O primeiro passo para o sucesso de um e-commerce é conhecer o seu público-alvo muito bem! Por isso, muitos negócios escolhem nichos de e-commerce para segmentar produtos e clientes.

Isso é muito vantajoso pois assim é mais fácil direcionar suas estratégias de marketing de maneira mais certeira, aumentando muito mais o seu lucro da loja online! Além disso, ao se especializar em um mercado, é muito mais simples criar a sua identidade e fortalecer ela no mercado virtual.

Criando autoridade e reconhecimento no segmento escolhido, fica muito mais prático fazer seu e-commerce crescer! Se você quiser saber o que é um nicho de e-commerce, quais as vantagens e como escolher o seu, leia este post sobre:Como lucrar mais através do e-commerce de nicho”!

 

O mercado brasileiro de brinquedos é o sétimo maior do mundo, ofertando grandes oportunidades para os lojistas. No mercado virtual, já existem algumas empresas já consolidadas nesse segmento, porém são muito generalizadas e esse setor possui ainda muitos nichos que podem ser explorados pelos empreendedores!

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), as vendas só crescem desde 2012, de modo exponencial. Confira abaixo as estatísticas de faturamento de produtos nacionais e importados no Brasil:

  • 2012 – R$ 3.875 bilhões
  • 2013 – R$ 4.456 bilhões
  • 2014 – R$ 5.160 bilhões
  • 2015 – R$ 5.625 bilhões
  • 2016 – R$ 6.018 bilhões
  • 2017 – R$ 6.391 bilhões
  • 2018 – R$ 6.871 bilhões
  • 2019 – R$ 7.290 bilhões

 

Com dados assim, fica muito fácil decidir criar uma loja virtual neste nicho, certo? Mas ainda mais algumas informações importantes que você deve saber. Deseja montar um e-commerce de brinquedos? Continue lendo o post e saiba muito mais!

 

Segmente os seus potenciais clientes

É muito importante, desde o início, já ter uma visão clara sobre os seus potenciais clientes. Existem diversas formas de segmentar o seu público-alvo para uma loja de brinquedos virtual.

Obviamente, seriam crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, englobando meninos e meninas. Mas você pode nichar ainda mais esse público como desejar de acordo com os seus produtos, afinal, se diferenciar é essencial para o sucesso e a maioria das lojas de brinquedos trabalha dessa forma no geral.

Veja algumas ideias que separei para você pensar sobre:

  • Diferentes faixas etárias: 0 a 2 anos, até 6 anos, a partir de 10 anos, etc;
  • Loja só para meninas ou somente para meninos;
  • Por tipo de produtos: fantasia, boneca, brinquedos educativos, jogos de tabuleiro, esportes infantis e muito mais!

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Prepare suas propostas de valor

A grande maioria das lojas de brinquedos acabam oferecendo uma proposta de valor mais generalista, como vender alegria e diversão para as crianças; seguindo seu estilo de negócio menos segmentado mesmo.

Então, pensando nisso, nessa etapa de decidir a proposta de valor da sua marca, é essencial que você entenda o comportamento e perfil dos segmentos de clientes, buscando saber qual é a maior razão para que eles comprem brinquedos. E é justamente por isso que você fará isso após segmentar seu público.

O segredo é esquecer o seu produto físico e pensar nas experiências e sentimentos que ele pode proporcionar tanto para a criança quanto para a família. Isso com certeza irá atrair muito mais clientes interessados e vai criar um engajamento muito maior na sua marca!

 

Selecione seus canais em geral

Os canais de distribuição são as formas como você entrega as propostas de valor para seus segmentos de clientes. Defina por que caminho sua empresa chegará ao cliente, como se comunicará e entregará valor e como o consumidor poderá interagir com seu negócio. Pense em canais de comunicação, distribuição e vendas.

Claro que, como estamos falando de uma loja virtual de brinquedos, o principal canal será o seu e-commerce, mas você também pode investir em muitos outros para potencializar o sucesso da sua empresa!

Nada impede que você também tenha uma loja física, apenas procure integrar suas ações de forma que seus segmentos de clientes percebam que é a mesma loja, que irão ter os mesmos benefícios.

Use as redes sociais ao seu favor para criar conteúdos valiosos para nutrir seus leads. Busque criar um blog para o seu e-commerce contendo dicas e outros assuntos sobre criação e educação de crianças, por exemplo! Além disso, ter um canal no Youtube sobre os seus produtos também pode ser interessante.

A escolha dos canais apenas depende do perfil dos seus clientes, então basta você conhecê-los bem que saberá definir bem os canais da sua empresa.

 

Crie um relacionamento com o seu cliente

Uma ótima dica para atender bem às necessidades dos seus clientes é trabalhar conteúdos, seja na página de produtos, redes sociais ou no blog, que ajudem a mostrar como seus produtos são de qualidade e aquilo que eles estão procurando. Mostre todos os principais benefícios e formas de utilizar o brinquedo.

