Uma das mais poderosas armas que uma empresa pode usar para se destacar é o apoio de defensores leais para promover os seus produtos ou serviços entre conhecidos. Essa prática é tão valorizada que ganhou um nome só para ela: advocate marketing.
Neste post, vamos te mostrar por que e como usá-la no seu e-commerce. Acompanhe:
O que é advocate marketing
O advocate marketing, também chamado de marketing de defensores, se trata basicamente de encontrar pessoas apaixonadas pelo seu e-commerce a ponto de se tornarem “embaixadores” dele.
Quando falamos em encontrar, queremos dizer criar relações profundas com os clientes e parceiros a ponto de eles se tornarem leais e desejarem promover os seus produtos para outros.
Isso é bem diferente de pagar formadores de opinião para divulgar a sua marca, por exemplo, já que tem de ser algo espontâneo e duradouro.
Como aplicá-lo no seu negócio
O advocate marketing não é só um conceito, mas já é praticado há muitos anos por empresas de fama mundial, como Walmart, Coca-Cola, IBM, Airbnb e Starbucks.
Mas não pense que se trata de ter um orçamento astronômico. Essencial mesmo para aplicá-lo no seu e-commerce — e as empresas citadas fizeram isso muito bem — é aproveitar a base de clientes e parceiros com sabedoria para conquistar novos consumidores.
3 dicas práticas para usar o advocate marketing com sucesso
Conseguir com que outros promovam a sua loja não é um pedido pequeno a fazer. Por isso, é preciso ter muito cuidado para não queimar pontes na hora de colocar sua estratégia em ação. Veja 3 dicas valiosas:
Crie uma boa relação
Ninguém recomenda uma marca da qual não gosta. Então, crie uma relação de amizade com seus clientes. Eles precisam sentir confiança, admiração e valor prático nos seus produtos.
E não se esqueça dos parceiros e funcionários, que podem ser defensores ativos, se receberem o incentivo certo e forem bem envolvidos nas suas campanhas.
Para conseguir isso, produtos de qualidade e processos eficientes são a chave: desde o design do site até a rapidez das entregas, passando pelo bom atendimento, cada detalhe conta.
Depois de lançar essa base, crie um programa de indicações e incentive todos a participar.
Promova, promova, promova
Para ter um programa de indicações bem-sucedido, todo mundo precisa ficar sabendo dele. E quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maiores as chances da estratégia ter impacto significativo.
Com isso em mente, coloque o programa em destaque nas redes sociais e no site, principalmente em páginas específicas, como logo após a pessoa realizar uma compra ou avaliar positivamente um produto.
Deixe os benefícios bem claros
Ao se deparar com esse tipo de programa, as pessoas geralmente ficam ansiosas para saber o que podem ganhar em troca. Aproveite essa antecipação natural e reforce os benefícios.
Em vez de se ater a benefícios como desconto em compras futuras, procure primeiro entender quem são seus defensores e o que os motiva. Nem sempre a motivação financeira é a principal.
O advocate marketing, se benfeito, tem tudo para dar certo e fazer seu e-commerce ter mais sucesso do que sequer imaginou. Não é à toa que tantas empresas de sucesso mundial têm feito uso dele, e com essas dicas práticas você já tem o suficiente para iniciar uma estratégia vencedora.
Gostou de saber como usar o advocate marketing para ter mais resultados? Veja também por que o blog é o maior aliado do seu e-commerce!