O mercado de lojas virtuais está aquecido e a concorrência que faz parte desse nicho também. Por isso, toda estratégia que possa diferenciar o seu negócio dos demais é bem-vinda — e a embalagem para e-commerce é certamente uma delas.

 

Mais do que produzir uma embalagem bonita, atrativa e estilizada, é importante conhecer os processos que envolvem a logística de envio de produtos cadastrados e pensar como eles chegarão protegidos e intactos às mãos do cliente.

 

O grande desafio é que tudo isso deve ser feito sem afetar negativamente seus custos de produção. Por esse motivo, neste post vamos lhe mostrar como realizar essa estratégia para que sua embalagem seja bonita, barata e atraente, agradando assim o seu cliente e fidelizando-o. Confira!

1. Por que a embalagem importa?

Pela introdução, você já deve ter percebido que a embalagem é muito mais que um item de proteção ou recurso estético para agregar valor à sua marca.

 

Na verdade, existem tantas formas de você embalar o seu produto para melhor protegê-lo e, ao mesmo tempo, desenvolver um visual atrativo, que é essencial que você conheça as várias possibilidades antes de decidir como fará isso.

 

Lembre-se de que os processos de logística envolvem traslados variados de seu produto — que incluem viagens em caminhões por estradas e em rios por navio, esteiras, avião, carregadores lidando manualmente com as embalagens e carros tubulares em centros de distribuição — até chegar na casa do consumidor.

 

Dessa forma, se sua embalagem não for segura o suficiente para suportar toda essa trajetória e se você não conhecer a melhor forma de proteger o seu produto, as chances de se entregar algo danificado ao cliente serão grandes — e você certamente não quer que isso aconteça, tanto pelo custo de logística reversa quanto pela insatisfação do consumidor.

2. Como a embalagem influencia a experiência do cliente?

Embalagens seguras, bonitas e criativas — e que chegam rápido, diga-se de passagem — certamente oferecem uma excelente experiência ao cliente.

 

Quem nunca, ao encomendar um produto pela internet, ficou ansioso com a chegada do mesmo em casa e até mesmo postou uma foto da embalagem nas redes sociais ao receber a mercadoria? Existem também aqueles que guardam essas embalagens como forma de colecionamento.

 

Sabendo disso, você pode começar a pensar em como personalizar sua embalagem e deixá-la com a cara da sua marca. Existem, também, algumas estratégias extras que podem ser usadas para cativar seu cliente:

 

  • ofereça cupons de descontos junto ao produto na caixa;
  • brindes também são bem-vindos e contribuem para a satisfação do consumidor;
  • inclua também uma mensagem de agradecimento pela preferência, não custa nada e seu cliente poderá simpatizar com a sua marca.

 

Por fim, pense sempre em como o cliente se sentirá com o seu produto em mãos, sendo importante desenvolver um sac do e-commerce para assegurar que tudo está indo bem.

 

Agora você provavelmente deve estar se perguntando: ok, mas como desenvolver as tais embalagens “seguras, bonitas e criativas”? Continue lendo que vamos lhe mostrar!

3. Como criar embalagens boas e baratas?

Até agora, temos falado bastante de como é importante valorizar a concepção das embalagens do seu produto, a fim de fidelizar clientes e gerar mais negócios para sua loja virtual.

 

Após entender isso, você precisará, então, dominar os aspectos técnicos que envolvem o desenvolvimento das embalagens, combinando ideias criativas para torná-las atraentes aos olhos da clientela.

 

Confira abaixo algumas questões que você precisa entender:

Peso físico x peso cubado

Comecemos por uma questão técnica que influenciará diretamente no seu bolso e nas estratégias de logística. Quando enviar um produto pelos Correios — e geralmente outras transportadoras seguirão uma lógica similar — você precisará ficar atento não só ao peso físico da embalagem (quantos quilos pesa, por exemplo), mas também ao seu tamanho.

 

Isso porque as medidas da caixa influenciarão no transporte e os Correios cobram pelo maior peso apresentado entre o físico e o cubado. Se você subutilizar suas embalagens, ou seja, desperdiçar espaço nelas usando uma caixa maior que o necessário, estará também aumentando os custos de produção desnecessariamente.

