O último diagnóstico Webshoppers (36ª edição) deixou claro que os consumidores já se sentem mais à vontade para realizar suas compras pela internet. Por exemplo, 27,4 milhões de consumidores fizeram compras no e-commerce no primeiro semestre de 2018. Logo, saber o que é o eBit, o que ele faz e sua representação no mercado pode fazer a diferença na hora de obter informações relevantes.

 

É claro que esses resultados têm a ver com a profissionalização do setor, que passa por transformações frequentes de gestão, processos e segurança — principalmente em uma época em que as empresas praticam a inteligência de negócio por meio de dados e a experiência do cliente é tratada como prioridade.

 

Por isso, apresentamos alguns tópicos que ajudarão você a entender melhor o tema deste artigo. Quer descobrir? Continue a leitura!

O que é o eBit?

É uma empresa que mede a relevância das lojas virtuais brasileiras, avaliando se elas, de fato, são confiáveis. Esse sistema de avaliação permite aos lojistas, inclusive, entender as mudanças de hábitos no perfil do consumidor. A plataforma oferece um selo de credibilidade, que pode ser inserido na loja virtual, atestando que ela cumpre com o que promete.

 

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A missão do eBit é ser a principal fonte de informação e inteligência competitiva do e-commerce nacional. O intuito é entregar valor aos lojistas e ajudar o consumidor na decisão das lojas idôneas.

 

A instituição está presente em diferentes etapas do processo da compra virtual. Começa pelo momento de decisão de compra, em que atribui certificações às melhores lojas, até o feedback, quando pergunta diretamente ao consumidor como foi a experiência de compra junto à loja virtual em questão.

 

Desde 2001, o eBit analisa os pontos positivos e negativos das lojas virtuais cadastradas com base no que os consumidores acham. Para isso, são oferecidas premiações para os compradores que respondem a pesquisa. A partir daí são concedidas medalhas aos e-commerces de acordo com o índice da satisfação dos e-consumidores.

 

Outro ponto relevante do trabalho do eBit diz respeito às pesquisas realizadas, em especial o Webshoppers, mencionado na introdução. O relatório semestral traz informações completas do e-commerce nacional, como faturamento, categorias com maior volume de vendas, formas de pagamento mais utilizadas, entre outros pontos relevantes. A ideia é fazer um levantamento completo do mercado, além de seus pontos fortes e fracos.

 

Para o lojista, o eBit atua como uma fonte importante e segura de informação. Ele fornece informação aos empreendedores, a exemplo dos hábitos de consumo, perfil dos clientes, entre outros. Dessa forma, é possível entender como funciona o processo de compra do consumidor e, assim, elaborar uma estratégia assertiva baseado em suas necessidades.

Qual a importância do eBit?

Com uma certificação atestando a reputação do e-commerce fica mais fácil para os clientes decidirem. Mesmo porque a pesquisa também é a ferramenta de boa parte deles, que não compram nada sem antes buscar a veracidade das informações. E o selo eBit transmite exatamente isso: credibilidade e segurança.

 

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Essa é uma demonstração básica de que sua loja se preocupa com o sucesso do cliente e, para tanto, se empenha na implementação de melhorias. O selo pesa de forma positiva na decisão dos usuários que acessaram a página pela primeira vez. Caso ele clique no selo da loja, será encaminhado para a página da loja no portal eBit. Lá, pode visualizar a avaliação e a opinião de outros usuários que já compraram naquela loja.

O que o eBit faz?

No geral, ele é usado para gerar informação e aumentar a confiança do consumidor. Isso sem falar que para o lojista, ele é fundamental no ganho de reputação e inteligência competitiva, uma vez que os e-commerces certificados passam a ter acesso a conteúdos do processo de compra dos clientes.

 

Aos integrantes são atribuídas medalhas, que classificam o rendimento da loja virtual, a partir das avaliações de pesquisa, entrega de serviço, entre outros aspectos, como a variação da nota entre 1 e 5. As medalhas são:

 

  • em avaliação: iniciantes que não preencheram todos os requisitos;
  • bronze: participantes com desempenho e entrega de 70%;
  • prata: lojistas com 75% de performance e entrega;
  • ouro: participantes com o mínimo de 80% de entrega e avaliação;
  • diamante: mínimo de 85% nos resultados referente às entregas e aos resultados do exame.

Segundo o eBit, mais de 10 mil questionários são respondidos pelos usuários todos os dias e mais de 30 milhões foram respondidos desde o início de suas atividades, em 2001. 25 mil lojas já foram avaliadas e apresentam algum selo da instituição.

Como funciona o eBit?

O consumidor busca por uma loja segura para comprar um produto ou adquirir um serviço. Encontra aquela que apresenta a medalha eBit e clica nela para confirmar a veracidade das informações. Depois de concluir a compra, o consumidor recebe o pedido da eBit na tela de confirmação de compra. Se clicar no link, é direcionado para responder o questionário sobre sua experiência de compra.

 

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Os compradores avaliam a loja virtual em pontos como frete, facilidade de encontrar o que procura, formas de pagamento, prazo de entrega, entre outros. Em seguida, uma segunda pesquisa é solicitada pelo eBit após o vencimento do prazo para o recebimento da encomenda. O intuito é avaliar o pós-venda da loja virtual. Por fim, semanas depois do produto entregue, é enviada uma terceira pesquisa de avaliação a respeito da satisfação geral do produto comprado.

Como cadastrar uma loja no eBit?

Para participar do processo de adesão a empresa deve preencher alguns requisitos, como ser pessoa jurídica e não ter restrições no CNPJ, pois só assim é possível realizar o cadastro. Além disso, o site precisa disponibilizar o certificado de segurança de compra e ainda deve:

 

  • apresentar 2 formas de pagamento;
  • disponibilizar uma forma de pagamento via cartão de crédito;
  • ter política de troca;
  • destacar endereço, telefone do estabelecimento físico no site;
  • permitir a conclusão de compra na própria plataforma;
  • oferecer fotos reais dos produtos;
  • informar que o site não é de anúncios ou leilões.

Feito isso, os dados são analisados e, depois de 48 horas, uma equipe especializada entra em contato com a loja. Havendo aprovação, o gestor recebe instruções posteriores. Em caso de negativa, ele é informado dos motivos da reprovação e recebe orientações para realizar uma nova investida.

 

Saber o que é o eBit faz a diferença quando o objetivo é obter um selo de qualidade, que testifique todo o empenho e dedicação do seu e-commerce. Os selos e certificações têm o objetivo de diferenciar os negócios profissionais dos amadores, criando novas oportunidades, gerando indicações e abrindo caminhos para inteligência competitiva e reputação inabalável.

 

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Agora que você já sabe o que é o eBit e está por dentro da importância dessa certificação em um e-commerce, que tal compartilhar sua experiência conosco nos comentários? Se ainda tiver ficado com alguma dúvida, aproveite o espaço!

 

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