O conteúdo original é a chave que abre as portas para que uma loja virtual possa ser reconhecida pelo público. Isso vale para todas as informações publicadas no site, em especial para as descrições de produtos, que devem ser enfáticas, claras e passar segurança ao consumidor.
Daí a necessidade de apresentar conteúdo relevante e que, ao mesmo tempo, facilite a categorização e a aplicação de recursos de SEO para ajudar no posicionamento em buscas orgânicas.
No post de hoje vamos tratar da importância da descrição original e quais pontos focar para melhorar o desempenho da sua loja virtual. Boa leitura!
Por que desenvolver conteúdo original na descrição de produtos?
Primeiramente, é importante conhecer o conceito de copywriting. Trata-se da prática de produzir textos com o intuito de guiar os usuários para uma tomada de decisão (geralmente conversão e compra).
O conteúdo original traz os seguintes benefícios para o negócio:
Reforça a autoridade da marca
Nesse contexto, o conteúdo original reforça a autoridade do e-commerce, pois permite demonstrar todo o seu conhecimento sobre o nicho em que atua. Além disso, ele não sofre com acusações referentes à cópia de outras fontes e cria o ambiente ideal para mostrar seu diferencial ao mercado.
Melhora o posicionamento nos buscadores
O conteúdo original favorece a categorização e a aplicação de recursos de SEO para ajudar no posicionamento em buscas orgânicas. Em contrapartida, os buscadores como o Google penalizam o que não é original.
Traz mais retorno
Quanto mais o e-commerce diz, mas ele vende. Não necessariamente precisa ser um texto grande, mas sim rico em detalhes que pesam na decisão de compra do consumidor. Por outro lado, uma descrição com poucas informações e informações copiadas de outro site demonstram que não houve atenção ao ponto. O que pode levar a desistência da compra.
Como produzir descrições otimizadas?
Para produzir um bom conteúdo é importante pesquisar junto aos fornecedores e fontes seguras, levantar dados e, a partir daí, desenvolver descrições eficientes. Vamos aos pontos principais desse processo:
- foque na persona;
- detalhe todas as informações;
- destaque as vantagens do produto;
- utilize palavras-chave para otimizar o SEO.
Além disso, algumas ferramentas podem ser úteis, por exemplo:
- Keyword Planner: essa aplicação do Google permite identificar as palavras-chaves adequadas para cada oferta.
- Google Trends: ferramenta que demonstra as palavras-chaves mais utilizadas. A base dos temas costuma ser de 30 dias, facilitando as atualizações da página.
- Keyword tool: permite pesquisar palavras-chaves de cauda longa. Com ela é possível buscar novos termos e favorecer o ranqueamento nos buscadores.
Como elas impactam na experiência do usuário?
A descrição é um mecanismo que não só mostra a autoridade do site como também impacta o usuário em vários sentidos.
A partir desse contato ele poderá verificar a eficiência do e-commerce e do produto que está desejando adquirir. É algo tão importante que negligenciá-la trará consequências maiores do que apenas o fato do cliente não fechar uma compra.
Ocorre que de nada vale um layout que favorece a experiência do usuário se as imagens nítidas e a descrição não forem bem interpretadas por ele. Muitas vezes, o cliente encontra informações idênticas (algumas inúteis) e que não conseguem elucidar suas dúvidas.
Por isso, é fundamental que a loja virtual dê prioridade à originalidade das informações, como também à riqueza dos detalhes e objetividade.
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