Maravilhas da tecnologia moderna, como o Dropbox e a Computação em Nuvem permitiram que novos modelos de trabalho surgissem. O mais famoso deles é o Home Office que, traduzindo para o bom e velho português, é o “escritório em casa”.

 

Com a prática cada vez mais comum do Home Office, a quantidade de freelancers aumentou nos anos recentes. Áreas como a Publicidade, o Design, o Jornalismo e a Tecnologia são terrenos férteis para a proliferação desses profissionais.

 

Nesse mercado onde há tantos profissionais freelancers, atuando ou não por meio do Home Office, a questão do Personal Branding (que estava quase caindo lá no limbo do esquecimento) voltou à tona.

 

Personal Branding consiste na Gestão da Marca Pessoal. Essa gestão é importante tanto para quem está prestes a abrir as portas do mercado de trabalho, quanto para profissionais já experientes que há tempos estão inseridos nele.

Características básicas da Gestão da Marca Pessoal

Antes de falar mais sobre Personal Branding, é importante ter em mente um pequeno detalhe: Gestão de Marca Pessoal não se limita a gerenciar as suas postagens no Facebook e LinkedIn. 

 

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Ou seja, não é apenas uma questão de criar postagens espertinhas no Facebook e Twitter e ter autoridade no LinkedIn. Tudo isso ajuda, mas a gerenciar a marca pessoal vai muito além disso.  

 

Pelo contrário, Personal Branding não pode ser confundida com autopromoção, mas sim, deve ser compreendida como uma série de estratégias válidas para o freelancer ganhar relevância no mercado e se destacar na sua área.

 

Além disso, assim como a gestão de marca de uma empresa, o Personal Branding também necessita de planejamento e constantes revisões.

 

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Freelancer e Personal Branding

A gestão da marca pessoal não é algo feito da noite para o dia. É um trabalho construído gradativamente, afinal, é muito raro um profissional, não importa a área da atuação, conseguir se destacar praticamente na velocidade da luz.

 

Entretanto, é normal levar um bom tempo para o freelancer conseguir uma quantidade satisfatória de clientes. O que não pode é ele se tornar invisível no mercado. É para evitar isso que o bom trabalho de Personal Branding adquire enorme importância.

 

Sendo assim, a seguir elencamos algumas dicas básicas para você, que é freelancer, obter uma boa gestão de marca pessoal e até mesmo impulsionar a sua imagem. 

Tenha um blog e um site 

O passo inicial para quem quer investir em Personal Branding é ter presença online. Nesse caso, é impossível falar em gestão de marca pessoal e presença digital sem você ter um site para chamar de seu.

 

Hoje em dia não há desculpas para não ter um site ou um blog. Plataformas intuitivas, como o WordPress estão aí, prontas com os seus plugins e templates diferenciados.

 

Nesse caso, é importante que na hora de criar o seu blog ou site seja levado em consideração a questão do registro de domínio. Mostrar que o seu canal na web não é mais um espaço é fundamental para transmitir autoridade. 

 

Por isso, ter um domínio registrado confere para o seu site profissionalismo e credibilidade, duas peças fundamentais na construção da sua marca pessoal.

 

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Como você quer ser visto

Lá na Grécia antiga, a frase “conhece a ti mesmo”, escrita no Oráculo de Delfos, já demonstrava o quanto é importante o

autoconhecimento.

 

A prova de que certas coisas não mudam é o fato de que se essa máxima valia para Sócrates e a sua turma, ela também vale para o cidadão moderno, especialmente aquele que quer ser visto no mercado. 

 

Conheça a si mesmo e, principalmente, o seu trabalho. Em seguida mostre nos seus sites, blogs e redes sociais o tipo de profissional que você é. Especialista? Consultor? Produtor de conteúdo? A resposta é você quem sabe.

Utilize canais exclusivos

As redes sociais são ferramentas excelentes para engajar tanto uma marca comercial quanto uma pessoal. No caso de Personal Branding, o LinkedIn é a rede social companheira. 

 

Postagens em seu blog pessoal, Instagram e até canais de vídeo no Youtube também possuem a sua utilidade. No entanto, o conteúdo das postagens deve sempre manter o foco na sua imagem. Caso seja necessário, separe nas redes sociais o perfil pessoal do profissional. 

 

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O que você tem que os outros não têm

O Personal Branding está relacionado com marca pessoal. Por isso, é necessário destacar as suas qualidades únicas para o mercado. 

 

Nesse caso, construa um portfólio com os seus melhores trabalhos. Evidencie os seus cursos, procure por contatos que serão possíveis clientes e, de uma forma geral, mostre o que você tem de diferente dos outros profissionais.

 

Por isso, analise quais são os seus pontos fortes como profissional e quais são as qualidades do seu trabalho, ao mesmo tempo em que tenta melhorar o que não está bom. Já foi dito aqui que Personal Branding é um processo constante, não é mesmo?

Conclusão

O Personal Branding consiste em estratégias fundamentais para quem quer ser visto no mercado de forma exemplar. Mais do que isso, é para quem deseja deixar uma marca de excelência por onde passa. 

 

Portanto, não importa a área em que você atua, é sempre necessário ter um bom planejamento para promover as suas ações. Gerenciar a sua marca pessoal também envolve foco e objetividade, pois acredite: tudo isso fará muita diferença na sua empreitada.

 

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