Quando falamos de Black Friday e e-commerce, não podemos deixar de fora um dos maiores aliados para os lojistas na hora de fidelizar e conquistar clientes novos.
É claro que estamos falando do e-mail marketing.
Essa estratégia é extremamente funcional para datas comemorativas do comércio, como é o exemplo da Black Friday.
É essencial se preparar para o evento com certa antecedência, dessa forma você consegue lembrar o consumidor sobre sua marca na hora dele realizar suas compras.
Leia o artigo até o fim e descubra estratégias infalíveis de e-mail marketing para a Black Friday da sua loja.
E-mail marketing para a Black Friday
1- Urgência e escassez
Existem dois principais motivos que nos fazem comprar:
- Aproveitar uma oportunidade repentina de forma não planejada;
- Porque realmente precisamos de algo.
No primeiro caso, a sacada é conseguir entender quais os gatilhos mentais são capazes de levar seu público a fazer a compra por impulso.
Durante o evento de Black Friday, grande parte das compras são feitas por nosso senso de escassez e urgência.
Por isso, é bom utilizar em suas campanhas de e-mail marketing falas que demonstram uma possível falta dos itens e a necessidade do cliente aproveitar o tempo restante das promoções.
Dessa forma, trabalhar com promoções de um dia só, GIFs e cronômetros com contagens regressivas são super indicados nesse caso.
Se comunicar de forma direta e objetiva também é capaz de fazer a diferença nesse momento, levando em consideração que durante a data a caixa de entrada dos consumidores estará lotada de e-mails.
2- Atenção ao título
É importante na hora de escrever seu título não utilizar termos como “promoção”, “ofertas”, “desconto” etc.
Isso é indispensável para não fazer com que sua mensagem seja considerada como spam.
Opte por utilizar “Black Friday” e outros diversos termos criativos para chamar a atenção do consumidor logo de primeira.
Algumas ideias para você:
- Dia de se surpreender: novidades na loja!
- Para você aproveitar seu dia: lançamento de tal produto!
- Descubra o que preparamos para você, é só abrir!
3- Ofereça alguma coisa a mais
Itens com preço promocional não faltam durante o evento. Já pensou em utilizar o e-mail marketing para oferecer algo a mais?
Quem sabe um brinde ou um cupom de frete grátis? Essas são excelentes opções para fidelizar o consumidor e aumentar suas conversões.
Além disso, essas ações geram credibilidade para seus e-mails, elas fazem com que seus clientes se atentem todas as vezes que um e-mail da sua empresa chegar na caixa de entrada dele.
4- Segmentação
Segmentar seu público de forma assertiva é muito importante, não disparar e-mails com a mesma mensagem para todos é um diferencial.
Além de criar uma comunicação mais personalizada, ela deve suprir a necessidade de cada cliente.
Algumas formas de fazer isso são:
- Conferir o histórico de navegação dos visitantes. O tempo gasto em cada página, as páginas mais visitadas, mapas de calor, capazes de destacar elementos da sua página que os visitantes mais interagiram;
- Use como informação os produtos deixados no carrinho de compras. Ofereça produtos semelhantes para o consumidor, baseado nos itens que cada pessoa colocou em seu carrinho;
- Analise o histórico de compras dos consumidores. Apresente ofertas de produtos que sejam complementares ao que eles compraram;
- Veja o histórico dos e-mails enviados por você. Quem apresentou interesse quando você entrou em contato sobre um produto específico. Talvez seja interessante informá-lo que aquele item entrará em oferta durante a Black Friday.
5- Preparação para o evento
É interessante que você comece a trabalhar na sua estratégia de e-mail marketing cerca de 20 a 30 dias antes do evento.
Você pode, por exemplo, enviar uma série de e-mails, um por semana, informando ao consumidor sobre a faixa de descontos que será oferecida pela sua marca.
Existem informações que não podem faltar no seu e-mail como por exemplo, a data da Black Friday, algumas ofertas que estarão disponíveis.
Dessa maneira você não pega o consumidor desprevenido, e ele pode preparar seu orçamento com antecedência para comprar os produtos que deseja.
É legal também utilizar uma contagem regressiva quando o evento estiver se aproximando.
6- Campanhas anteriores
Verifique suas campanhas de e-mail marketing feitas durante os eventos de Black Friday passados.
Dessa forma, provavelmente você terá informações importantes que irão te ajudar a montar suas campanhas do ano atual.
Estude os disparos que tiveram os melhores resultados dentro dos KPIs, analise sua campanha de forma geral, o modelo de abordagem que foi usado e em quais horários os envios foram feitos.
Isso vai ajudar sua campanha de e-mail marketing atual a alcançar um resultado ainda melhor.
7- Responsividade
Precisamos lembrar que não existe uma forma de prever em qual dispositivo os consumidores irão utilizar para abrir seu e-mail.
Portanto, faça uma otimização em seus e-mails, crie um layout amigável.
Um e-mail que tem muito texto e é muito longo, pode apresentar uma experiência desagradável para quem está utilizando um smartphone.
Isso também vale para vídeos e imagens muito pesadas, eles podem atrapalhar o carregamento do e-mail e acabar gerando desinteresse no usuário.
Dessa forma, é importante pensar num modelo de e-mail marketing que seja responsivo.
8- Chamada para a ação
Chamada para a ação ou CTA, é o botão que incentiva o usuário a tomar uma ação desejada por você.
Portanto é interessante utilizar palavras no modo imperativo, por exemplo: “Compre”, “Veja”, “Aproveite” etc.
Esses botões irão levar o usuário a acessar o site da sua loja ou visitar a landing page de um determinado produto.
É importante lembrar que, o botão de CTA precisa apresentar um contraste em relação aos outros elementos que estão dispostos no e-mail marketing.
Isso é feito com o intuito de gerar destaque para eles e consequentemente aumentar as chances deles serem acessados.
Vale lembrar também que o botão de CTA precisa ser grande para chamar atenção, porém que não tome a tela inteira, não se esqueça que diversos usuários estarão abrindo seu e-mail via dispositivo móvel.
Como você pode perceber nesse artigo, o e-mail marketing é indispensável para uma boa campanha durante o evento de Black Frida
Utilizar mensagens bem feitas e criadas para cada etapa do processo de divulgação, aumenta o engajamento e a percepção da sua marca, além de gerar mais credibilidade para sua empresa.
Portanto, aproveite ao máximo todas essas dicas, aumente suas conversões e se destaque da concorrência durante a Black Friday.
Leia também:
- Como o e-mail marketing pode trazer mais oportunidades para sua loja virtual;
- Cadastro de produtos: principais detalhes para melhorar o SEO;
- Layout da loja virtual: Como preparar para a Black Friday.
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