Dicas de segurança e qualidade também são importantes na hora de escolher um brinquedo.

Aproveite também as sazonalidades para trabalhar o conteúdo. Dia das crianças e natal, aniversário e lançamentos de filmes e desenhos são ótimas oportunidades para mostrar suas propostas de valor para os clientes.

Pense também em usar o e-mail marketing para estreitar a sua relação com os clientes. Se quiser saber mais sobre estratégias de e-mail marketing, recomendo que leia este post sobre: “E-mail marketing: tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia!

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Pense nas fontes de receita

Sua fonte de receita serão os brinquedos do seu e-commerce de nicho. Agora, é preciso saber como fazer os clientes comprarem eles na sua loja virtual. Procure entender tudo o que acontece no processo de venda de brinquedos na sua loja virtual e observar o que o seu cliente prefere ou o atende melhor. 

Ofereça as principais forma de pagamentos usadas pelo seu público e possibilite o parcelamento. O boleto e cartão de crédito são geralmente os preferidos, mas agora o Pix está dominando o mercado, então é importante acompanhar sempre a evolução do mercado.

Por fim, sobre obter fontes de receita, considere fazer várias temporadas de promoções na sua loja virtual, por exemplo: promoção de dia das crianças, aniversário da loja, Natal, dentre outros. O frete grátis e cupons de desconto são muito atrativos e ainda podem fazer com que o seu ticket médio cresça!

 

Faça parcerias chave

Para evitar erros e maximizar o desempenho da sua loja virtual, usar a experiência de parceiros para áreas específicas do e-commerce é uma ótima escolha! É impossível saber tudo, mesmo em um nicho de e-commerce, por isso, para de algum modo dominar aquilo que você está empreendendo.

Para conhecer a fundo seus clientes e evoluir suas propostas de valor, consultorias para e-commerce que ofereçam serviços de medição de resultados podem ser de grande valia.

Utilizar ferramentas de marketing digital e também o know how do seu parceiro pode facilitar bastante a sua comunicação com os clientes e também ajudar a alcançar outros públicos.

Além disso, é preciso considerar transportadoras e qualquer outro profissional que possa vir a agregar valor ao seu negócio online com relação ao frete.

Para que as parcerias do seu e-commerce funcionem, você tem que ter um contato bastante próximo com seus parceiros, de forma que eles saibam exatamente o que você busca, precisa e que resultados eles têm que alcançar para que seu e-commerce siga crescendo.

Além disso, para escolher seus parceiros é preciso pesquisar bastante e conhecer bem todas as opções disponíveis no mercado e melhor atendem o seu modelo de negócio.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Mantenha algumas atividades como rotina

Existem algumas atividades sobre o seu e-commerce que você terá que continuar realizando e atualizando para que sua loja virtual de brinquedos continue crescendo! Um exemplo é o estudo do seu público-alvo.

É fundamental que você tenha um estudo constante do comportamento dos clientes e tendências de mercado. As ferramentas de analytics e business intelligence são ideias para realizar análises profundas disso, fornecendo muitos insights para você identificar o melhor caminho para evoluir o seu e-commerce.

Outra questão são as suas ações de marketing, onde ocorrerá o divulgamento da sua marca e relacionamento com o cliente. Criação de campanhas de email-marketing, postagens nas redes sociais, criação de conteúdo original no blog e definição do mix de produtos são algumas das atividades principais do e-commerce que não podem parar.

A manutenção, utilização e desenvolvimento da plataforma de e-commerce são tarefas essenciais. Deve ser considerado também toda a logística, desde a compra dos brinquedos com os fornecedores até a entrega para o cliente, além da logística reversa para trocas e devoluções.

Contas a pagar e receber, controle do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais são as atividades relacionadas às fontes de receita que são contínuas. Podemos acrescentar também o controle de todos os custos, investimentos e estudo das melhores formas de ter maior lucro no e-commerce.

 

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Temas para sua loja virtual

Utilizar um tema compatível com seus produto é fundamental para proporcionar ao visitante uma experiência completa em sua loja virtual. Pensando nisso, nós da iSET desenvolvemos temas que se encaixam perfeitamente em certos nichos de mercado.

Para você lojista que já vende ou quer vender brinquedos, o temas indicado para o seu e-commerce é o Cyber.

 

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O tema Cyber apresenta a junção de modernidade com eficiência, é a escolha certa para o lojista que deseja deixar sua loja virtual com um design elegante e atualizado.

Veja todos os temas disponíveis na plataforma iSET.

Bom, agora você já sabe tudo o que você precisa sobre estruturar o seu e-commerce de brinquedos. Criar uma loja virtual de nicho não é tão complicado quanto pode parecer, só é preciso muito planejamento e dedicação.

Basta que você coloque as mãos na massa e comece já o planejamento do seu e-commerce de brinquedos! Boa sorte e boas vendas!

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