A Black Friday teve início nos anos 90 nos Estados Unidos e virou uma verdadeira febre de consumo. Após alguns anos se tornou um evento praticado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, sendo a primeira edição em 2010.
Esse evento ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, o dia após Ação de Graças nos Estados Unidos, e sempre é motivo de euforia não só para os comerciantes, mas também para o público em geral.
Hoje já podemos considerar que a Black Friday faz parte da rotina do brasileiro, que aproveita as grandes promoções para adquirir os bens que necessita. Como temos pela frente mais um ano atípico devido à pandemia, é a hora certa para que as pequenas e médias empresas procurem recuperar, pelo menos em parte, o faturamento perdido durante este período.
Segundo dados divulgados recentemente, durante o evento da Black Friday o consumo tem tido um considerável aumento tanto no varejo como no comércio online. Os negócios digitais ficam especialmente ativos nesse período, com todo tipo de estratégia. Por exemplo, plataformas de opções binárias como as avaliadas pela Xbinop oferecem uma série de cupons.
Para tirar proveito desse evento o pequeno e o médio empreendedor precisam planejar com antecedência as estratégias a serem aplicadas para que tenham um retorno positivo em seus negócios. Abaixo citamos algumas delas e esperamos que com isso possamos ajudar a alavancar suas vendas.
Divulgue sua marca
Não adianta você oferecer descontos fantásticos em seus produtos se o seu estabelecimento não é conhecido no mercado. Uma das principais estratégias é a divulgação de sua marca. O marketing é um meio precioso para obter o retorno desejado.
O pequeno empreendedor precisa que o público conheça ou se lembre de seu negócio no período da Black Friday e para isso deve utilizar as redes sociais para divulgar os descontos que serão praticados durante esse evento.
Nos dias de hoje é muito difícil encontrar pessoas que não usem as redes sociais. Por isso, ter uma campanha postada no Instagram, Facebook ou mesmo via SMS e Whatsapp é de suma importância para divulgação de seu negócio.
Faça posts bem concebidos e que entreguem valor. Isso irá aumentar as suas chances de que eles se espalhem entre as demais plataformas digitais. Caso você tenha uma base de clientes cadastrados, envie e-mails mostrando os preços com os descontos, exatamente como os grandes varejistas fazem.
Observe o que os seus clientes já cadastrados compraram anteriormente e procure oferecer itens que complementam essas aquisições.
Crie um método para que seus futuros clientes possam receber suas promoções no futuro. Para isso bastaria que o interessado deixasse registrado o seu email ou seu telefone. Ofereça um desconto em compras futuras para quem se cadastrar no site.
Caso você também tenha uma loja física é preciso sinalizar para seus clientes que sua empresa estará participando da Black Friday. Decore o espaço de maneira que chame a atenção para os descontos que estão por vir, criando assim expectativa por parte da clientela.
Planejamento para a Black Friday
É preciso que o empreendedor defina suas metas para esse evento. Estipule onde pretende chegar com relação ao volume de vendas, de faturamento e de lucro. Caso seja a sua primeira participação em uma Black Friday, uma das principais metas além dos números de venda é obter o maior número possível de clientes cadastrados, o que será muito útil para as próximas edições do evento.
As promoções colocadas na Black Friday precisam ser direcionadas especificamente para os seus clientes e possuírem preços realmente atrativos. Um exame detalhado dos seus custos, impostos, comissões e estoques disponíveis é fundamental. A partir disso, calcule o maior desconto que seja possível.
Mesmo que sua margem de lucro fique muito reduzida, vale lembrar que muitos clientes acabam comprando outras mercadorias na mesma altura, aproveitando o custo do frete. Estas podem ter uma margem melhor de lucro para sua empresa.
Talvez a criação de um aplicativo seja uma boa ideia para sua empresa, ou então alguma parceria com uma plataforma de Marketplace, onde uma loja virtual de grande penetração admite que diferentes lojas façam uso de sua estrutura digital para venderem seus produtos.
Facilidade de Pagamento
Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar com descontos consideráveis os bens que necessitam, contudo também procuram as melhores condições de pagamento. Isso tem um peso considerável na hora de se decidir por uma compra.
Se a sua empresa tem o preço de um determinado produto muito semelhante ao da concorrência, mas esta oferece melhores condições de pagamento, com toda certeza você perderá essa venda.
Procure oferecer facilidades no pagamento, talvez um parcelamento sem juros ou um número maior de parcelas. Quem sabe uma boa opção seja fazer promoções especiais como, por exemplo, compre 2 e leve 3, ou de outro tipo (como cashbacks, tão em moda atualmente) que não afete consideravelmente a sua margem de lucro.
Seja uma referência
A Black Friday é muito aguardada pelos consumidores que se planejam com meses de antecedência com o intuito de adquirirem aquele bem ou serviço que tanto desejam.
Todo tipo de itens pode entrar em uma Black Friday, desde os mais procurados como smartphones, televisores, computadores, alimentação, ócio, roupas ou até produtos não tão procurados.
As empresas de grande porte, com poder de compra e negociação muito superiores ao pequeno comércio, chegam a praticar descontos acima de 60%.
Isso não deve afastar o pequeno empreendedor deste evento. Nem todos os produtos sofrem descontos tão vultosos. Além disso, muitas pessoas dão preferência a comprar de comerciantes menores indicados por amigos ou mesmo em estabelecimentos próximos. Contudo, para que isso ocorra os seus produtos precisam realmente estar com descontos reais.
Evite Falsas Promoções
Muitos empreendedores pensam que os clientes saem para comprar na Black Friday sem pesquisar os preços que eram praticados anteriormente no mercado. Alguns comerciantes ainda insistem em divulgar descontos fictícios pensando que vão fazer grandes negócios.
Eles se enganam redondamente: os consumidores estão cada vez mais atentos e a prática enganosa é sempre relatada aos sites de reclamação e Procon. O resultado disso não causa só a perda da venda, mas também um impacto na reputação e a perda de potenciais clientes.
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