Investimento em marketing digital ajuda a empresa a aumentar a visibilidade, o reconhecimento da marca e até a confiança do público no negócio.

Além de usar o Inbound Marketing, sua empresa deve saber aproveitar as vantagens de estratégias pagas para ver resultados no curto prazo.

Uma boa opção é usar anúncios pagos em redes sociais. Eles contam com excelentes ferramentas para segmentar suas campanhas e atingir um público mais favorável a ter interesse com seus produtos e serviços.

Sendo assim, nada melhor que escolher uma rede social que tenha um volume considerável de usuários que façam parte do seu público, possibilitando alta taxa de engajamento.

Essas são algumas características que combinam perfeitamente com o Instagram!

A rede social tem uma das maiores audiências na internet, com mais de 1 bilhão de usuários. O Brasil tem uma presença considerável nessa rede, contabilizando mais de 80 milhões de pessoas em 2020. Uma das maiores redes sociais do mundo atualmente.

Por isso, neste post, você aprenderá a usar o Instagram Ads para vender pela internet.

 

O que é Instagram Ads?

Primeiramente, é essencial entender o que é o Instagram Ads e por que, por meio dele, o seu negócio poderá vender pela internet com sucesso!

O Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios em vários formatos dentro da rede social. Esses anúncios podem ser veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos. 

Essa ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, acessos ao seu perfil, acessos à sua loja virtual e muito mais.

A única diferença entre uma foto ou vídeo comum e uma foto ou vídeo patrocinado é a tag “patrocinado” que virá logo em cima da fotografia, a fim de distingui-la, como na figura a seguir:

 

 

Assim como fazem com quaisquer fotos, vídeos e perfis do aplicativo, os usuários podem interagir com os anúncios por meio de: curtida, comentários, compartilhamento, salvar o post e seguir o perfil do anunciante.

Além disso, no Instagram Ads, outra interação possível é feita por meio de CTAs, que podem redirecionar o usuário para algum link e até mesmo para lojas de aplicativos, por exemplo.

Neste início, a ferramenta deixou claro que os anúncios devem buscar aprimorar a experiência do usuário, garantindo assim que ele possa continuar recebendo conteúdo de qualidade em sua timeline.

Dessa forma, o usuário pode fornecer feedback a respeito dos anúncios. Caso ele não se interesse, basta clicar em “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e, depois, em “Ocultar isso”. Em seguida, o aplicativo fornecerá algumas opções para que o usuário justifique a escolha.

Esse feedback é importante para melhorar o algoritmo do aplicativo de modo que, no futuro, ele saiba reconhecer e segmentar cada vez melhor os anúncios mais relevantes para cada usuário.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

Quais as vantagens do Instagram Ads?

Vender pela internet traz muitos benefícios para um negócio. O e-commerce está crescendo exponencialmente e atualmente é essencial que uma empresa tenha presença online para continuar lucrando.

Sendo assim, usar o Instagram Ads para tornar seu negócio ainda mais conhecido no mercado online é uma ótima ação!

São muitas as vantagens de usar o Instagram Ads e vender pela internet. Veja bem:

Em junho de 2018, a rede social bateu o recorde inimaginável de um bilhão de usuários ativos por mês.

 

 

Além disso, uma pesquisa realizada no início do ano passado constatou que cerca de 71% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos.

 

 

Outra estatística valiosa para quem quer vender pela internet: as pessoas estão passando cada vez mais tempo na rede social.

O tempo médio de utilização da rede social por usuários do Android já está bem próximo do tempo de utilização do Facebook: em junho de 2018, o tempo médio de utilização já era de 53 minutos, enquanto que o do Facebook era de aproximadamente 58 minutos.

 

 

Cerca de 71% das empresas dos Estados Unidos estão na rede social ou fazem uso constante dele – e, segundo a pesquisa realizada pela Mention, 7 em cada 10 hashtags para Instagram são hashtags de marca.

 

 

83% dos usuários da rede social usam a plataforma para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas antes de realizarem uma compra; isso significa que, quanto maior o número de seguidores, maiores as chances de que a sua marca seja considerada uma opção viável de compras.

 

Dúvidas frequentes sobre o Instagram Ads

 

Quem pode anunciar na rede social?

Qualquer empresa pode pagar para anunciar no Instagram Ads. Por isso, é essencial que você entregue anúncios criativos e com conteúdo bem trabalhado para todos os usuários da rede.

 

O que é preciso para usar o Instagram Ads?

Você não precisa ter um perfil da sua empresa na rede social para fazer uma propaganda na rede, mas é necessário ter uma conta no Facebook para a criação de anúncios por meio da ferramenta Gerenciador de Anúncios.

