Para fazer com que seu e-mail marketing seja eficiente, mais do que um número significativo de clientes na agenda, você precisa se preocupar em fazer com que estes clientes realmente abram os e-mails de sua empresa. Em seguida, devem ser adotadas estratégias para que os links com seus produtos sejam atrativos o bastante para despertarem a atenção de um ou mais cliques.
É desafiador atrair o interesse sem ser desonesto. Mas não subestime a inteligência de um cliente e não se esqueça: se no primeiro contato sua empresa já falta com a verdade, irão se questionar os integrantes da lista: Por que devo comprar produto ou serviço de uma empresa que é desleal? Você deve ser sincero com seus possíveis clientes já no momento em que for inseri-los ao e-mail marketing, oferecendo a eles o real conteúdo que receberão. Portanto, já no formulário de captura de e-mails, o material que será oferecido deve ser minuciosamente pensado e elaborado.
Outros conselhos são usar palavras e frases interessantes no “Assunto”, mandar seus e-mails com periodicidade fixa, fornecer descontos e promoções exclusivas para quem está na lista e fazer perguntas aos integrantes dela sempre que possível. Neste último caso, se você souber o que pensa e anseia cada um dos clientes, poderá segmentar o e-mail marketing, o que aumentará as chances de você oferecer produto ou mercadoria há quem realmente interessa.
Seja transparente
Além de uma relação saudável com os clientes, a honestidade contribuirá para uma melhor imagem de sua empresa. A propaganda negativa de alguém insatisfeito costuma ser ainda mais poderosa do que uma positiva. Outro aspecto é que uma mentira sobre preço, produto ou serviço, ou mesmo qualquer artimanha que não tenha como base o respeito à verdade, poderá ser até usada como prova em caso a desrespeito ao que prevê o Código de Defesa do Consumidor. É importante uma lista expressiva em números, mas, consegui-la a qualquer custo, além de inútil, pode vir a ser oneroso.
Mantenha uma periodicidade fixa
Faça testes até perceber quais são os horários em que seus e-mails são mais abertos e em que horários há mais cliques. É possível segmentar a lista e enviar para os clientes os e-mails nos momentos em que cada um deles (divididos em subgrupos) mais costuma abrir. A estratégia leva um tempinho para ser implementada completamente, mas tem alto índice de sucesso.
Escreva linhas de assunto atraentes
Cada empresa deve adaptar uma linha de assunto atraente a seu negócio. Dicas que valem para todos os seguimentos são poucas palavras nas frases e que essas palavras transmitam, mesmo em poucos toques, algo significativo sobre o que você está oferecendo.
Ofereça promoções e preços exclusivos
A maioria das pessoas, diante da quantidade excessiva de empresas adotando o e-mail marketing, acha chato e incômodo entrar para uma lista. Para demovê-las deste pensamento, é preciso oferecer vantagens reais e concretas para quem escolhe entrar. Preços mais vantajosos, condições de pagamento mais extensas e diferenciadas, entre outras medidas, podem ajudar a manter o interesse dos clientes.
Faça perguntas sobre os integrantes
Ainda que o resultado seja baixo, faça perguntas periódicas a seus clientes sobre os assuntos que mais lhe interessam, sobre a eficácia de seus produtos. É uma estratégia de longo prazo. Aos poucos, vá elaborando com essas informações um banco de dados, de modo que, em algum momento, você tenha condições de oferecer e-mail marketing segmentado, dando a seu cliente a impressão de que ele está recebendo tratamento exclusivo.
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