Datas comemorativas são uma grande chance de aumentar as vendas no e-commerce. Com o mês de junho se aproximando, chega mais um momento perfeito para isso: o Dia dos Namorados. 

Encarado com paixão por uns e também como uma excelente oportunidade de negócio por outros, esse dia é uma das datas mais aguardadas do calendário do e-commerce.

Sim, o Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais relevantes para o comércio brasileiro. O relatório da Ebit traz alguns dados importantes sobre o mercado durante essa época do ano. Segundo o 35º Relatório Webshoppers, em 2016 foram mais de R$1.65 bilhão em vendas durante o período de 28 de maio até 12 de junho de 2016.

Por isso, o dia 12 de junho é um ótimo momento para trabalhar com um marketing voltado para o lado emocional e usar as melhores estratégias para vender mais. 

Mesmo em época de constantes crises financeiras, as vendas do e-commerce neste período continuam crescendo ano após ano.

O e-commerce está caminhando a passos largos e o ideal é se aproximar para não ficar para trás. Tanto em momentos de crise quanto de muitos frutos, o mundo virtual continua lotado de pessoas buscando praticidade. Não dá para deixar esse espaço de lado.

Assim como também não dá para deixar os concorrentes passarem na sua frente e conquistarem essa fatia do mercado no Dia dos Namorados! Por outro lado, é preciso se destacar com diferenciais para não parecer apenas “mais uma” loja com promoções sazonais desinteressantes.

Por isso, no post de hoje, você irá conferir as melhores dicas para vender mais no Dia dos Namorados!

 

Como vender mais no Dia dos Namorados?

Atualmente, o Dia dos Namorados é uma das principais datas do calendário do varejo físico e online, perdendo apenas para o Dia das Mães, Natal e Black Friday. Confira alguns dados:

  • O faturamento do e-commerce no Dia dos Namorados em 2019 foi de R$2,2 bilhões, segundo os dados da Ebit;
  • Houve um aumento de 50% no número de pedidos em relação à 2018, e chegou a 5,7 milhões de pedidos;
  • A categoria Perfumaria e Cosméticos teve maior número de pedidos, com fatia de 19,9% do total, seguida por Moda e Acessórios, que teve 18,2% e Casa e Decoração com 10,3%.

Como toda data comemorativa, é preciso preparar a sua loja virtual para o aumento da demanda e vender mais! Para isso, é fundamental ter as melhores ideias para se diferenciar no mercado online.

Confira abaixo as melhores dicas para você vender mais no Dia dos Namorados:

 

1- Avalie os dados do ano anterior

E-commerces que já realizaram campanhas para o Dia dos Namorados em anos anteriores têm a oportunidade de analisar dados importantes.

Com essas ferramentas em mãos, é possível avaliar os resultados das campanhas no Dia dos Namorados e saber o que deu certo ou não para traçar uma nova estratégia, porém mais certeira.

Dados como o aumento nas vendas, os produtos mais procurados e até mesmo os problemas que surgiram e possíveis prejuízos contribuem para aparar as arestas e pensar em novas maneiras de se fazer as coisas. 

Referências sobre mapa de calor, mapa de cliques, mapa de scroll, informações geográficas, comportamentais, ou qualquer informação do comportamento do consumidor também se torna extremamente importante se bem interpretada.

Com esses dados em mãos, é possível criar inteligência para vender mais no Dia dos Namorados.

Se no ano anterior ocorreram atrasos na entrega, por exemplo, para esse Dia dos Namorados talvez seja interessante buscar outras opções de transportadoras e repensar a logística, por exemplo.

É importante também ampliar e melhorar aquilo que deu certo. Se uma determinada categoria de produtos vendeu mais do que outra, uma boa opção é preparar ofertas específicas para esses itens, construir kits e combos e preparar antecipadamente o estoque para que não falte esses itens.

 

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Já para quem não tem essas informações, é importante fazer pesquisas e buscar referências em outros e-commerces do mesmo segmento. Além disso, para vender mais no Dia dos Namorados é fundamental ter um processo bem definido de como acontecerá o registro dos resultados este ano, para que esses dados possam ser utilizados posteriormente.

