O Brasil vive momentos turbulentos em sua economia. Com previsões de pouco crescimento do PIB, extrema burocracia e muita desconfiança sobre a política econômica desse governo, ainda agravado pela realização de eleições em 2014, muitos empreendedores vêem um cenário desanimador à frente. Quando falamos em e-commerce, a situação é ainda mais delicada, visto que o mundo online reage com grande velocidade às variações e receios do mercado.

 

Além de possíveis crises trazidas pela economia e fatores externos, problemas internos da organização podem ocorrer e deixar o dono em maus lençóis! Erros estratégicos, problemas com estoque e atrasos de pagamento são alguns dos vilões do e-commerce que podem trazer graves consequências.

 

Mas não se preocupe! Mesmo em tempos difíceis é possível segurar as pontas, respirar fundo e colocar a máquina no lugar. Veja no artigo de hoje como prosperar, mesmo quando a situação não está tão favorável!

Ouça seus clientes

Já é uma obrigação de toda empresa ouvir e atender ao máximo possível as necessidades e anseios de sua clientela. Em tempos de crise, essa atenção precisa ser triplicada. Nos dias de hoje as pessoas têm muito mais facilidade para procurar o que desejam e podem mudar de loja em segundos. A prova disso é a grande taxa de abandono de carrinho de compras nas lojas virtuais. Ouça o que querem, monitore as redes sociais e esteja ligado em seu SAC: ali pode estar o caminho das pedras para você traçar suas estratégias e conquistar mais vendas e formar uma clientela fiel.

 

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Adote uma postura mais flexível

Existe uma metáfora bastante conhecida que compara as decisões do homem ao bambu e ao carvalho. Levados aos limites por uma forte tempestade, o bambu, aparentemente mais frágil, se curva e sobrevive à ventania, enquanto o grande carvalho tomba inteiro, arrancado pela raiz. Esta parábola se aplica aqui!

 

Esteja preparado para rever suas decisões. Com um cenário de crise e de muitas mudanças, decisões precisam ser revistar e adaptadas a cada novo contexto do mercado. Não deixe você ser guiado pelo seu ego e terminar em ações fracassadas. Antecipe-se aos problemas e acompanhe de perto o curso da sua empresa, sempre pronto para fazer ajustes e correções.

Enquanto os outros estão paralisados pelo medo, movimente-se

A maioria dos empreendedores em tempo de crise tendem a investir o mínimo e observar o mercado antes de realizar grandes mudanças. Cautela nesse momento é recomendável, porém você não deve abrir mão de oportunidades e modernização. Empresas paradas ficam obsoletas e perdem clientes! Redefina regras, faça testes em menor escala e meça os resultados. Quando o retorno é quase garantido, o investimento vale à pena em qualquer momento.

Não pare de acreditar

Um dos grandes erros dos empreendedores quando enfrentam adversidades é parar de acreditar em sua capacidade e seu negócio. Em tempos de incerteza, acredite no planejamento, na sua equipe e se agarre nos seus objetivos. Lógico que com inteligência, alterando e analisando o que for necessário, mas mostre postura e liderança, deixando seus membros confortáveis e seguros dos rumos do seu negócio. Com essas atitudes, todos trabalharão melhor e tenderão a obter melhores resultados, ganhando ainda mais um diferencial para tempos de crise. Grandes vencedores já passaram por problemas e talvez sua maior qualidade tenha sido acreditar em si mesmo quando mais ninguém acreditava.

Seguindo essas dicas, você poderá passar por momentos de crise com menos turbulência do que a concorrência. Essas horas atrapalham todo e qualquer empreendimento, mas agindo com inteligência, você pode descobrir novos meios e caminhos para atingir suas metas. Aposte em você, se você não fizer, ninguém mais o fará!

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