Gerenciar uma loja virtual requer atenção e tempo. É preciso cadastrar produtos, organizar o estoque, controlar o financeiro, emitir nota fiscal, enviar mercadorias, responder aos clientes, entre muitas outras tarefas para vender online.
Quando a loja virtual está no início, esses processos podem ser feitos manualmente, sem problemas. Porém, à medida que a loja cresce e os produtos e as vendas aumentam, esse controle fica mais difícil.
É por isso que existem algumas integrações que sua plataforma de e-commerce precisa ter para você vender online que podem nos ajudar nestas inúmeras tarefas, simplificando as rotinas https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativas da sua loja virtual, como também auxiliando nos bons resultados.
Com integrações que ajudam você vender online, você economiza tempo, reduz o envolvimento de recursos humanos, diminui os gastos e aumenta a produtividade.
O processamento de informações entre os diferentes setores ocorrem tempo real. Com isso, além de menos erros, o ciclo de atendimento de pedidos também é reduzido.
Portanto, se faz quase necessário que sua plataforma de e-commerce tenha muitas integrações para você vender online e se manter competitivo.
Neste post, vamos falar um pouco sobre as integrações que sua plataforma de e-commerce precisa ter para você vender online. Confira!
Integração com sistemas de logística
Uma loja virtual exige uma gestão de estoques eficiente para ter sucesso ao vender online, principalmente quando existe uma grande variedade de produtos à venda. Nesse caso, a sua plataforma de e-commerce não pode deixar de ter certas integrações.
Um dos maiores benefícios da integração com e-commerce para o controle de estoque são os relatórios de vendas que identifica os produtos com maior demanda, facilitando a programação de compras e promoções.
O risco de erros manuais também é reduzido drasticamente com esses sistemas integrados, fazendo com que você trabalhe com mais eficiência e menos custos para vender online.
Por meio de sistemas de informações e recursos, um sistema de logística planeja, controla e programa toda a movimentação de mercadorias, identificando possíveis focos de retrabalho ou perdas. Ele também intermedeia as negociações com outros setores para identificar formas de envio mais rápidas e baratas, sem perder a qualidade no atendimento aos clientes.
Alguns exemplos de integrações que sua plataforma de e-commerce precisa ter: Correios, SEDEX, JadLog, Frenet, Frete Rápido e Melhor Envio.
Integração com sistemas de gestão financeira
A organização financeira é fundamental para o sucesso da sua loja virtual e é também uma das áreas onde os gestores mais pecam.
A integração da sua loja com um sistema de gestão financeira permite controlar melhor as informações de compras, vendas, fluxo de caixa, tributação, cobranças, facilitando o gerenciamento das atividades financeiras.
Um software de gestão também emite relatórios financeiros, como de contas a receber, vendas realizadas e demonstrativos de resultados (DRE).
Por isso, é de extrema importância que a sua plataforma de e-commerce integre com esses sistemas para você vender online.
Integrações de pagamento
Oferecer diversas formas de pagamento pode ser um diferencial de sua loja virtual. Os clientes gostam de ter várias opções como cartão, débito em conta, boletos bancários, entre outras possibilidades. Portanto, quanto mais alternativas você ter integradas no seu e-commerce, maiores serão as chances de que o cliente irá de fato efetuar a compra.
A Rede, Cielo, Itaú Shopping e pagar.me também são exemplos de integrações de pagamento que sua plataforma de e-commerce precisa ter para você vender online.
Integração com sistema de chat online
Nas lojas virtuais, o chat desempenha um papel fundamental na prestação de assistência em tempo real.
De acordo com o infográfico da Invesp à respeito do chat online como ferramenta de suporte, 73% dos consumidores online afirmam que este é o canal de atendimento mais satisfatório na hora de comunicar-se com uma empresa.
Se sua plataforma de e-commerce ainda não aderiu à esta tecnologia, está perdendo oportunidades de negócios e pode não estar vendendo online do modo como queria. O JivoChat é um chat online para colocar na sua loja virtual para aumentar suas vendas, por exemplo.
Integração com sistemas de gestão ERP
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão que permite integrar todas as atividades do negócio, automatizar tarefas, reduzir erros e custos.
A integração de um e-commerce com um software de ERP se mostra uma excelente estratégia. Com ela, é possível otimizar os processos, evitar erros, reduzir prazos e custos e, consequentemente, melhorar a experiência dos seus clientes.
Além disso, ao integrar um ERP ao seu e-commerce, vários processos repetitivos e demorados passam a ser realizadas de forma automática. Dessa forma, não será mais necessário inserir dados manualmente de uma plataforma para outra, evitando possíveis erros. Vale ressaltar que a comunicação entre a loja virtual e o sistema de gestão ocorre automaticamente.
Assim, seu e-commerce ficará mais organizado, trazendo agilidade, especialmente na análise de dados e resultados.
A Bling!, DYS e PlanWork são exemplos de sistemas de gestão ERP.
Integrações com marketplace
A integração com marketplaces é uma das integrações mais importantes que sua plataforma de e-commerce precisa ter para você vender online. Com ela, você pode adicionar sua loja virtual aos mais diversos Marketplaces disponíveis no mercado, através dos HUBs da Plugg.to, SkyHub e AnyMarket, por exemplo.
Além disso, também é possível integrar diversos Marketplaces de forma nativa, ou seja, sem a necessidade de contratação de HUBs, serviços adicionais ou pagamento de taxas por total de vendas.
Alguns dos mais usados e conhecidos marketplaces que devem ser disponibilizados pela sua plataforma de e-commerce para integração para você vender online, temos: Mercado Livre, Americanas, Submarino, Shoptime e Magazine Luiza.
Fazendo a integração com marketplace, a sincronia entre as plataformas escolhidas e a sua loja virtual ocorrerá automaticamente.
Todo novo pedido efetuado nos Marketplaces conectados terá captura automaticamente pela plataforma, toda a gestão de estoque ocorre de forma automática, o que impede que haja quebra de estoque e sempre que um produto sincronizado sofre alteração de nome, descrição, preço ou é criada uma nova promoção para aquele produto, a plataforma atualiza automaticamente dentro de todos os Marketplaces conectados. Legal, né?
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