 

2- Faça promoções competitivas

Para vender mais no Dia dos Namorados, é preciso analisar os concorrentes, ver o que eles estão oferecendo e fazer melhor. Por mais complicado que pareça, na prática, é apenas mais uma técnica de mercado que envolve muito mais criatividade do que necessariamente custos.

Inspirações são válidas, mas cópias correm o risco de abalar a reputação do e-commerce. Promoções como: entrega expressa, frete grátis, frete ou descontos em compras acima de R$ X, cartões personalizados são apenas algumas das opções que irão melhorar a experiência do usuário no Dia dos Namorados e-commerce.

Para vender mais no Dia dos Namorados, é interessante também explorar descontos para duplas (o clássico pague um, leve dois) essa estratégia pode até dobrar as chances de o cliente engajar e você vender mais.

Algumas ideias legais:

  • Oferecer entrega gratuita: o frete grátis é o tipo de desconto que mais atraem clientes, por isso sempre verifique a possibilidade de dar esse tipo de benefício;

 

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  • Desconto em produtos comprados juntos: dê descontos reais, caso contrário o cliente vai se sentir enganado e você pode queimar a imagem da sua marca;

 

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  • Kit de produtos: os produtos do kit precisam fazer sentido entre si, se complementarem e ainda possuir descontos para que o cliente veja vantagem em comprar o kit e não apenas um produto.

 

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E lembre-se: ações combinadas ficam ainda mais efetivas, complementam-se entre si e geram retorno a longo prazo, se bem executadas.

Outra ideia que pode ser ótima para sua loja virtual vender mais no Dia dos Namorados é oferecer os chamados descontos progressivos. Ela consiste em estimular o consumidor a comprar mais produtos, disponibilizando, para isso, abatimentos maiores a cada novo item adquirido.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa queira presentear seu parceiro com um livro. A loja, assim, oferece 5% de desconto na compra de uma publicação, 10% na aquisição de duas, 15% na de três e 20% caso sejam escolhidos quatro exemplares ou mais. Com essa estratégia, é possível aumentar o ticket médio de vendas e atrair novos clientes.

Se não conseguir se igualar nas promoções com os seus concorrentes, tente buscar um diferencial e não apenas “copiar” algo que já está sendo feito. Isso nos leva à próxima dica:

 

3- Crie diferenciais

Muitas lojas pecam nesse aspecto, pois não mudam sua embalagem em datas comemorativas ou não oferecem um serviço como “enviar para presente” ou “incluir embalagem de presente”. São esses detalhes que criam um diferencial para a sua marca no Dia dos Namorados.

Oferecer kits para essa data pode ser um diferencial. Mas, lembre-se de escolher bem os itens que irão compor o kit. Se a loja é multi departamentos, nada de elaborar “kits práticos” para o Dia dos Namorados. 

 

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O ideal é aproveitar os valores que a data oferece e trazer opções variadas, mas sem nunca esquecer do romance. Pense no seu e-commerce de maneira criativa para o Dia dos Namorados!

Quando o cliente espera receber apenas o seu pedido no endereço cadastrado e, mais do que o comum, recebe uma flor, um cartão ou qualquer outro “mimo” é gratificante e gera potencial para aumentar o engajamento e os defensores de marca. Trabalhe esses diferenciais.

 

4- Use um layout especial

Decore o seu e-commerce com o tema especial do Dia dos Namorados, entre no clima! Confira algumas ideias para deixar seu template lindo:

  • Use pop-up: crie um pop-up de Dia dos Namorados com um benefício para o seu cliente: um brinde, um desconto, uma amostra grátis etc. Use imagens e linguagem relacionada com a data;

 

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  • Crie uma landing page: para gerar leads e vender mais no Dia dos Namorados, é quase que fundamental criar uma landing page. Por isso, faça uma landing page romântica para fazer promoções e divulgar sua loja no Dia dos Namorados.

