Você já se perguntou “como fazer minha loja aparecer nos primeiros resultados do Google?” ou mesmo “como fazer para as pessoas encontrarem minha loja?” e, fez algumas buscas rápidas em sua loja e sites de buscas para simular a procura de um cliente?
Se sua resposta for SIM nós podemos ajudar você, se sua resposta for NÃO você precisa começar a fazer essas perguntas agora mesmo e acompanhar nossas dicas, pois está perdendo dinheiro.
Quando alguém deseja comprar algo na internet sua primeira ação é fazer uma pesquisa nos sites de busca. Se você deseja que seu produto esteja entre as primeiras opções para clique e facilitar a busca por produtos em sua loja você precisa trabalhar as técnicas de otimização de sites (SEO), mas especificamente precisa trabalhar o mecanismo de otimização da busca.
Em uma pesquisa realizada em 2013 pela Hitwise, da Serasa Experian o Google é o primeiro entre os buscadores mais utilizados no Brasil, correspondendo a 82,08% de participação. O Google, assim como outros buscadores, trabalham com indexação, que basicamente se consiste em mostrar para ele e estes outros buscadores que seu site existe.
Uma forma simples de melhorar sua indexação é configurando suas tags e outros recursos que se referem ao mecanismo de otimização de buscas.
Sua plataforma iSET trabalha de acordo com as técnicas de SEO! Você sabia?
São usadas inúmeras variáveis para determinar o resultado de buscas, e em seu painel https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativo da iSET você tem acesso as principais ferramentas para otimização das buscas.
Acesse seu painel https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativo >> configurações >> otimização de buscas (SEO) >> núvem de tags.
O que são nuvem de tags?
São agrupados em forma de nuvem o conjunto de termos que refletem as buscas mais comuns que são feitas em um site.
Cada termo da nuvem possui um link que retorna os resultados da busca por este termo no site. A nuvem de tags pode ser útil tanto para os robôs de indexação dos sites de busca, quanto para os visitantes que vão saber quais são os termos mais procurados.
Exemplo:
Outro campo importante a ser preenchido é o destinado a Meta tags, você pode configura-lo acessando seu painel https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativo >> configurações >> otimização de buscas (SEO) >> Meta TAGs.
Algumas Meta tags são utilizadas para passar aos buscadores instruções sobre o título da página e uma pequena descrição a ser exibida nos resultados de busca, quais páginas devem ou não ser indexadas, dentre outras instruções.
Por exemplo, pesquisando por “boné aba reta” no Google temos o seguinte resultado:
A empresa BR Shop está logo nos primeiros resultados do Google tanto para buscas orgânicas quanto para anúncio pagos trabalhando seu SEO. Para você entender melhor veja este exemplo deste recurso da iSET aplicado:
O primeiro campo a ser preenchido refere-se ao link de confirmação do Google, para basicamente dizer “ei google, está e minha loja” em uma linguagem compatível com o Google, você pode gerar este link usando o Google Webmasters ou Google Analytics.
Os campos seguintes devem ser preenchidos de acordo com o que você vende em sua loja, sem redundância, pois os robôs de busca conseguem assimilar todos os resultados simulares. As palavras chaves devem conter o que o cliente espera encontrar em sua loja, isso ajudará a trazer os clientes que estejam mesmo interessados em seu produto, dispensando visitas que não poderão ser convertidas, pois não se trata do que o cliente procura.
Além destes recursos apresentados, a iSET oferece também mecanismos para otimização de buscas na configuração direta de seu produto. Em seu painel https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativo vá em cadastros >> produtos >> https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar produtos >> selecione seu produto e cliquem em ‘editar produto’. Em “Outros detalhes” você terá campos a serem preenchidos para otimização da busca especificamente do seu produto.
Veja o exemplo do recurso configurado:
A procura antes era por “boné aba reta”, dando inúmeras possibilidades de resultados ao buscador, mas, quando o comprador busca especificamente por um produto o filtro é feito, com base nos tags que irão ajudar o buscador a indexar estes resultados. Experimente buscar agora por “boné laboratório fantasma”, você verá o seguinte resultado:
Veja que além dos resultados do próprio Laboratório Fantasma a empresa BR Shop ainda continua nos principais resultados, tanto anúncios pagos quanto em resultados orgânicos. Mas, vale lembrar que as técnicas de SEO não se restringem a apenas estes fatores, até mesmo as buscas que acontecem dentro de sua loja são variáveis que irão influenciar em sua otimização de busca.
Continue acompanhando nossas dicas, queremos muito te ajudar a ter sucesso em sua loja!
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.