O mercado de suplementos alimentares vem apresentando crescimento contínuo no país, se transformando em um excelente atrativo para quem busca novos nichos de mercado

Longe de estagnar, este segmento promete expansão ainda maior nos próximos anos, o que aumenta a capacidade de atração de novos investidores que desejam criar uma loja virtual de suplementos alimentares. 

O mercado de suplementação alimentar está a todo vapor! As pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter um corpo saudável, sendo notável o aumento, nos últimos anos, da procura por academias, atividades esportivas e hábitos alimentares mais saudáveis. 

Nesse cenário, os suplementos alimentares ganharam destaque por contribuir significativamente para a obtenção de resultados de forma a preservar a saúde. 

A procura por produtos de suplementação alimentar também cresceu na internet e os gestores que querem lucrar precisam saber aproveitar essas oportunidades em seus e-commerces.

 

Entenda o crescimento do mercado de suplementos alimentares

A mídia espontânea

Atualmente, a imagem das pessoas que mantêm hábitos saudáveis está por todos os lados — nas propagandas de produtos diversos, nos programas de televisão, nas revistas e no cinema —, e essa é a imagem que formadores de opinião cultivam ao lado do sucesso que conquistam. 

Felizmente, esse é um reconhecimento da importância da nutrição e dos exercícios físicos para a qualidade de vida das pessoas — o que gera uma mídia espontânea contínua para os hábitos saudáveis, que incluem a suplementação alimentar.

 

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A preferência do brasileiro

Independentemente de praticar exercícios físicos ou não, o brasileiro adora os suplementos alimentares.

Tanto que uma pesquisa patrocinada pela Abenutri em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) e a Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa) apurou que 54% dos brasileiros consomem algum tipo de suplemento alimentar. 

 

O e-commerce

Como em vários segmentos, o e-commerce tem se afigurado como uma ferramenta decisiva para o sucesso de empreendedores que optam pelo mercado de suplementos alimentares. 

Considerando a praticidade para as compras que o comércio eletrônico oferece, a possibilidade de analisar com tranquilidade as informações dos produtos — que podem ser comparadas com dados disponíveis na internet — e o conforto que o comprador tem de poder receber as compras em casa, muitos empreendedores têm escolhido a plataforma eletrônica.

 

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A legislação para vendas online

Montar uma loja de suplementos online pode ser um negócio altamente rentável, pois à medida que mais pessoas se tornam conscientes sobre os cuidados necessários para a manutenção da saúde em dia e do corpo em forma, o mercado se expande como consequência. 

 

Código de Defesa do Consumidor

O primeiro passo é buscar pelas principais características desse tipo de comércio, tendo em mente que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) também ampara o comprador virtual.

Por isso, vale acrescentar que no e-commerce, ele também tem o direito de se arrepender, desistindo da compra por meio da devolução do dinheiro ou da troca. Além disso, dados como nome da loja, CNPJ/CPF, endereço devem ser expostos no rodapé do site.

 

Resolução da Anvisa para a venda de suplementos

Como no Brasil, não há uma legislação única para suplementos, dependendo da sua característica e indicações de uso, podem ser enquadrados como alimentos ou medicamentos.

Assim, um dos principais cuidados nesse sentido, envolve a restrição publicitária, pois de acordo com a RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) nº 96/2008 da Anvisa, a divulgação, bem como a propaganda e publicidade de medicamentos, possui uma série de restrições e exigências a serem cumpridas.

Ou seja, somente aqueles que são livres de prescrição é que podem ser divulgados para o público em geral.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Uma regra que vale tanto para os itens de primeiros-socorros, quanto para os suplementos. Por outro lado, a venda de medicamentos voltados para o tratamento da obesidade deve ser avaliada com maior rigor, uma vez que dependendo do caso, a comercialização online é proibida.

Como montar e-commerce de suplementos alimentares

Escolha sua plataforma de e-commerce

Um boa plataforma de e-commerce funciona como uma ferramenta para fazer as operações do processo de criar uma loja virtual, ela desempenha funções como cadastrar todos os seus clientes, registrar inúmeros produtos, gerenciar preços de produtos e emitir boletos.

Uma plataforma de e-commerce é justamente a casa da sua empresa, diferente de vender em redes sociais e marketplaces, a plataforma deve se ajustar ao seu nicho de vendas e tamanho do negócio.

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual, você deve procurar por uma que oferece as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento do seu negócio online, principalmente, um que seja confiável e esteja disposta a sempre lhe ajudar. 

Antes de contratar uma plataforma, verifique o histórico da empresa, há quanto tempo ela está no mercado e se há reclamações ou problemas judiciais com ela. 

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade para criar uma loja virtual procure por uma que ofereça um bom suporte técnico que esteja disponível via chat online ou telefone. 

Veja se o atendimento é rápido e eficiente, que esteja disposto à ajudar você a criar sua loja virtual e a escalar suas vendas.

Procure por uma plataforma para criar uma loja virtual que esteja pronta para fazer você se adaptar ao sistema deles do modo esperado, superando suas expectativas. Acho que nem preciso falar, mas procure por uma plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual e vender de verdade!

