Você sabe porque o Facebook Business consegue melhorar o engajamento e a credibilidade da sua marca com os clientes?
Com a ascensão da internet, não há possibilidade de ter uma empresa sem que haja um meio de interação online.
Um empreendimento que não investe nos canais disponíveis na internet, perde alcance e fica atrás da concorrência.
Para conseguir um melhor contato com os clientes por meio da rede, existem diferentes ferramentas no mercado que possibilitam a criação de um site, um blog, a geração de um canal de vídeos e, inclusive, páginas em redes sociais.
Entre as alternativas, definitivamente, o Facebook é uma das mais eficazes, tanto para atrair quanto fidelizar pessoas.
Não é atoa que a maior rede social do mundo tem mecanismos específicos para as empresas. Estamos falando do Facebook Business.
Pensando nas facilidades que essa ferramenta traz para as empresas, preparamos este guia que o ensinará como utilizá-lo! Acompanhe!
O que é o Facebook Business?
Primeiramente, precisamos dizer que o Facebook Business não se chama mais assim. Com a mudança de nome, o Facebook Business passou a se chamar Meta Business Suite.
Estamos falando de uma atualização de nome, e que, por enquanto, não alterou nenhuma funcionalidade do Business original.
Diferentemente do perfil pessoal disponibilizado pela rede social, o Facebook Business é uma página institucional. Isto é, um canal específico onde os clientes podem interagir com sua marca.
Curiosamente, esse espaço também é conhecido como fanpage, já que é muito fácil das pessoas acompanharem as postagens e entrarem em contato com os membros da página.
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Facebook Business Manager
Junto à página corporativa, o empresário também tem acesso a outra ferramenta chamada Gerenciador de Negócios ou Facebook Business Manager.
Nela, é possível controlar as páginas, anúncios, aplicativos e perfis em um só espaço.
Dessa maneira, é possível que um grupo de pessoas consiga trabalhar no espaço sem exatamente ter acesso ao login ou senha pessoal de quem https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistra.
Além disso, através da ferramenta é possível:
- Criar e https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar diversos ativos como catálogo e lista de produtos, páginas do Facebook ou Instagram;
- Rastrear anúncios do Instagram e do Facebook de maneira simples e rápida, isso tudo com uma visão geral sobre, impressões, gastos com anúncios e visualizações;
- Monitorar e ceder acesso para seus parceiros e colaboradores.
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Como criar uma conta no Facebook Business?
Lembrando que para se criar um Gerenciador de Negócios ou Business Suite é necessário ter uma conta no Facebook.
1- Faça o login no Facebook normalmente com sua conta pessoal.
2- Em sua página inicial, clique no botão Páginas no canto esquerdo da tela.
3- Nas opções da aba Páginas você deve clicar no botão Meta Bunsiness Suite.
4- Pronto, agora você será direcionado para a página do Business Suite, em seguida clique na setinha ao lado do seu perfil.
5- Clique na opção Criar uma conta empresarial.
6- Na página a seguir é preciso digitar o nome da sua empresa e clicar em Avançar.
7- Nas próximas páginas basta preencher com seus dados e dar continuidade a sequência clicando em Avançar.
8- Prontinho, você será redirecionado para o menu do seu negócio.
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Principais ferramentas e configurações do Facebook Business
Para iniciar as configurações do seu negócio você pode clicar no botão Configurações no canto esquerdo inferior da tela.
Em seguida você será redirecionado para a página de configurações da sua empresa.
Caso você queira adicionar pessoas, criar páginas, criar uma conta de anúncios, etc. Basta clicar no botão Mais configurações do negócio.
Você será direcionado para a página de Configurações do negócio, na aba pessoas. Caso você queira adicionar pessoas ao seu negócio basta clicar no botão Adicionar.
O Gerenciador possui duas opções principais para os usuários:
- Acesso do funcionário: é recomendado adicionar as pessoas como funcionários. Eles podem trabalhar somente nas contas e ferramentas atribuídas;
- Acesso do https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrador: os https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistradores têm controle total sobre a sua empresa. Eles podem editar configurações, pessoas, contas e ferramentas.
No menu de Configurações do negócio também é possível adicionar páginas e contas de anúncios, para isso basta clicar na aba Contas, em seguida basta clicar em Adicionar.
