Para entendermos melhor a importância da identidade visual para o site da sua loja, tracemos um paralelo com uma loja física. Imagine uma loja bem cuidada, com os produtos dispostos organizadamente nas prateleiras, boa iluminação, corredores amplos e limpos.
Provavelmente com esta descrição você até se lembrou de alguma boa loja que já visitou.
Agora imagine uma loja de corredores apertados, onde é difícil se locomover e mais difícil ainda localizar o produto que você procura, que está sempre em alguma prateleira inconvenientemente alta ou escondida. Além disso, o lugar é mal cuidado, tem lâmpadas queimadas e manchas nas paredes.
Provavelmente esta descrição também te lembra alguma loja que você já visitou.
Os fatores que fizeram você ter uma experiência agradável na primeira loja e desagradável na segunda não são apenas a beleza do lugar. São o conforto, facilidade de encontrar o que se precisa e a sensação de confiança que ela passa.
Sua loja virtual também deve comunicar estes valores.
Queira você contratar um designer para ajudar com esta tarefa (o que é uma ótima ideia) ou levá-la a cabo você mesmo, veja agora algumas dicas que separamos para tornar mais simples o processo de criar ou otimizar a identidade visual da sua loja virtual.
- Leia também: 9 mitos sobre anúncios para redes sociais.
Coloque a funcionalidade em primeiro lugar
Antes de escolher cores, fotos e formas, desenhe toda a funcionalidade do site. Se coloque no lugar do seu consumidor. Imagine o que ele terá que fazer para localizar um produto, ler uma descrição, ampliar uma foto e, principalmente, fechar a compra! Estas questões são relacionadas à usabilidade da sua loja.
Se você possui botões difíceis de serem encontrados, campos de texto não aparentes e funções confusas, pode acabar perdendo clientes. Uma pessoa que não consegue usar um site não persiste por muito tempo, ela simplesmente procura outro que seja mais fácil.
Pesquise seu mercado
O passo seguinte é avaliar como os seus concorrentes se posicionam. Determinados layouts e cores passam mensagens diferentes ao consumidor. Porém, esta informação é bastante dependente de contexto. Quer dizer, o que é bom para um mercado é péssimo para outro.
Entender como seu mercado está hoje é fundamental para apresentar algo novo para ele, além disso, também ajuda a criar sua identidade da marca.
Nesta pesquisa você certamente encontrará muitas imagens interessantes, sites bonitos e ideias legais. Resista à tentação de copiá-los!
A pesquisa é para se inspirar e para entender melhor o contexto do seu negócio. Além de ser uma postura anti profissional, o plágio é visto com péssimos olhos pelos consumidores e pode ruir a credibilidade da sua marca em um piscar de olhos.
Nunca vá com a primeira ideia
Uma regrinha de ouro, que vale para qualquer processo de criação: a sua primeira ideia nunca é a melhor. Faça diversos esboços diferentes, experimentando combinações de cores, por exemplo.
Quanto mais opções você avaliar, mais clara será a sua visão e você poderá escolher qual é a melhor ideia para utilizar na identidade visual da sua loja virtual.
Após escolher a sua favorita, refine o projeto. Adicione detalhes e examine cada um deles.
Assim você chegará a um modelo final bem acertado, para enfim colocá-lo em produção!
Esteja você trabalhando sozinho ou acompanhando o trabalho de um designer, seguindo estes passos você poderá ter uma loja que além de ser agradável aos olhos do seu público-alvo, é fácil de usar.
Todas as características que permitem que o comprador faça negócios e sempre volte a você quando precisar novamente!
Reflita sobre a definição das cores
As cores são capazes de se comunicar e despertar sensações, além disso, elas representam umas das questões mais relevantes na hora de criar a identidade visual da marca.
Para compreender melhor como combiná-las bem, é fundamental conhecer seus significados e as emoções que passam.
Sabemos que, as cores quentes e frias transmitem diferentes efeitos a quem as observa.
Portanto, antes de criar sua loja virtual vale lembrar que o contato visual será grande, portanto é ainda mais importante uma boa combinação de cores na identidade visual da loja virtual.
Os tons mais vermelhos, amarelos e alaranjados são quentes: podem estimular os sentidos, a energia e até a fome.
Já os azuis, verdes e tons de roxo são cores mais frias: acalmam, passam mais segurança, sabedoria e tranquilidade.
Na hora de criar sua loja virtual é fundamental estabelecer bem seus objetivos com a marca antes de escolher sobre as cores que serão utilizadas.
Fuja de exageros
Muita informação pode acabar confundindo a cabeça do espectador e atrapalhar na hora de transmitir a identidade da marca.
Uma quantidade menor de elementos, muitas vezes, podem comunicar de modo mais eficaz do que uma mistura exagerada de letras, desenhos e cores.
Podemos pegar de exemplo a Apple, uma maçã mordida já é o suficiente para reconhecer seus produtos, não é mesmo?
A identidade visual da loja virtual é mais que somente um logotipo, ela transmite uma mensagem de sua marca para o seu público-alvo. Ela consegue impactar as pessoas, podendo significar o começo de um longo e duradouro relacionamento com os clientes.
Escolhendo o tema
O tema de um site costuma funcionar como base para todas as outras escolhas de identidade da marca, portanto, para criar sua loja virtual é preciso pensar bastante para escolher o tema que mais se encaixa com ela
O tema funciona como o alicerce de uma casa, a partir dele, é possível modificar, criar e reestruturar toda a estrutura do site.
E é por isso que é tão crucial saber escolher o tema certo, até mesmo para evitar grandes mudanças lá na frente.
Os clientes da iSET possuem uma base com diversos temas disponíveis de forma gratuita, com certeza eles irão te ajudar a criar a identidade visual da sua loja virtual, basta escolher o tema que se encaixa melhor com sua loja e aplicá-lo.
Nesse artigo, apresentamos algumas ideias valiosas para ajudar você a criar a identidade visual da marca. Ficou com alguma dúvida?
Leia também:
- Consideração: comece agora trabalhar essa etapa do funil;
- Como tirar fotos de produtos de qualidade para a loja virtual;
- Tendencias de consumo para a Black Friday de 2021.
Além disso, siga a gente em nossas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Também possuímos várias dicas incríveis lá!