Porém, recomendamos fortemente que crie um perfil da sua empresa na plataforma para usufruir dos benefícios que explicamos acima, interagir melhor com os seguidores e vender pela internet.

 

Quais são os tipos de anúncios?

O Instagram conta com diversos formatos de anúncios, cada um adequado para os locais específicos onde será veiculado.

Isso porque a plataforma possui diferentes locais onde os anúncios podem ser exibidos como: Stories, imagens, vídeos e carrossel no Feed, coleção, Explorar, IGTV e Instagram Shopping. Veja:

 

Anúncios nos Stories

Os Stories Ads contam com diversos recursos para montar anúncios que engajam a audiência, além de ter um ótimo alcance, afinal, é um dos locais mais vistos pelos usuários da rede.

 

 

Anúncios em imagens do feed

Os clássicos anúncios de imagens podem ser veiculados em diferentes locais do Instagram. Aqui é importante prezar pela atratividade do anúncio.

 

 

Anúncios em vídeos

Os anúncios em Vídeos são ótimos para contar histórias e engajar a audiência, podendo ser utilizados em diferentes locais também. Mas lembre-se de ser breve e relevante, em uma rede tão concorrida, os usuários não querem perder tempo com vídeos monótonos.

 

Anúncios em carrossel

Os anúncios no formato de carrossel são muito utilizados pelas marcas no Instagram Ads, devido aos diversos criativos que podem ser explorados nesse formato.

Desde apresentar um produto de diferentes perspectivas, até contar histórias para engajar o público e atrair sua atenção como em uma apresentação de slides.

 

Anúncios em coleção

Os anúncios de coleção são ótimos para empresas de moda e lar, por exemplo, exibiram suas coleções em um formato adequado e bonito ao usuário, como se fosse uma vitrine.

 

 

Anúncios no campo explorar

Esses anúncios são apresentados aos usuários no explorar do Instagram, ou seja, quando ele está em busca de novos conteúdos e perfis para visualizar.

O explorar apresenta publicações que tenham relação com os conteúdos que o usuário costuma interagir, sendo uma ótima oportunidade para a sua empresa anunciar e vender pela internet.

 

 

Anúncios no IGTV

O IGVT é um recurso similar ao YouTube, mas com alguns diferenciais. Nesse local, os produtores de conteúdo podem divulgar vídeos na vertical sobre diferentes temas e com maior duração.

 

Anúncios no Instagram Shopping

O Instagram Shopping é outro recurso muito interessante da rede social, que permite às empresas criarem suas lojas dentro da plataforma!

Por meio dele você pode cadastrar produtos e apresentar os preços aos usuários de forma intuitiva, direcionando o mesmo para a compra.

 

Especificações de tamanhos das imagens

 

Feed

O tamanho ideal vai depender do formato de imagem escolhida, veja abaixo:

 

  • Quadrado:
    • Resolução mínima: 600 x 600 pixels
    • Resolução máxima: 1936 x 1936 pixels
  • Paisagem:
    • Resolução mínima: 600 x 315 pixels
    • Resolução máxima: 1936 x 1936 pixels
  • Vertical:
    • Resolução mínima 600 x 750 pixels
    • Resolução máxima 1936 x 1936 pixels

 

O anúncio em vídeo deve ter no máximo 4 GB e a duração máxima de até 120 segundos.

Sobre o texto, a legenda do anúncio deve ter no máximo 2.200 caracteres.

O formato carrossel permite apresentar até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link.

O Instagram não recomenda o uso de URLs no texto do seu anúncio, já que não serão clicáveis.

 

E-book 6 Estratégias pouco exploradas por quem vende em e-commerce

 

Stories

Todas as dimensões de fotos e vídeos do feed agora são compatíveis.

Os vídeos devem estar em .mp4 ou .mov. Suportando no máximo 4 GB e 120 segundos de duração.

Já para as imagens, os arquivos aceitos são .jpg ou .png. Suportando no máximo 30 MB.Por padrão, as imagens são exibidas por cinco segundos nos stories.

Dimensões (imagem ou vídeo):
  • Resolução recomendada: 1080 x 1920
  • Mínimo: 600 x 1067

Quanto custam os anúncios do Instagram?

Atualmente, não é possível dar uma resposta concreta a essa pergunta devido ao modo como o Instagram Ads funciona.

Os custos dependem de diversos fatores sobre o anúncio e seu desenvolvimento. Como:

  • Target audiência;
  • Local onde será veiculado o anúncio;
  • Formato do anúncio;
  • Temporada do ano;
  • Objetivo do anúncio.

