Você já pensou na importância das mais variadas formas de pagamento para o seu e-commerce?
Visualize o seguinte cenário: você faz uma estratégia de marketing completa, apresenta os produtos com uma variedade de fotos e uma descrição atrativa, se preocupa com a segurança e usabilidade da sua loja virtual e, após conquistar usuários para o seu site e eles, finalmente, selecionarem os produtos do seu interesse, acabam desistindo da compra, abandonando o carrinho.
Por que isso acontece?
Cerca de 37% dos brasileiros já desistiram de uma compra virtual porque o site não apresentava as formas de pagamento da sua preferência, os dados são da pesquisa E-commerce Trends.
Você quer parar de perder oportunidades de vendas na sua loja virtual? Este artigo é para você! Confira a seguir as 5 formas de pagamento que não podem faltar no seu negócio.
Por que é tão importante variar as formas de pagamento?
Certamente, você já tem definidos o seu público-alvo e as suas personas. Apesar dessas ferramentas funcionarem para traçar o perfil do seu consumidor ideal, não significa que eles se comportarão sempre da mesma forma.
A escolha das formas de pagamento é um exemplo disso. Para determinar como uma compra será paga no ambiente digital, uma série de fatores entra em jogo: familiaridade com tecnologia, hábitos de compras online, condições financeiras e meios de gerenciamento das próprias finanças, valor da compra, sazonalidades, etc.
Nesse sentido, quanto mais formas de pagamento você puder oferecer, melhor. Assim, garante que irá contemplar os gostos e necessidades dos mais variados clientes.
5 formas de pagamento para a sua loja virtual
1- Cartão de crédito
De acordo com a pesquisa da CNDL e do SPC Brasil, nas compras online, o cartão de crédito é o método de pagamento preferido dos brasileiros, com 52,5% de adesão.
Isso se deve, principalmente, à possibilidade do parcelamento. Assim, o consumidor tem um prazo de pagamento maior para quitar a compra, conseguindo fazer a aquisição de produtos de ticket médio mais elevado.
Além disso, é um método de pagamento seguro para o cliente, com a possibilidade de geração de cartão de compra temporário pelo aplicativo do próprio banco.
Já para o empreendedor digital, ele também tem as suas vantagens, como a ntecipação de recebíveis e as questões de inadimplência que, por esse método de pagamento, ficam a cargo da instituição emissora do cartão.
2- Pix
Com pouco mais de um ano de existência, o Pix, meio de pagamento instantâneo do Banco Central, já ocupa a segunda posição na preferência dos brasileiros, com 83% de adesão, no mundo online e físico (Fonte: CNDL e SPC Brasil).
No e-commerce, a sua participação ainda é tímida e, por isso mesmo, ainda há muito espaço para o Pix crescer. Atualmente, ele é responsável por apenas 5,8% das compras online.
Apesar de ainda pouco usado, o Pix é uma solução indispensável de ser oferecida na sua loja virtual. Afinal, os clientes que preferem fazer as compras à vista tendem a migrar do boleto para o pagamento instantâneo devido à sua agilidade na aprovação do pagamento e liberação do pedido.
3- Boleto bancário
O boleto bancário ainda é utilizado por 15,7% dos consumidores nas compras digitais (Fonte: CNDL e SPC Brasil). Para a população desbancarizada ou aqueles que preferem fazer o pagamento à vista, ainda é o principal método disponibilizado nos e-commerces.
Mas a expectativa de todo mercado é que ele perca sua força nos próximos meses, com a adesão gradativa do Pix. Afinal, para o cliente, esse método tem a desvantagem de ter uma aprovação demorada e, para o lojista, é trabalhoso pela demora de conciliação e liberação de estoque, bem como por problemas como o sequestro de estoque em sazonalidades como a Black Friday.
4- Cartão de débito
O cartão de débito sempre teve uma oferta baixa nas lojas virtuais pela experiência de compra complexa. No entanto, a tecnologia 3 DS surge para suprir esse gap.
Atualmente, apenas 1,7% da população faz uso dessa modalidade nas compras virtuais. Apesar disso, com a maior demanda de digitalização em 2020, em decorrência da pandemia, novos empreendimentos nativos digitais aderiram ao débito, como é o caso do iFood e da Uber.