Não se esqueça de vincular sua conta comercial do Facebook Business com suas contas do Instagram e do Whatsapp.
Lembrando que é importante cadastrar sua conta do Whatsapp Business.
Outra configuração que não pode ser esquecida, são as Formas de pagamento, aba localizada logo abaixo.
Observação importante, suas opções de pagamento neste menu serão utilizadas também para o Instagram.
As configurações principais do seu perfil estão na aba Informações da empresa.
Basta acessar a aba e clicar no botão Editar.
Em seguida preencha com os dados da sua empresa e clique em Salvar.
Localizado um pouco a baixo está a aba Notificações, nela você consegue ativar e desativar as notificações do seu negócio e das contas no Facebook.
Estas são as suas configurações pessoais e não afetam outras pessoas no seu negócio.
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Por que usar o Facebook Business?
Para empresas, é imprescindível o uso dessa plataforma, principalmente, porque o alcance do Facebook é muito alto, atingindo cerca de 1,4 bilhões de pessoas.
Acompanhe agora algumas das principais vantagens de usá-lo!
- Leia também: 9 mitos sobre anúncios para as redes sociais.
Separa o profissional do pessoal
Com a possibilidade de ter uma página só para negócios, é muito mais fácil gerenciar e separar as notificações e interações.
Além disso, você não perde a sua página pessoal, já que é formado um perfil separado do seu.
Com isso você poderá ter um canal de comunicação especialmente voltado para assuntos profissionais.
Gera hierarquia de acesso
Com uma única conta é possível desenvolver um perfil de empresa e adicionar outras pessoas por meio do endereço de e-mail, para que elas gerenciem a página.
Através do Facebook Business Manager é possível limitar o acesso de cada usuário conforme seu papel na https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração do perfil.
Não interfere na página pessoal
Como explicamos no primeiro tópico, exceto por ser https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrada pela mesma pessoa, a página corporativa é totalmente desvinculada do perfil pessoal.
Promove segurança
Com uma página própria para as empresas, quando se trata de cadastrar formas de pagamentos, o Facebook Business Manager garante muito mais segurança, já que não é necessário disponibilizar os seus dados bancários no perfil pessoal.
Além de disponibilizar diferentes formas de pagamento de patrocínios do Facebook com o analista da rede.
Quais as vantagens do Facebook Business Manager?
Não é segredo que o Gerenciador de Negócios é um facilitador para cuidar da página corporativa da sua empresa ou loja virtual.
Descubra agora as principais vantagens em utilizar o Facebook Business!
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Faturamento separado
Umas das facilidades que essa ferramenta proporciona é poder ter uma conta de anúncios e associá-la a uma forma específica de pagamento.
Então, quando o https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrador cria um anúncio, além de ser possível impulsionar um post, gerar uma campanha ou obter mais cliques e visitas no site, ele pode definir um meio de pagamento para cada uma dessas ações.
Funcionalidades personalizáveis
Como sabemos, no Facebook Business Manager é possível incluir todos os funcionários na sua página corporativa.
Dessa maneira, é permitido estipular diferentes funções para cada usuário.
Sem dúvidas esta funcionalidade é muito útil para qualquer empreendedor.
Plataforma responsiva
Assim como uma página pessoal, o Gerenciador de Negócios do Facebook também fornece acesso à sua página corporativa tanto pela web quanto pelo celular.
É preciso apenas baixar o aplicativo da ferramenta e começar a usar.
No próprio app, é oferecido um guia de como operá-lo, e você pode acessar em caso de dúvidas.
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Gerenciando diferentes fanpages
O gerenciador possibilita https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar diferentes fanpages com um clique.
Dessa maneira, é possível criar campanhas e comparar seus resultados.
O Facebook Business Manager é realmente útil?
O Facebook Business Manager tem muitas finalidades interessantes para a empresa, além de poder https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar a página corporativa, é possível gerenciar o Instagram, a lista de público e os anúncios de seus produtos.
Inclusive, conforme a própria definição do Facebook, a ferramenta tem a funcionalidade de fazer com que a https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração da rede social seja mais prática para as empresas.
Portanto, podemos concluir que sim, o Facebook Business é de extrema utilidade para qualquer empreendedor atualmente!
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