É recomendado que a plataforma de e-commerce tenha uma área de gestão de temas com vários temas gratuitos para você personalizar completamente sua loja virtual com facilidade e liberdade.

 

A otimização do site

Ao criar sua loja virtual é preciso pensar em como ela irá funcionar. Trabalhar para que seu e-commerce apareça nas primeiras posições dos buscadores, como o Google, por exemplo – é de fundamental importância.

Isso aumenta a sua chance de conseguir mais clientes! Então, também pense nas práticas de SEO, pois esse é o caminho mais eficiente para conseguir competir, ampliar a presença na internet, solucionar e atrair o interesse das pessoas. 

 

Sistema de logística

Vender suplementos alimentares online é algo que exige precauções bastante específicas. O armazenamento e a entrega devem ser muito bem planejados. 

Para isso, ter um sistema de logística eficiente é muito importante. Ele otimiza processos ao criar sua loja virtual para vender suplementos alimentares online e auxilia a te manter na frente da concorrência, com melhor meio de transporte, custo operacional mais lucrativo, prazos menores e suporte ao consumidor.

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

 

Contratar empresa especializada

Contar com mão de obra especializada, por sua vez, faz muita diferença e coloca a sua loja virtual de suplementos alimentares em uma posição mais competitiva. Por que? 

Bom, o transporte, por exemplo, deve ser feito por alguém que possua experiência nesse ramo de atuação, para evitar prejuízos com produtos com embalagens violadas ou danificadas ao vender suplementos alimentares.

Sabendo disso, não abra mão de pesquisar e contratar empresas que ofereçam um serviço adequado para as necessidades do seu negócio, pois o comércio de suplementos alimentares requer cuidados importantes.

Cuidados extras sempre devem ser considerados em seu planejamento, prevendo os investimentos necessários para contar com a contratação desses serviços.

 

Fique de olho no estoque

Alguns produtos podem variar a sua demanda de acordo com algumas sazonalidades. Por essa razão, é crucial definir como será gerenciado o estoque do seu negócio.

É possível trabalhar sem estoque físico e fazer as encomendas de acordo com as solicitações de pedidos. Entretanto, para que esse sistema funcione, é importante controlar o estoque do fornecedor, bem como os prazos e condições de entrega.

 

Leia este post e aprenda sobre o controle de estoque e a sua importância para o sucesso de seu negócio!

 

Outra possibilidade é manter um estoque físico que possa atender aos clientes em pronta entrega. Porém, neste caso, será necessário um estudo e planejamento prévios para investir nos produtos de maior liquidez.

 

Faça seus perfis nas redes sociais e monte um blog

Para realmente trabalhar em casa e ter sucesso com isso, é preciso criar os perfis em redes sociais para a sua marca e ter um blog na loja virtual!

Criar uma loja virtual é algo que acontece pela Internet certo? Então explore todo o potencial que ela pode lhe oferecer para divulgação da sua marca!

Crie perfis nas mais variadas redes sociais em que seu público alvo se encontra, como o Facebook, o Twitter, o Linkedin, o Instagram e o Youtube. 

Todas elas podem ser utilizadas como instrumentos de marketing para promoção da sua marca, fidelização de clientes, aumento de tráfego e conversão de vendas. 

Atualmente, a presença digital de um negócio não se dá exclusivamente pelo registro do domínio, resultados nas buscas e anúncios. É preciso estar nos mesmos lugares que seus consumidores. As redes sociais são espaços importantes para estar presente e veicular a marca da sua loja virtual.

Também estude a possibilidade de criação de um blog dentro da sua loja virtual para vender suplementos alimentares online. Por meio dele será possível fornecer informações úteis aos seus consumidores, com publicação de artigos sobre temas relacionados ao seu ramo de atuação. 

Esta ferramenta de conteúdo é ideal para veicular informações relevantes sobre produtos ou temas relacionados a seu e-commerce. Além disso, o blog é outra forma de ter contato direto com os clientes, saber sobre suas opiniões e preferências.

 

E-book 6 Estratégias pouco exploradas por quem vende em e-commerce

 

 

Monte uma estratégia de marketing

Obter sucesso ao criar um loja virtual, de fato, está cada vez mais ligado à estratégias de marketing digital e, se você quer trabalhar em casa, esse é o principal meio de atingir seus objetivos e conquistar clientes.

A primeira etapa na criação de uma estratégia de marketing é o estabelecimento de objetivos, que variam de acordo com o seu tipo de negócio e forma de atuação. O importante é que o objetivo seja realista e atingível a médio prazo pelo menos.

 

Tema para sua loja virtual

Utilizar um tema compatível com seus produto é fundamental para proporcionar ao visitante uma experiência completa em sua loja virtual. Pensando nisso, nós da iSET desenvolvemos temas que se encaixam perfeitamente em certos nichos de mercado.

Para você lojista que já vende ou quer vender suplementos alimentares, o tema recomendado para sua loja é o Zion.

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O tema Zion traz um design inovador, composto por tons escuros e cores sólidas, uma ótima opção para lojas virtuais modernas e autênticas.

Veja todos os temas disponíveis na plataforma iSET.

 

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