupa e moda. Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!
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