O pop-up pode redirecionar para a landing page, pedindo mais informações sobre a pessoa, oferecendo promoções ou uma seleção especial de produtos ou sorteios. Não esqueça de caprichar nos textos e na CTA (Call to action), o botão de ação.

Criar uma página especial totalmente customizada com as promoções que estão no planejamento, criam um ambiente mais confortável ao usuário para o Dia dos Namorados. Mesmo se o seu mix não for grande, faça o planejamento de pelo menos um banner em áreas nobres da loja virtual, como se fossem prateleiras com coleções especiais para a data.

Se estamos falando em vender mais no Dia dos Namorados, trabalhe cores românticas e banners sobre a data comemorativa para que o cliente enxergue o seu produto dentro do contexto proposto. Os elementos de design são essenciais para você aumentar as suas conversões dentro da loja virtual, lembre-se disso!

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

5- Prepare o estoque

É fundamental selecionar quais serão os produtos que você colocará em promoção no Dia dos Namorados e verificar bem o estoque dos itens selecionados. Não existe nada mais frustrante que ficar sem a mercadoria bem na época em que há uma alta demanda, não é mesmo?

Para o lojista online, a falta de produtos em estoque significa perda de oportunidades e uma queda enorme no faturamento, principalmente em datas comemorativas importantes como o Dia dos Namorados, onde a oportunidade de vender mais cresce.

Os produtos precisam ser selecionados de forma estratégica de acordo com o seu público-alvo. É imprescindível que se atenda os desejos e as necessidades dos consumidores para superar as suas expectativas, criando uma ótima experiência e vendendo mais no Dia dos Namorados.

Sendo assim, você precisa conhecer as condições do mercado, além de antecipar o comportamento do cliente. Esse fator pode ser totalmente decisivo para o sucesso das suas campanhas, evitando prejuízos na data comemorativa.

Para evitar problemas com estoque no Dia dos Namorados, pode ser interessante contar com um mix de produtos mais variados e com diferentes opções. Entretanto, é importante manter um estoque maior das mercadorias que são mais tradicionais para a data. 

 

6- Verifique sua política de trocas e devoluções

Não se esqueça de que no Dia dos Namorados as pessoas vão comprar presentes para outras pessoas. Logo, a possibilidade de haver devoluções ou trocas, infelizmente, é bem grande.

Portanto, você precisa se preparar para que, a partir do dia 13 de Junho, apareçam consumidores em seu site desejando fazer trocas.

Defina com antecedência como será o posicionamento da marca com relação à política de trocas para deixar o público ciente das condições e, com isso, evitar danos à reputação da loja.

Se você já possui uma política de trocas e devoluções na sua loja virtual, é bom verificar, revisar e atualizar com antecedência. Além disso, lembre-se de deixar tudo documentado e de fácil acesso para os seus clientes consultarem quando preciso.

 

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7- Use estratégia de e-mail marketing

De acordo com dados da Experian, 86% dos brasileiros ainda utilizam o e-mail marketing como uma das principais ferramentas para a comunicação com as empresas. Com base nessa informação, o primeiro insight é oferecer uma comunicação atraente por meio do e-mail marketing, com felicitações para o Dia dos Namorados.

 

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Tem uma base de e-mails segmentada? Então crie comunicações diferentes para cada público. O cliente que nunca comprou seus produtos precisa conhecer o que você tem para oferecer.

Apresente seus sucessos de vendas e fale um pouco sobre os diferenciais da sua marca. Já para o cliente que faz compras frequentes com você pode se interessar mais em ver seus lançamentos.

Tente ser cada vez mais objetivo! A cultura do e-mail marketing está mudando, antes um e-mail com muitas imagens fazia bastante sucesso.

Atualmente, o foco está mais na qualidade do texto e da própria diagramação. Dessa forma, além de ter objetividade, o usuário carrega o e-mail de forma mais rápida em seu dispositivo móvel, por exemplo.

É essencial começar as comunicações por e-mail marketing sobre as suas promoções de Dia dos Namorados com bastante antecedência para que os clientes comprem produtos na sua loja virtual a tempo para chegarem na data certa.

