Em um comércio físico é possível mensurar quantas pessoas visitam o estabelecimento, por exemplo, só de olhar, de forma simples. E quando se trata de uma loja virtual? Nesse caso, os indicadores de desempenho são fundamentais.
Tudo isso é possível por meio dos KPI’s, do inglês, Key Performance Indicator, ou Indicadores-chave de Desempenho. Esses dados ajudam a entender diversos aspectos sobre os resultados do e-commerce, avaliando pontos como número de visitas, número de conversões e outras métricas importantes.
Conhecer os indicadores é essencial para identificar o desempenho de sua loja, e é por isso que traremos os 5 mais importantes a seguir. Confira!
1. Taxa de conversão
A conversão pode ser entendida como qualquer ação que um visitante faz em seu site, realizando algum tipo de interação. Esse indicador é fundamental para que você consiga observar como suas propostas estão sendo aceitas por quem visita seu e-commerce.
Por exemplo, se você coloca uma indicação de newsletter para que o visitante receba ofertas no e-mail e o número de cadastros é alto, é sinal de que a sua abordagem está atrativa.
A conversão também acontece quando ele quer ser indicado sobre a disponibilidade de um produto, quando ele comenta em algum espaço e até mesmo quando ele realiza uma compra.
2. Ticket médio
Os preços de seus produtos podem ser um fator decisivo para o ticket médio de sua empresa, que nada mais é que o valor em média que os clientes costumam gastar em uma compra. Esse indicador ajuda a entender não só os hábitos, mas também como as precificações influenciam nos valores gastos.
O ticket médio pode ser uma métrica importante para que você saiba como fazer promoções e gerar descontos, sendo uma base para estudar os preços praticados no seu negócio. Esses dados também servem para comparativos, a fim de observar aumento ou queda nos faturamentos em períodos específicos.
3. ROI
Todo investimento precisa ter um retorno favorável, configurando assim o lucro acima das despesas. O ROI (Return Over Investiment, ou Retorno Sobre Investimento) ajuda a entender se o que está sendo gasto é vantajoso diante dos lucros da empresa.
Ele é geralmente utilizado para avaliar os valores investidos em campanhas de marketing digital, como os anúncios pagos em redes sociais como Facebook e Instagram.
Se você quer, por exemplo, divulgar um novo produto e faz uma ação investindo determinado valor, é importante que, ao final, o que você gastou traga um bom retorno de vendas. Para medir isso é feito o seguinte cálculo:
ROI % = (Receita – Custo de investimento) / Custo de investimento × 100
4. Média de visualizações e permanência
O tráfego no seu site deve ser medido para que você entenda o que tem chamado mais atenção e o quão interessante é sua página em relação ao tempo em que um visitante permanece por lá. As métricas de média de visualizações ajudam a saber quantas vezes, por exemplo, determinada página foi acessada e quanto tempo esse usuário passou por lá.
Esses dados são fundamentais para entender o que mais tem despertado interesse e prendido a atenção de quem visita a página, para assim gerar mais oportunidades positivas para a loja online.
5. Abandono de carrinho
O abandono de carrinho é um dos indicadores de desempenho mais interessantes e que precisam ser avaliados com atenção.
Ele se configura na situação em que o consumidor escolhe um produto e segue para a compra, adicionando ele ao carrinho para então efetuar o pagamento, porém, desiste nessa última etapa.
Quando isso acontece, é importante avaliar quais aspectos nesse momento final podem ter feito o consumidor mudar de ideia. Alguns dos principais são:
- preço do frete;
- formas de pagamento;
- falta de segurança.
Uma taxa de abandono alta pode preocupar e requer uma observação acerca do que incomoda esse visitante.
O ambiente online tem suas particularidades, e isso é transmitido às lojas virtuais. Os indicadores de desempenho têm grande valor para que um e-commerce se desenvolva bem e tenha resultados cada vez melhores.
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