O Instagram é uma rede social que vem crescendo rapidamente, passando de um simples álbum de fotos virtual e se tornando um ótimo canal para desenvolver uma base de clientes.
Resumidamente, o aplicativo foi feito para entregar ao seu público acesso a conteúdo escolhido por fotos e vídeos.
Atualmente a plataforma entrega muito mais que isso.
Já era possível postar vídeos em nossos feeds há algum tempo, recentemente o Instagram foi mais adiante e lançou o IGTV que veio para mudar tudo.
Uma ferramenta muito versátil que, se usada da forma correta, consegue aumentar o alcance e a visibilidade do perfil da sua empresa.
Continue lendo e descubra o que é IGTV, como postar conteúdo utilizando a ferramenta e como alcançar mais público com suas postagens.
O que é IGTV
A plataforma do Instagram veio lançando utilidades bem parecidas com as de outras redes sociais. Podemos observar isso de forma clara quando olhamos para o Stories, uma função bem parecida com a do Snapchat, o Reels, por exemplo, já apresenta funcionalidades iguais às do TikTok.
Conforme a própria plataforma informa, os públicos mais jovens estão passando mais tempo com criadores de conteúdo amadores e menos tempo com profissionais.
Baseado nisso, em 2018 a rede social apostou em uma ferramenta para publicações de vídeos mais longos.
E foi dessa forma que nasceu o IGTV que nós conhecemos atualmente.
Além disso, como o foco da ferramenta são os celulares smartphones, o vídeo é exibido na tela inteira.
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No IGTV você pode assistir aos vídeos dos perfis seguidos e, também, explorar novos conteúdos, como já acontece com os outros formatos disponíveis na rede social.
Na ferramenta os vídeos podem ter de 1 a 15 minutos de duração em contas comuns. Para as pessoas que possuem a conta verificada é possível fazer upload de vídeos de até 60 minutos.
Lembrando que, para fazer upload de dispositivos móveis, o arquivo precisa ter até 650MB. No desktop já é possível enviar vídeos mais pesados, com até 3,6GB.
Como postar vídeo no IGTV do Instagram?
Para começar a postar conteúdo no IGTV, basta ter uma conta do Instagram. Com ela é possível fazer upload dos vídeos, seja através do aplicativo do Instagram ou pelo do IGTV.
Antes de começar é preciso se atentar a alguns pontos:
- O vídeo precisa ter proporção de 16:9 (na horizontal) ou de 9:16 (na vertical);
- O arquivo do vídeo deve estar em formato mp4;
- A taxa mínima de quadros é de 30 quadros por segundo (fps);
- O arquivo para usuários normais não pode exceder 650 MB;
- A resolução mínima é de 720p (HD);
- O arquivo para usuários verificados não pode exceder 3,6 GB;
- O tamanho para a foto da capa recomendado é de 420 x 654 pixels.
Além disso, o conteúdo do vídeo não pode ir contra as Diretrizes da Comunidade do Instagram, ou seja, não pode ter violência física ou verbal, sexo, ou apologia a álcool, drogas ou atividades ilícitas, nem a imagem de pessoas que você não tem autorização para publicar.
Agora que você já está ciente sobre estes pontos, vamos ao que interessa.
Para publicar conteúdo no IGTV basta clicar no sinal de “+” do lado direito superior da tela.
Após isso você deve clicar em Publicação.
Agora você deve selecionar o vídeo desejado em sua galeria e clicar em avançar. Na página seguinte é possível adicionar efeitos e cortar o vídeo escolhido, basta clicar novamente em avançar.
Na página Nova publicação você deve escolher uma legenda para seu vídeo, também é possível escolher a capa dele, adicionar detalhes como marcações, a localização e algumas configurações avançadas.
Depois disso é só clicar em compartilhar e pronto, seu conteúdo foi postado tanto no feed quanto na aba de vídeos.
- Leia também: 7 dicas para anunciar no Instagram Ads.
Como o IGTV pode ser útil para o seu negócio
Para as empresas, o IGTV é uma chace de postar conteúdos mais completos e de se envolver com o público, além de conseguir alcançar outras pessoas, aumentando o número de seguidores do seu perfil.
