O e-commerce é um modelo de negócio em contínuo crescimento, especialmente por conta das vantagens que oferece. A começar pela praticidade: ele permite um funcionamento 24/7 e possibilita que o cliente faça comparações entre produtos, preços, fretes e formas de pagamento sem sair de casa.
Além disso, o e-commerce facilita o acompanhamento das ações e dos resultados do negócio e também do comportamento do consumidor. É possível, por exemplo, analisar a origem das visitas no site, entender o caminho que cada lead percorre, descobrir os interesses dos visitantes e personalizar ainda mais o seu atendimento.
Mas como atrair mais visitas para o seu e-commerce e potencializar o seu negócio? Confira as dicas que separamos!
1. Invista em estratégias de SEO
No estudo “Como os brasileiros compram online”, realizado pela Web Estratégica em parceria com a SEMrush, foi reafirmada a importância do tráfego orgânico para o faturamento dos e-commerces.
Boa parte das visitas a comércios eletrônicos são orgânicas, por isso um site otimizado com técnicas de SEO pode sair na frente da concorrência e ser encontrado muito mais facilmente pelo público.
Uma dica é apostar em keywords específicas, em detrimento das mais amplas, para aumentar as chances de seu e-commerce ser encontrado pelos mecanismos de busca. Isso porque, quando você opta por usar termos específicos do seu segmento, diminui a concorrência e direciona a página para consumidores realmente interessados.
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Esses termos, também chamados “palavras-chaves cauda longa” ou “long tail keywords”, costumam representar de forma mais real a intenção de busca do consumidor e a informação presente no conteúdo.
Portanto, opte por utilizar, por exemplo, “shampoo em barra” ou “shampoo vegano”, em vez de apenas “shampoo”, para atingir uma gama de pessoas que realmente tenham interesse no seu verdadeiro produto.
2. Considere o tráfego de referência
O tráfego de referência nada mais é do que as visitas que chegam ao seu site por meio de outros links ou páginas. Quando a métrica é alta, indica a relevância do site para o qual as visitas estão direcionadas.
Isso porque ninguém procura inserir, em seu próprio site, links para uma página que não agregue valor ou que não ofereça uma experiência minimamente positiva aos usuários. Se seu e-commerce tem um alto tráfego de referência, portanto, pode ser tomado como autoridade no assunto e deve desfrutar de mais visitas.
Para impulsionar o tráfego de referência, promovido pela estratégia de link building, invista em guest posts (“posts de convidado”), que são conteúdos produzidos por você e publicados em sites parceiros. Dessa forma, você leva links do seu site para sites externos e, em troca, inclui links do parceiro no seu site.
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3. Valorize o e-mail marketing
Há diversas formas de incluir o e-mail marketing na sua estratégia de marketing digital, mas todas elas convergem para uma mesma ação: entregar informação relevante para as pessoas certas, no momento adequado.
Foi-se o tempo em que e-mail marketing era sinônimo de spam ou de mensagens que sequer são abertas antes de irem para o lixo eletrônico.
Tendo uma base de leads qualificados, uma boa ideia é segmentar os contatos de acordo com o momento de compra e definir o que será enviado para cada um. Dentre os tipos de conteúdo que um e-mail marketing pode abordar, estão atualizações de blog, newsletter, convites para eventos (online ou não) e outros.
4. Aposte em um bom conteúdo
A criação de conteúdo pode ser a chave para seu e-commerce atrair mais visitas. Mas, nesse caso, é imprescindível que o conteúdo seja relevante.
O primeiro passo para isso é entender seu público-alvo, identificando ainda, se possível, sua persona. Quais são as características do seu cliente ideal? O que ele procura? Quais são as dificuldades que ele encontra? Como solucioná-las?
A partir daí, fica muito mais fácil desenvolver conteúdos que vão ao encontro do que seu cliente ideal busca, que correspondam ao tom de voz que ele usa e, portanto, que fazem com que ele fique e, consequentemente, converta ou até compartilhe com outros possíveis interessados.
Obs.: é importante manter a criação de conteúdo sempre ativa, com uma frequência regular. Mas vale lembrar que é essencial que os textos tenham qualidade, além de informações úteis e verdadeiras.
5. Atenção às mídias sociais
Não é preciso dizer o quanto as mídias sociais podem influenciar na divulgação da sua página atualmente, certo? Pois saiba que delas advém outro importante tipo de tráfego: o social.
O tráfego social ocorre a partir de links compartilhados, por exemplo, no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e no Pinterest. Dentre as vantagens deste tráfego, estão as altas chances de o conteúdo viralizar e a qualidade das visitas originadas, que podem corresponder exatamente à persona do seu negócio.
Nesse sentido, investir nas redes sociais pode fazer toda a diferença no resultado final do seu e-commerce.
Aposte em conteúdos úteis e diversos (em formato de texto, foto e vídeo), em uma identidade visual marcante e na frequência regular de postagens. Lembre-se ainda de incluir links para o seu e-commerce sempre que possível nos diferentes canais, gerando tráfego para o seu negócio.
Bônus: Garanta uma boa experiência do usuário
De nada adianta investir em técnicas e dicas se você não considerar uma das coisas mais importantes de todo o processo: a experiência do usuário.
Também conhecida como user experience ou UX, nela estão inclusos diversos fatores, como a experiência de navegação, a categorização e estrutura do site, a qualidade das páginas na versão mobile (não apenas desktop), o tempo de carregamento ou velocidade do site e os aspectos visuais e estéticos da página, que dizem respeito ao design dela.
Basicamente, é importante que a experiência do visitante no seu site seja positiva, intuitiva e prazerosa.
Incorporando todas essas dicas, as chances de o seu e-commerce atrair mais visitas é grande! Por isso, invista nestas estratégias e garanta o sucesso do seu negócio!
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