O crescimento do comércio eletrônico no ano de 2018 foi estimado em 12% em uma pesquisa recente. A Copa do Mundo e até mesmo as Eleições podem servir como gatilhos para o aumento das vendas.
Portanto, chegou a hora de investir no seu e-commerce e alavancar as suas vendas, garantindo a melhor experiência de compra aos seus consumidores. Como fazer isso? A resposta é simples: aposte na automação. Essa solução tecnológica é fundamental para o crescimento de qualquer negócio — seja ele online ou não.
Com ela, é possível escalonar processos e reduzir a ocorrência de falha humana. Em resumo, muitas vezes, trata-se de uma economia de tempo e de dinheiro que permite que seu foco seja destinado a outras importantes áreas do seu negócio.
Para saber mais sobre o tema, acompanhe este texto até o fim e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas no comércio eletrônico.
1. Controle de estoque
Vendas duplicadas e indisponibilidade de produtos são grandes prejuízos que nenhum empreendedor deveria ter que enfrentar. Felizmente, a tecnologia pode ser usada para facilitar isso, atuando no controle do estoque. É fundamental contar com uma plataforma capaz de registrar todas as saídas e as confirmações de pedido em tempo real, para que ocorra a devida gestão e estruturação logística.
2. Fluxo de pagamentos
A agilidade na confirmação de um pagamento pode fazer toda a diferença na saúde do seu comércio eletrônico. Dessa forma, o pedido também pode ser atestado rapidamente, o que contribui para uma melhor experiência do consumidor. Essa automação integra os sistemas financeiros internos e externos do seu negócio e também diminui as chances de fraude.
3. E-mail marketing
Algumas etapas do relacionamento com o seu cliente também podem ser automatizadas. A principal delas é o e-mail marketing. Uma estratégia de comunicação robusta nesse canal possibilita um relacionamento personalizado e intimista. Além disso, investir em ferramentas de otimização é uma forma de escalonar esse serviço.
4. Atendimento ao cliente
Seja no seu site ou nas redes sociais, o seu CRM (Customer Relationship Management) também tem muito a ganhar com a automatização e com a aplicação da inteligência artificial. Respostas simples e que seguem um padrão podem ser usadas no Facebook para informar o horário de atendimento; um chatbot via WhatsApp pode informar as etapas do transporte do pedido até o cliente; entre outras possibilidades.
5. Rastreamento de mercadorias
Quanto mais clientes você conquista, mais desafiadora se torna a logística por trás da entrega de diversos pedidos simultâneos. O rastreamento de mercadorias integrado às transportadoras é uma forma de melhorar a experiência dos seus clientes e também desenvolver o seu pós-venda.
Com um mercado cada vez mais competitivo, é importante se destacar frente a concorrência. A automatização de processos no comércio eletrônico garante isso, uma vez que traz vantagens e comodidade tanto para você como para os seus clientes. Entretanto, para garantir a excelência nessas etapas, é importante contar com uma empresa especializada e que forneça o devido suporte.
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