Aqui estão algumas ideias para serem exploradas no IGTV do Instagram da sua empresa:
- Vídeos respondendo às dúvidas mais comuns do público. Para isso você pode criar uma caixa de perguntas nos Stories, por exemplo, escolher as mais interessantes e respondê-las em um vídeo no IGTV;
- Cobertura de eventos;
- Tutoriais ligados a sua organização, demonstrando como utilizar seus produtos ou serviços da melhor maneira;
- Vídeos que mostram os bastidores, agregam sinceridade e humanização para a marca, apresentando como os produtos são fabricados, o dia a dia da empresa, dentre outras alternativas;
- Postar diálogos corriqueiros, pode ser com colaboradores, consumidores e quem sabe até com figuras influentes da sua área de atuação.
Você também pode acompanhar algumas das dicas dadas pela própria plataforma sobre as tendências do Instagram.
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Como alcançar mais público com meu conteúdo?
Crie conteúdo relacionado ao seu perfil do Instagram
É preciso ter em mente que, canal de IGTV da empresa é um tipo de complemento do seu perfil no Instagram.
Portanto, ao preparar um vídeo para o IGTV, observe o conteúdo que você já apresenta em sua rede social e análise de que forma, utilizando vídeos, você consegue engrandecer seu conteúdo e apresentá-lo para os seguidores que estão chegando agora no seu perfil.
Para isso é preciso que você mire no seu estilo e diferencie os vídeos da ferramenta. Quanto mais, melhor.
É fundamental se lembrar de que o IGTV está ligado ao seu perfil do Instagram e você precisa sempre fazer esta conexão entre o que é postado no seu feed com o que tem nos seus vídeos.
Utilize hashtags para impulsionar seu conteúdo
As hashtags auxiliam muito no posicionamento do seu conteúdo. Por isso, não deixe de usá-las, mas com moderação.
Várias pessoas da plataforma seguem hashtags, este recurso pode servir para conduzir o público desejado, para o perfil da sua empresa.
Por exemplo, se você trabalha com lojas de tênis e possui um perfil no Instagram para divulgar seus calçados, você pode utilizar algumas hashtags simples em suas postagens.
Alguns exemplos muito comuns são:
#sneakerslovers , #loucosporsneakers , #apaixonadosporsneakers, etc.
Ao usar as hashtags no final de suas postagens, elas serão entregues para o público que mais se interessa por aquele determinado assunto.
Desta maneira, o aplicativo estará te auxiliando a receber mais visualizações e como resultado, ganhando mais seguidores.
Desperte atenção do usuário nos primeiros segundos
Da mesma maneira que a introdução de um artigo deve trazer o leitor para que ele siga com a leitura, os primeiros segundos de um IGTV são essenciais para que o visitante assista o conteúdo até o final.
Portanto, aproveite os primeiros segundos do seu vídeo para prender a atenção de quem está assistindo e evitar que a pessoa vá embora!
Nesse início, deixe claro sobre as informações que o vídeo vai trazer, dê uma pincelada sobre os tópicos que serão apresentados e fale sobre o porque a pessoa deveria continuar assistindo.
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Divulgue o conteúdo em outros lugares
Quando você começa a utilizar uma nova ferramenta, é fundamental promovê-la em outros lugares para comunicar seus seguidores sobre a novidade.
Por esse motivo, não se esqueça de informar ao seu público de que sua marca está presente no IGTV.
A própria plataforma disponibiliza algumas formas de fazer isso, como, por exemplo, publicar uma prévia do seu vídeo no Instagram Stories (função disponível para contas verificadas e contas comerciais).
Também é possível compartilhar um minuto do vídeo no feed, com um link para continuar assistindo no IGTV. Além disso, você também pode compartilhar os vídeos do IGTV em uma conta conectada ao Facebook.
Você pode ultrapassar os exemplos e postar também fora do Instagram, vale distribuir o link do conteúdo em outras redes sociais e também enviá-lo por email.
Nesse artigo você pode acompanhar um pouco sobre o que é IGTV, como postar conteúdo utilizando a ferramenta e como alcançar mais público em suas postagens.
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