Os anúncios no Instagram são acessíveis, e, por incrível que pareça, com 10 reais você já pode investir em anúncios na rede social!

Claro que o retorno é proporcional ao investimento, ou seja, anúncios serão veiculados dentro do orçamento delimitado por você, com total controle sobre os gastos.

Mas isso indica o quanto a plataforma é acessível para todos, desde as pequenas até as maiores empresas.

 

Como anunciar no Instagram Ads

Agora que você já sabe as informações mais importantes sobre o Instagram Ads, as especificações do anúncio e tudo mais, já podemos colocar em prática!

Por isso, fizemos um tutorial bem prático para você aprender a usar o Instagram Ads e vender pela internet. Vamos lá!

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

1- Crie suas contas

O primeiro passo é, obviamente, já ter as suas contas cadastradas. Mas por que no plural?

Bom, para criar seu primeiro anúncio no Instagram Ads, será preciso se cadastrar no Instagram (e já tornar sua conta profissional), se cadastrar no Facebook e no Gerenciador de Negócios do Facebook.

 

2- Acesse o Gerenciador de Anúncios

Depois de fazer tudo certinho e concluir com sucesso essa etapa, é hora de acessar o  Gerenciador de Anúncios, que é o lugar onde você criará seus anúncios no Instagram Ads para vender pela internet.

 

3- Criando o anúncio

Para começar a usar o Instagram Ads, é só clicar no botão verde “+ Criar” na página inicial do Gerenciador de Anúncios.

 

 

Depois, escolha o objetivo que você pretende atingir com a campanha. Vale ressaltar que os tipos de campanha podem ter suas particularidades de formato e direcionamento.

 

 

É importante dar um nome para a campanha, conjunto de anúncios e anúncios para encontrá-los facilmente mais tarde.

 

 

Em um anúncio de tráfego no Instagram Ads, é preciso escolher para onde o usuário deve ser direcionado. Além disso, também é possível criar anúncios dinâmicos e com ofertas.

 

 

Após esse passo, será a parte de segmentação de público. É nesse momento em que você colocará todas as informações de quem deve receber a sua campanha, como localização, gênero, idade, interesses etc.  

Tenha bastante atenção nessa parte para alcançar pessoas que sejam relevantes para seu negócio e estejam realmente interessadas em você.

Perceba que, na coluna da direita, ele mostra a definição do público com uma estimativa de alcance potencial. Claro que essa estimativa vai depender de quanto você irá investir e de quem é o seu público. Veja que também aparece o alcance diário estimado para as pessoas no Instagram.

 

 

Agora é o momento de dizer à plataforma os locais de exibição.

Por padrão, as campanhas são configuradas com posicionamentos automáticos e a própria plataforma distribui os anúncios privilegiando os locais de melhor performance. 

Para veicular o anúncio somente no Instagram, é preciso desmarcar outros posicionamentos e deixar somente o da rede social ativo.

Chegou o momento de falar sobre valores: é nessa parte que você pode definir quanto está disposto a investir na campanha e também a sua duração. 

É recomendado sempre ter uma data de fim já configurada (a não ser que não seja a estratégia) para não gerar cobranças adicionais por esquecer de pausar a veiculação.

Aqui também é possível definir um limite de custo médio por clique ou deixar que a ferramenta controle isso. A plataforma é otimizada para sempre alcançar o menor custo possível por resultado.

Partindo para os criativos, é hora de você configurar a aparência do anúncio de acordo com as especificações que citamos anteriormente. Escolha qual formato é o mais adequado para sua campanha no Instagram Ads: Carrossel, Imagem ou vídeo único e Coleção.

Escolha a imagem ou vídeo que você quer veicular. Se você tem mais de uma imagem, a plataforma te dá a opção de transformar esse conteúdo estático em um vídeo mais chamativo.

Não se esqueça de inserir o texto que acompanhará a imagem e da URL de destino. No lado direito da tela, a plataforma exibe como o seu anúncio será veiculado.

 

 

Tudo configurado? É só clicar em “Confirmar” para publicar o anúncio do Instagram Ads! Você também pode dar um checklist final clicando em “Avaliar”.

 

 

Depois que o anúncio estiver no ar, procure sempre acompanhar os resultados, monitorar os comentários e ver se está alinhado com seu objetivo.

Chegamos ao final do tutorial e do post. Espero que todas essas informações e o passo a passo tenham te ajudado o máximo possível para você vender pela internet.

Siga nossas dicas e as regras do Instagram Ads e veja seu negócio online bombar!

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