 

Sendo assim, dê preferência a tamanhos fixos de embalagem para prever os custos de frete e organizar melhor suas entregas.

Os materiais certos para cada tipo de produto

São muitas as formas de embalar e proteger sua produção e é importante que você saiba quais delas usar para evitar danos e insatisfação por parte do cliente.

 

Ademais, vamos lembrar que estamos no Brasil e que nem sempre as condições de envio são as mais favoráveis — estradas ruins, burocracia, menor infraestrutura em algumas regiões, entre outras.

 

Abaixo, separamos os principais materiais de acordo com sua função. Confira:

 

  • placas de isopor: oferecem boa proteção lateral da embalagem, indicadas para quadros e produtos planos, diminuindo assim o impacto;
  • envelopes de segurança com plástico bolha: por serem práticos e pequenos, são baratos e já oferecem o revestimento necessário para transporte sem que seja preciso utilizar uma caixa. Ótima pedida para produtos simples, como bijuterias, dvds, livros, entre outros;
  • almofadas de ar: são indicadas para produtos leves, já que preenchem espaços vazios nas caixas e evitam o impacto no transporte;
  • sacolas com alça estilo camiseta: atendem bem produtos não frágeis e de tamanho pequeno, sobretudo roupas. Possuem a vantagem de serem facilmente estocáveis.​

​Ideias simples e baratas para personalizar sua embalagem

Existem algumas formas de embalar seu produto, imprimir sua marca e desenvolver algo interessante sem que isso pese muito no seu bolso. Até mesmo grandes marcas costumam usar ou combinar algo mais luxuoso com materiais mais simples no momento da entrega, como:

 

  • papel pardo ou kraft: por ser um material simples, mas elegante, você pode usá-lo para embalar produtos não frágeis como roupas e dar um toque especial à embalagem;
  • caixa de papelão: por ser segura e versátil, além de oferecer a possibilidade de imprimir sua logo e outros detalhes sem riscos de danos, ela é usada tanto para materiais frágeis como resistentes.
  • outros materiais: você pode usar papel seda, papéis recicláveis e outros materiais alternativos para revestir a sua caixa e dar um toque especial à embalagem. Pesquise e surpreenda-se!

 

Agora que você já sabe como desenvolver uma embalagem segura e interessante, continue lendo o artigo para entender qual a importância de criar embalagens personalizadas.

4. Quais as vantagens das embalagens personalizadas?

A transformação digital colocou o usuário da internet no centro das atenções, e o desejo de agradá-lo tem sido uma constante por parte de empresas que atuam online.

 

O grande volume de dados, informações e ofertas disponíveis a um clique tem feito com que o marketing bem aplicado seja uma preocupação cada vez mais real no planejamento de qualquer empreendimento.

 

Dessa forma, personalizar sua embalagem deve ser parte de sua estratégia de marketing — afinal, lembra daqueles clientes que, além de tirarem fotos para postar nas redes sociais, costumam até mesmo colecionar embalagens?

 

Pois então, realizando essa estilização, você obtém algumas vantagens importantes no momento de fidelizar clientes. Alguns desses benefícios são:

 

  • sua marca será facilmente lembrada pelo cliente;
  • o desejo em compartilhar sua marca será maior;
  • bons produtos geram bons comentários, tanto dentro quanto fora do ambiente online;
  • mais comentários positivos trazem mais consumidores. Seus clientes podem se tornar propagadores de seu produto e de sua marca.

 

Mais uma vez, fica claro que uma embalagem interessante vai além de simplesmente agradar os olhos do cliente no momento passageiro de abrir a entrega e acessar o produto. 

 

Com recursos simples como os sugeridos nos tópicos anteriores, você pode personalizar sua embalagem e obter as vantagens mercadológicas desse tipo de estratégia. Trata-se, assim, de algo que não deve ser subestimado.

5. Quais cuidados devem ser tomados com as entregas?

Conforme temos dito ao longo do artigo, o traslado de quaisquer produtos envolve uma logística complexa, que deve ser considerada antes de se iniciar uma operação de e-commerce.

 

Mais do que prejuízos financeiros, contratempos como a demora podem gerar certo desgaste no relacionamento com o cliente — algo a ser evitado quando falamos em qualquer tipo de comércio.