 

8- Prepare o atendimento ao cliente

O aumento de pedidos no Dia dos Namorados também significa que, provavelmente, haverá aumento na demanda de atendimento ao cliente. Por isso, é fundamental que sua loja virtual esteja devidamente preparada!

É comum surgirem dúvidas, incertezas e problemas que precisam ser rapidamente resolvidos. Sendo assim, é preciso se preparar o máximo possível para que tudo ocorra bem durante o mês de junho.

Demoras e equívocos durante o atendimento ao cliente no Dia dos Namorados podem afetar toda a experiência que o consumidor tem com sua loja virtual, podendo diminuir as chances de compra e fidelização.

Por isso, ter um atendimento ao cliente preparado para qualquer tipo de situação e que ofereça um atendimento humanizado e empático é fundamental. Se for preciso, contrate mais pessoas para atender ao aumento da demanda nessa época. Esse com certeza será um investimento empregado na satisfação e fidelização de novos clientes no Dia dos Namorados.

Além disso, também revise as informações que são oferecidas na sua loja virtual. Capriche nas descrições completas e claras para evitar ao máximo que seus clientes tenham dúvidas ou entendam algo errado. Também é bom atualizar as páginas de informações, como Sobre nós e Políticas da loja e deixá-las bem acessíveis para serem lidas.

 

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9- Pense na fidelização e no pós-venda

É preciso visualizar a fidelização de todos os visitantes e clientes atraídos no Dia dos Namorados, que pode se iniciar durante a data e se estender até outros momentos, como dia das mães ou compras casuais.

E-commerces que procuram apenas lucrar no Dia dos Namorados, preocupam-se apenas com o atendimento no momento da compra e se esquecem do atendimento no pós-venda, que é essencial para que o cliente retorne outras vezes à loja virtual para mais compras.

Portanto, é muito importante que se invista na preparação dos funcionários para atender os clientes e saber solucionar problemas que possam vir a ocorrer depois da compra, de maneira rápida e eficiente a fim de fidelizar seus consumidores conquistados no Dia dos Namorados.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Além disso, para vender mais no Dia dos Namorados e ainda fidelizar, oferecer cupons de descontos para próximas compras é uma ótima ideia! Os consumidores online adoram quando sentem que está levando alguma vantagem em uma compra e os cupons de descontos podem ser uma ótima alternativa para isso.

Para a fidelização de clientes e ações de pós-venda, existem inúmeras estratégias! Por isso, recomendo fortemente que você leia este post:

Essas foram nossas melhores dicas e ideias para você usar na sua loja virtual para vender mais no Dia dos Namorados! Agora é só colocar cada uma em prática do melhor jeito para o seu negócio online.

Espero que esse post tenha te ajudado a ter muitas ideias para o seu e-commerce. Gostou ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Boa sorte em vender mais no Dia dos Namorados! <3

 

FAQ’s

1. Por que o Dia dos Namorados é uma data importante para o e-commerce?

Resposta: O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas que mais oferece potencial de lucro para o comércio virtual, com consumidores dispostos a gastar mais em presentes para impressionar seus parceiros.

 

2. Como devo começar o planejamento para o Dia dos Namorados?

Resposta: Comece o planejamento com antecedência, incluindo o tempo necessário para executar e planejar sua campanha. Isso ajuda a garantir que todas as tarefas sejam realizadas de maneira eficiente e calma.

 

3. Qual a importância de prever a demanda extra para o Dia dos Namorados?

Resposta: Prever a demanda extra ajuda a otimizar o estoque, evitando tanto a falta de produtos quanto o excesso, que pode prejudicar as finanças da empresa.

 

4. O que devo fazer para garantir que os pedidos sejam entregues a tempo?

Resposta: Deixe claro no seu site até quando os pedidos devem ser realizados para que cheguem a tempo. Considere terceirizar o serviço de entregas para transportadoras privadas que possam oferecer mais agilidade.

 

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Confira nosso vídeo sobre como criar uma campanha apaixonante para o Dia dos namorados!

 

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