Para todos as pessoas que têm e-commerce há algum tempo, as diferenças na gestão de negócios de uma loja online e uma loja física são mais óbvias.
A preocupação online está no posicionamento do Google, design de sua loja, se possui design responsivo, se as pessoas têm problemas nas etapas de compra, e por aí vai. Mas você sabia que a gestão do seu e-commerce vai muito além disso?
Nesse post, vou te dar algumas dicas para planejar todos os detalhes e poder ficar tranquilo na hora de enfrentar a concorrência.
1. Logística
Antes de mais nada, é importante definir toda a logística de seus produtos. Entrega, controle de estoque, preços, política de venda e troca: está tudo envolvido com uma boa logística para uma excelente gestão de seu negócio.
Ser justo nas políticas de troca é um ponto muito positivo para os clientes – sem, é claro, também se prejudicar.
O controle de estoque é talvez o ponto mais importante da logística, para que os pedidos não saiam do controle e seja vendido produto que não existe ou não está em estoque. Isso gera dor de cabeça e também muita frustração para seus clientes, que pode não voltar a comprar em sua loja.
2. Financeiro
Não somente seu planejamento financeiro, mas também a projeção de crescimento; Esta projeção nada mais é do que metas a serem alcançadas. Tudo isso deve estar incluso para uma boa gestão de negócio.
O controle dos números – vendas, pagamento de fornecedores e funcionários, manutenção da loja online – também é muito importante para controle e gestão de seu e-commerce. Aqui temos um post falando mais sobre planejamento financeiro, que irá te ajudar em todas as etapas de seu e-commerce:
3. Métricas
A gente sabe que as aparências enganam. E as aparências das diversas métricas disponíveis em sua loja não estão fora disso. Mas, fique calmo, não são um bicho de sete cabeças!
São métricas que estão no território do marketing digital, mas que influenciam na gestão de um negócio. Quantidade de vendas, ticket médio, receita mensal, número de visitas, e por aí vai.
Crie parâmetros que serão relevantes para você e seu segmento, e os analise para poder tirar o maior proveito de todo o potencial de sua loja online. Nesse post aqui, a gente fala um pouquinho de métricas, vale a pena dar uma conferida:
4. Mercado
Todo empreendedor sabe que novas ideias vão surgindo a todo tempo, sem parar. Para isso, procure sempre ficar à par de todos os acontecimentos no mercado em que sua loja está inserida, isto é, seu segmento. Além de renovar as ideias, ainda conhece pessoas e faz um bom networking, coisas que só favorecem na gestão de seu negócio.
5. Clientes
Clientes. Ah, os clientes. São a parte mais importante do seu negócio, sem sombra de dúvidas. São eles quem irão fazer sua loja ir para frente – ou não.
Para uma boa gestão de seu negócio online, você também precisa gerir seus clientes. Uma boa dica é investir em um CRM (Customer Relationship Manager, ou, em português, Gestão de Relacionamento do Cliente). Lá, você cadastra seus clientes, faz anotações sobre estes, como histórico de compras, canais preferidos de comunicação, e por aí vai. Desta forma, pode automatizar diversos processos de comunicação e organização.
Com as informações em seu CRM, você poderá realizar planejamentos estratégicos de forma mais precisa, e ainda economiza um bom tempo de toda sua equipe.
6. Segurança e Pagamento
Todos sabemos que, hoje em dia, estamos todos cada vez mais preocupados com fraude de pagamentos.
Na hora de realizar a gestão de seu negócio, pensar nessas fraudes de pagamento é muito importante.
Todo mundo quer evitar o tão temido chargeback – nada mais é do que a operadora dos cartões retirando o pagamento, a pedido do cliente, por motivos de compra não autorizada. Por isso, para que isto não ocorra, invista sempre em serviços antifraude, dando ainda mais segurança para seu cliente. Além disso, procure saber com as mediadoras de pagamento escolhidas, se estas têm políticas de chargeback, e como funcionam.
Falando nisso, definir os melhores meios de pagamento é fundamental: Não basta apenas um meio de pagamento, muito menos um desconhecido que lhe atenda 100% em taxas e políticas – seu cliente não terá segurança em realizar uma compra. Procure sempre intermediadoras conhecidas, que aceitem uma grande diversidade de bandeiras, e tenham taxas competitivas.
7. Parcerias e fornecedores
Para uma boa gestão de seu negócio, boas parcerias são sempre importantes, porque se o fornecedor falhar nas entregas, para o seu cliente, a culpa será sua. Boas parcerias com fornecedores referência evitarão este tipo de dor de cabeça.
8. Delegue funções
Para poder ter tempo e focar em certas demandas que apenas você, como empreendedor, poderá realizar, é importantíssimo aprender a delegar responsabilidades para sua equipe. Centralizar todas as funções em você pode fazer com que você não consiga se dedicar a funções cruciais, para focar em funções que podem ser repassadas a uma outra pessoa.
E tudo bem se você ainda não tiver uma equipe: nada lhe impede de terceirizar estes serviços, deixando os verdadeiros profissionais cuidando de funções que englobam suas especialidades.
Agora que você já está com todas essas dicas, esperamos que esteja pronto para gerir o seu e-commerce melhor do que nunca. Lembre-se que, além de tudo, procurar ajuda de um profissional em momentos de dificuldade, para uma consultoria, possibilitará seu negócio a ir mais longe!
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