Conhecer o público que se deseja atingir é o primeiro passo para se iniciar qualquer negócio. Para ter sucesso, é preciso entender a quem se destina o produto que você pretende vender, a fim de direcionar suas estratégias de marketing de maneira mais certeira e segmentada. No e-commerce, sabemos que estes conhecimentos precisam ser ainda mais estudados, principalmente se você se especializar em um mercado específico.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o e-commerce de nicho e como você pode direcionar as suas táticas para lucrar mais. Se interessou? Então, continue lendo!
Como funciona o e-commerce de nicho?
Vamos começar com um exemplo: uma pessoa que entra em uma loja física para comprar sapatinhos de crochê para bebês, até pode sair de lá com um brinquedo, mas na internet o processo é diferente. O indivíduo faz uma busca mais focada no produto que ele deseja e quanto mais informações úteis o site tiver, mais interesse ele terá em permanecer naquela página.
Se você fosse desenvolver um site de vendas para esse produto, você precisaria saber o gênero, faixa etária, nível de escolaridade, classe social e profissão das pessoas que buscam por este tipo de produto. É preciso, então, ter um perfil detalhado para direcionar o conteúdo que deverá publicar no site, atraindo a atenção dessas pessoas.
Com essas informações também é possível definir o layout e os recursos necessários, como o tipo de imagem, cor, tipografia e template mais atrativos e funcionais para esta audiência.
Isso é o e-commerce de nicho: encontrar um segmento específico de vendas no varejo virtual e investir nele.
E qual a vantagem de reduzir o seu leque de produtos? Ao focar em uma especialidade, você se diferencia dos demais sites de venda, que oferecem de tudo, tem mais domínio do mercado e atrai um público mais interessante e fiel ao seu negócio.
Vantagens do e-commerce de nicho
O e-commerce de nicho facilita o posicionamento da marca
Voltando aos sapatinhos, se essa é a sua especialidade e você deseja vendê-los na internet, colocá-los em um site que vende outros produtos destinados a bebês vai fazer com que eles sejam apenas mais um item da lista. Agora, criar uma plataforma específica para a venda deles, mostrando as diversas opções de modelos e cores vai destacar a sua marca no universo virtual.
Esse posicionamento preciso da marca facilita a comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente – peças-chave para o sucesso dos comércios virtuais.
Produção mais eficaz e segmentada
Quando você conhece bem o seu público e tem um bom relacionamento com ele fica mais fácil identificar o tipo de produto que vai atrair a sua atenção, direcionar sua energia produtiva para esse caminho e, dessa forma, otimizar as vendas.
Fidelização do cliente
Todo esse esforço em reconhecer as necessidades do cliente, seus hábitos e interesses possibilita estreitar os laços e trazê-lo cada vez mais para perto da sua marca.
Desenvolver uma relação de proximidade com os seus clientes faz com que eles nunca abandonem a marca e tenham sempre o seu produto como referência.
Publicidade mais direcionada: maior retorno de campanhas
A publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação, já que ela está diretamente ligada ao público que se pretende atingir. Por isso, você garante mais conversões, uma vez que consegue focar os anúncios, por exemplo, no caso dos sapatinhos de crochê, eles apareceriam em sites e blogs sobre maternidade – pessoas com muito potencial de compra.
Como escolher um nicho de e-commerce?
1- Escolha um segmento que combine com você
No empreendedorismo, é preciso se dedicar ao máximo: tempo, recursos e dinheiro serão necessários! Se você não gostar daquilo que faz, a chance de falhar com certeza será maior!
Claro que, além de paixão, você também precisará de conhecimento. Então, escolher algo que já combina contigo já é um passo a frente! E tudo bem não ser um especialista naquilo, com o tempo e muita pesquisa, você será um expert no seu nicho de e-commerce!
2- Pesquise por palavras-chave
Depois de escolher aquelas áreas que mais te atraem, é preciso verificar qual seria o melhor mercado para entrar. E o melhor jeito de descobrir isso é fazendo uma pesquisa de palavras-chave. Para isso, você pode usar o Google Trends ou o Ubersuggest, por exemplo.
Usando essas ferramentas ou outras pela internet, você pode procurar palavras-chave mais precisas até encontrar algo útil. Mas o que eu quero dizer com “algo útil”? Bom, uma boa palavra-chave que defina seu negócio deve ter muitas buscas, mas pouca concorrência. É muito importante reparar nisso!
Coloque os dados coletados em uma planilha. Dessa forma, você pode consultar com frequência e encontrar ligações entre diferentes termos de pesquisa e segmentos de e-commerce! Além disso, quando você começar a vender seu produto de e-commerce, essa pesquisa de palavras-chave será útil para o marketing de conteúdo.
3- Fique de olho na concorrência
Como abordado acima, saber como é a concorrência do nicho de e-commerce é essencial. Então, antes de decidir sobre um nicho de e-commerce, observe atentamente seus concorrentes em potencial. Escolher um nicho com muitos concorrentes pode fazer com que mais desafios apareçam durante o caminho do crescimento do seu e-commerce.
4- Avalie seus recursos e produtos
Depois de já ter uma ideia do seu nicho de e-commerce mais vantajoso levando em conta o mercado, buscas e pessoas interessas e concorrência, é preciso avaliar os produtos. Pense mais a fundo no que irá vender e como ele pode ser um diferencial no mercado, afim de lucrar mais e ter muito sucesso no seu segmento!
Uma boa ideia é sempre ter produtos personalizáveis ou exclusivos da sua marca, isso com certeza atraia clientes fieis e realmente interessados! Além disso, com esse diferencial, também é possível cobrar mais caro pelos seus serviços.
5- Pense no problema
Sabemos que atritos geralmente resultam em menos compras de e-commerce. Os consumidores querem vantagens como frete grátis, meios de pagamento flexíveis e oportunidades de compartilhar feedback. Assim, já pensar nos problemas desde o início é uma boa ação!
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Por isso, é essencial, parar criar uma loja virtual com um nicho de e-commerce específico, ter uma plataforma completa e robusta para acompanhar funcionalmente o crescimento do seu negócio e suas necessidades. Além disso, também é fundamental verificar as possíveis integrações a serem realizadas na loja virtual. Afinal, você precisará ter várias opções de meios de pagamento e entrega, sistemas de gestão e hubs de integração com marketplaces também.
6- Fique de olho na tendências
Você não pode confiar sempre nas tendências para escolher um nicho de e-commerce . Muitas novidades e produtos surgem e desaparecem sem aviso prévio. É por isso que você deve ter um nicho que mostra uma tendência ascendente sólida. Use o Google Trends para pesquisar suas opções.
E você, está pensando em especializar o seu comércio eletrônico em algum segmento específico? Compartilhe com a gente suas ideias e dúvidas! Até a próxima!
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