Para o consumidor, a vantagem é poder contar com mais um método de pagamento para pagamento à vista, possibilitando um melhor controle financeiro. Para o empreendedor, o benefício dessa forma de pagamento é a disponibilização imediata de saldo – diferentemente do cartão de crédito, que costuma ter um prazo de recebimento de 30 dias.
5- Carteiras digitais
As oportunidades de descontos exclusivos e cashback têm atraído os consumidores para o uso das carteiras digitais. Esse método de pagamento já conta com 3,3% de adesão nas compras online do país (Fonte: CNDL e SPC Brasil).
Como o nome indica, essa tecnologia reúne todos os dados de cartão e dinheiro do consumidor em um único lugar, sem que ele precise ter todos os aplicativos de banco em que tem conta no smartphone ou todos os seus cartões em mãos.
Dessa maneira, as carteiras digitais têm se consolidado, on e offline, como um método de pagamento utilizado pelos brasileiros que buscam agilidade, comodidade e melhores condições para as suas aquisições.
# Extra: voucher online
Conforme o Ministério do Trabalho, mais de 20 milhões de brasileiros são contemplados com vale refeição e vale alimentação empresarial.
Desde a pandemia, houve uma maior demanda pelo uso desse benefício no ambiente digital. Para se ter uma ideia do seu crescimento, nas tecnologias Pagar.me, o uso de voucher teve um incremento de mais de 6000% entre 2020 e 2021.
Dessa forma, se você é do segmento de alimentos e bebidas, o voucher online é também um método de pagamento indispensável para atrair clientes para o seu negócio.
Soluções para complementar a experiência do cliente
Agora você já sabe quais são as 5 formas de pagamento indispensáveis para melhorar a conversão de vendas do seu negócio, mas o trabalho não para por aí!
Existem ainda algumas situações que podem levar ao abandono de carrinho que você pode evitar com a ajuda da tecnologia.
Por exemplo, você sabia que, globalmente, 4% das compras abandonadas no online são por consequência da recusa do cartão de crédito?
Além disso, segundo o SPC Brasil, o limite médio do cartão de crédito do brasileiro é de R$ 1,4 mil, no entanto, 30% dos consumidores não têm ciência do limite do próprio cartão.
Isso significa que é preciso facilitar ainda mais a jornada de compra do cliente para que a venda seja bem-sucedida. Veja a seguir duas funcionalidades que podem ajudar o seu negócio com isso.
Multimeios de pagamento
Esse recurso possibilita aos clientes fazerem o pagamento de uma compra com mais de um cartão ou combinando diferentes métodos de pagamento, como cartão + boleto bancário.
Imagine que o consumidor deseja comprar um notebook no valor de R$5.000,00, mas tem um limite no cartão de crédito de R$4.500,00.
Com o Multimeios de Pagamento, ele pode passar R$2.500,00 no cartão, aproveitando um parcelamento de 10 vezes sem juros e sem comprometer o seu limite total, e emitir um boleto para fazer o pagamento do valor restante de R$ 2.500,00, que ele tem disponível em sua conta-corrente.
Dessa forma, os clientes podem fazer a aquisição de produtos de ticket médio mais elevado de maneira cômoda, e o lojista garante mais vendas e melhores índices de aprovação de vendas
Multicompradores
Já a funcionalidade de multicompradores oferece a oportunidade dos clientes dividirem uma compra por mais de um pagador, diretamente no site.
Ou seja, se um grupo de amigos quiser dividir a compra de um presente de casamento ou aproveitar uma promoção ao estilo “leve três, pague dois”, essa é uma comodidade e tanto.
Além disso, o recurso é eficaz para incrementar o ticket médio dos pedidos e facilitar o processo de pagamento, sem comprometer o limite de um único pagador.
Gostou de saber mais sobre as formas de pagamento e as funcionalidades que não podem faltar em uma loja virtual de sucesso? Confira outros conteúdos do ecossistema de empreendedorismo digital no blog da iSET!
Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, plataforma de serviços financeiros digitais que possibilita ao seu e-commerce aceitar cartão de crédito e débito, boleto bancário, voucher online e Pix com segurança e transparência para você atender seus clientes e fazer o seu negócio crescer.
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