 

Por isso, existem algumas medidas que você pode tomar para seguir os aspectos legais do e-commerce e, assim, assegurar o sucesso de suas entregas. Acompanhe:

Realize testes de envio

Antes de iniciar um grande volume de entregas, faça alguns testes com a transportadora escolhida e veja qual o resultado obtido. Avalie quanto tempo a entrega levou para chegar ao destino, se a embalagem escolhida funcionou bem e, obviamente, se o produto chegou em perfeito estado.

 

Aproveite essa experiência para fazer ajustes e melhorias, de modo a firmar um modelo de entrega que funcione para seu negócio.

Conheça a logística

De nada adiantará criar uma embalagem incrível, mas que não esteja preparada para passar por todas as etapas necessárias até chegar à casa do cliente, não é mesmo?

 

Por isso, é essencial que você domine a logística do seu produto e entenda como a transportada fará para entregá-lo. Existem processos mais simples e diretos e outros mais complexos, a depender do destino, tipo de produto e da própria empresa que você contratou para fazer a entrega. Entenda os trajetos e faça a melhor escolha.

6. Como enviar notas fiscais na embalagem?

Levando em conta que a experiência do cliente é uma questão central quanto ao marketing, negócios, embalagem e entrega dos produtos, devemos pensar também em como realizar o envio das notas fiscais a fim de favorecer qualitativamente essa experiência.

 

Ademais, essa questão é muito importante para assegurar a privacidade dos clientes, portanto, compreenda a melhor forma de realizar esse envio.

 

Nos diversos formatos de caixas disponíveis, existem opções como pequenos recipientes externos para inserir a nota fiscal de forma visível e tecnologias como o “Hot-N-Melt“, que garantem a preservação do papel caso ele seja exposto durante muito tempo à altas temperaturas — pense nos vagões, carrocerias e contêineres que ficam fechados por horas transportando seu produto.

 

Além disso, existem envelopes e sacos plásticos especializados para envio de notas fiscais e que também asseguram a entrega do documento, como os tipos AWB, DANFE e CANGURU.

7. Você já ouviu falar em unboxing?

Além da própria embalagem já ser uma excelente ferramenta de marketing —  o box de DVD da série The Walking Dead com a cabeça de um zumbi acoplada é um ótimo exemplo —, existe ainda o fator unboxing (abrindo a caixa), que enriquece ainda mais a experiência do cliente com a sua embalagem e com o seu produto. 

 

Aqui, novamente, o caso dos consumidores que postam nas redes sociais não só fotos, mas também vídeos desembrulhando seus produtos é um belíssimo exemplo.

 

Para ilustrar o que estamos dizendo, pense nos variados vídeos de crianças abrindo caixas de presentes em suas casas e usufruindo de seus brinquedos em seguida. Ou mesmo os “especialistas” em Lego montando brinquedos complexos e mostrando como seguir o manual do produto.

 

Nada impede você de pensar em uma forma de transformar o desembrulhar de sua embalagem em uma experiência única. Temos falado muito em marketing digital durante o post, e uma característica essencial desse universo é justamente o compartilhamento de experiências e de informação.

 

Se for capaz de oferecer isso com a sua embalagem, será um ponto a mais para você. Trata-se, afinal, de uma estratégia e tanto, uma vez que gerará uma experiência memorável a ser compartilhada por seu cliente. Sendo assim, explore todas as possibilidades!

Conclusão

Talvez você esteja surpreendido com o volume e com a variedade de informações disponíveis sobre embalagem para e-commerce. Pois saiba que, hoje, toda mercadoria pode ser mais que simplesmente um produto, trazendo uma ideia, história, experiência ou algo mais que diferencie a sua marca.

 

As estratégias de marketing digital permeiam a realidade de qualquer negócio online, e dominar essas táticas para desenvolver uma embalagem que seja realmente interessante e atrativa certamente agregará valor ao seu produto.

 

Procure também ler livros sobre e-commerceIsso é algo que pode te ajudar a ter ideias ainda mais brilhantes. Por fim, não se acomode e explore o melhor possível de cada uma das dicas dadas nos 7 tópicos deste artigo. Assim, você certamente sairá ganhando.

 

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